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*barulho de apito*
...E parou! Muitos parabéns: por hoje, o exercício está cumprido.

Atividade Física e Lifestyle #2: Depois do Exercício

Depois do Exercício

De corpo cansado, mas mente realizada, neste artigo vamos explorar como é que devemos terminar uma sessão de treino, e como fazer a transição do ritmo acelerado da atividade, para o ritmo mais calmo do nosso dia a dia.

Não pare repentinamente, pois o corpo precisa de tempo para fazer a transição entre esforço e repouso. Dê uns passos e continue a movimentar-se suavemente, até sentir o coração voltar ao ritmo normal.

Enquanto o corpo ainda estiver quente, aproveite para fazer uns alongamentos que não só ajudam a melhorar a flexibilidade, como também previnem lesões musculares e articulares, que afetam diretamente o tempo de recuperação.

Para um alongamento ser bem-sucedido, convém prestarmos atenção aos três T’s:

  • Temperatura: O corpo tem de estar bem aquecido, por esta razão é que se torna importante fazermos os alongamentos no final do exercício.
  • Tensão: Este ponto é a estrutura principal do alongamento, pois a tensão permite que os músculos se consigam esticar de forma consistente e segura.
  • Tempo: Por fim, a duração do exercício é da máxima importância, pois aumenta de forma gradual, a eficácia do alongamento, sem corrermos o risco de aumentar a tensão e arriscar uma lesão. Embora o tempo varie de pessoa para pessoa, recomendamos uma duração inicial de 30 segundos por cada alongamento.

Num próximo artigo, iremos falar sobre vários tipos de alongamentos, e os seus benefícios tanto para desportistas, como para o nosso dia a dia.

Por agora, esperamos que este conteúdo e o TransAct LAT cumpram o objetivo motivacional e didático, para quem acredita que, tal como nós, o maior desafio é não parar!

Qualquer dúvida que tenha ou sugestão de conteúdo que queira fazer, entre em contacto connosco através do Facebook ou Instagram.

 

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