Escolha o Distrito

Escolha a loja online mais perto de si!

Comprar produto

As dores musculares, ou mialgias, ocorrem no tecido músculo-esquelético: a maior massa existente no corpo humano, correspondente a cerca de 45% do seu peso. Parte integral deste tecido são os músculos, claro.

O corpo humano é composto por 434 músculos. Destes, são cerca de 150 os músculos que contribuem para a estrutura e função da nossa postura e dos nossos movimentos. 

Com mais de uma centena de músculos, com tantas e diferentes funções, é absolutamente natural que, mais cedo ou mais tarde, sintamos algum tipo de dores musculares, articulares ou posturais.

 

O que são dores musculares?

As dores musculares são, acima de tudo, um sintoma. E um sintoma bastante comum. Normalmente, as dores musculares costumam ser o resultado de exercícios físicos ou de um trabalho para o qual os músculos não estejam habituados.

Por exemplo, quando fazemos uma mudança de casa e carregamos objetos muito diferentes daqueles a que estamos habituados, como são os frigoríficos, os móveis ou os sofás, é normal que as dores musculares se instalem.

Quando ligeiros, os danos provocados nos músculos demoram cerca de 48 horas a curar.

Contudo, o grau de intensidade das dores musculares tem uma elevada amplitude. Estas podem manifestar-se desde um nível considerado ligeiramente incomodativo, até às dores musculares mais intensas que se podem conjugar com outros sintomas, tais como as dores articulares (artralgia), um mal-estar generalizado ou mesmo a febre. 

Por outras palavras, é possível que as dores musculares se associem a outras condições como algumas doenças infeciosas, auto-imunes e parasitoses, entre outras.

 

Causas das dores musculares

As principais causas para as dores nos músculos devem-se a momentos de tensão (estiramento), abusos como a dor muscular após o treino (também conhecida por DMT – Dor Muscular Tardia), a lesões, traumas como a contusão, a distensão, a entorse ou a laceração e ainda o stress do dia a dia.

Confirma-se que há muito que pode causar as dores musculares, não é? Naturalmente, a maioria das dores musculares sente-se principalmente nos músculos mais utilizados durante o momento de esforço. 

Seja qual for o exercício ou a ação em questão, o mais certo é utilizarmos os braços, as pernas, os ombros ou as costas.

Mesmo assim, é certo que se podem localizar noutras zonas do corpo, bem como estarem associadas a outras causas. Estas causas podem incluir, mas não serem limitadas a:

  • Doenças Auto-Imunes: Polimiosite, Dermatomiosite;
  • Infeções Musculares: Abcesso Estafilocócico (piomiosite), Triquinelose;
  • Infeções Generalizadas: Influenza (gripe), Sarampo, Febre Reumática;
  • Uso de Drogas: Anfotericina B, Carbinoxolone, Cloroquina, Clofibrato, Corticosteróides, Hidroxicloroquina;

De qualquer forma, seja qual for a razão pela qual te encontras a sentir dores musculares, o TransAct® LAT é a solução para o alívio dos sintomas.

 

Sintomas das dores musculares

Os sintomas das dores musculares referem-se a alguns sinais enviados pelo corpo humano que te ajudam a identificá-las. Isto porque, além de uma dor que pode ser mais ou menos intensa, as dores musculares podem também ser acompanhadas por outro tipo de sintomas, tais como:

  • Sensações de comichão, dormência ou irritação;
  • Temperatura elevada na zona afetada;
  • Rigidez dos músculos que dificultam a movimentação;
  • Inchaços.

As dores musculares podem virem acompanhadas de um ou de todos estes sintomas, manifestando-se no corpo inteiro ou em zonas localizadas.

Dores Musculares nos Braços

Quando ocorrem nos braços, as dores de músculo podem afetar o braço inteiro, ou apenas uma parte. Os braços são, provavelmente, os membros do corpo humano mais importantes para a maioria das tarefas diárias e quem sofre de dores nos braços sabe perfeitamente o incómodo que podem causar.

Os principais sintomas associados são a sensação de formigueiro, a dificuldade de movimento ou a sensação de ardor, como se a temperatura corporal estivesse mais alta naquela zona.

Dores Musculares nas Pernas

Nas pernas, as dores tendem a aparecer após períodos de esforço intenso, ou devido a lesões mais graves.

É curioso que estas sejam um tipo de dores que afetem tanto os mais atletas como os mais sedentários, por razões exatamente opostas.

Uns porque as utilizam de forma constante, em esforço e outros porque tendem a passar muitas horas sentados. Por aqui se vê também a importância da prática do exercício regular como forma de atingir um estilo de vida equilibrado e saudável.

Dores Musculares nas Costas

Dores nas costas podem ocorrer ao longo de toda a coluna.

Esta é uma condição que afeta uma grande parte da população, maioritariamente devido à má postura prolongada, ao cansaço e ao stress, ou à falta de exercício físico regular. 

As dores nas costas podem tornar-se muito incómodas, tendendo a ser constantes ao longo do dia.  Aos poucos, contribuem para uma degradação da qualidade de vida das pessoas, podendo mesmo incapacitá-las em casos mais graves.

Dores Musculares no Corpo Todo

Quando as dores se instalam no corpo todo, isso pode dever-se a um exercício completo mais intenso (como a natação, por exemplo), mas também podem ocorrer devido a outro tipo de doenças, mais ou menos graves, como é o caso da gripe, por exemplo.

As dores musculares no corpo são, aliás, um dos sintomas mais comuns a todo o tipo de doenças.

Como Aliviar Dores Musculares?

Antes de pensares em aliviar as dores musculares, é importante perceber a que se deve o seu aparecimento. O mais frequente é aparecerem devido a uma prática intensiva de exercício físico ou, pelo contrário, pelo regresso à atividade física após um longo período de inatividade.

Seja qual for o caso, ao utilizares a patch TransAct® LAT vais poder sentir o alívio pelo qual esperavas.

Lembra-te que apenas deves utilizar uma patch TransAct® LAT de cada vez, por um período de até 12 horas e que, no caso de as dores persistirem durante mais de cinco dias, deves consultar um médico.

Medicamento não sujeito a receita médica, indicado no tratamento sintomático das situações de inflamação musculoesquelética localizada.

Deve ser interrompido aos primeiros sinais de rash, lesões mucosas ou outras manifestações de hipersensibilidade. 

Ler cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consultar o seu médico ou farmacêutico.

Jaba Recordati, S.A. Av. Jacques Delors, Ed. Inovação 1.2, Piso 0 – Taguspark, 2740-122 Porto Salvo | www.jaba-recordati.pt | Ref. 051.2022 MP03/2022.

Seguir TransAct® LAT nas Redes Sociais: