Portanto, não é com grande surpresa que conseguimos entender a importância de nos mantermos hidratados. Embora pareça fácil, na azáfama do dia-a-dia torna-se complicado encontrarmos vários momentos para beber um copo de água e conseguirmos atingir a dose diária de 1,5 a 2 L.
Então, neste artigo vamos explorar os benefícios de beber água, descobrir os sintomas comuns da desidratação e aumentar a consciência para conseguirmos dar ao nosso corpo, a substância mais importante para funcionar com saúde.
O cérebro é diretamente afetado pelo nosso nível de hidratação. Basta perder 1 a 3% do nosso peso em água, que o seu funcionamento sofre alterações, na concentração, humor e memória. Também podes sentir sintomas emocionais, tais como ansiedade ou fadiga.
São uma das consequências mais comuns da desidratação. Num estudo com 393 pessoas, concluiu-se que após estarem desidratadas, 40% sentiu enxaquecas ou dores de cabeça.
Durante o exercício, é comum suarmos 6 a 10% da nossa massa corporal. Caso estejamos desidratados, para além da atividade ser física e mentalmente mais difícil, a regulação de temperatura corporal, sensação de fadiga ou a recuperação são fundamentalmente afetadas.
A água, especialmente a mineral, rica em magnésio e sódio ajuda a regular e a melhorar o trânsito intestinal, sobretudo em pessoas que ingerem água de forma irregular.
Quando certos químicos ficam muito concentrados na urina, podem criar cristais que, se aumentarem de massa, transformam-se em pedras. Se ficarem presos e bloquearem o fluxo, causam dor. Muita. E uma das melhores formas de prevenires a sua formação é com água, para te ajudar a diluir as substâncias presentes na urina que ajudam a criar os cristais.
Se aumentares o consumo de água, o metabolismo fica mais rápido, o que ajuda a queimares mais calorias por dia. Também faz com que reduzas a vontade de ingerir alimentos. Caso este seja o teu objetivo, beber água antes das refeições pode ser uma ótima ferramenta para te ajudar a perder peso.
É normal perderes 1 a 3% de água por dia, somente via transpiração. Se isto ocorre durante a tua rotina diária, aumenta exponencialmente durante o exercício ou dias mais quentes.
A água é a substância mais importante do mundo para o nosso funcionamento.
E se queres melhorar a tua saúde física e mental, aspeto físico ou performance desportiva, sugerimos que comeces por beber mais.
Para te ajudar a implementar essa rotina, sugerimos a regra dos 8 copos por dia, ou se preferires, compra uma garrafa de 1,5 L e com um marcador, divide-a em 10 linhas diferentes, cada uma com uma hora do dia.
Assume o compromisso de até essa hora beberes a água, e desta forma, consegues ter a certeza de que o teu corpo nunca fica desidratado e te mantém 100% operacional para os desafios do dia-a-dia.
#Liberta_te
Quaisquer dúvidas ou sugestões, entra em contacto connosco através do Instagram ou Facebook.
304.2021 MP10/2021
Outras Dicas de Atividade Física e Lifestyle: