Numa era em que a tendência é a integração cada vez mais invisível da tecnologia no nosso dia a dia, os smartwatches e smartbands vieram para ficar.
O crescimento da oferta destes diferentes gadgets com designações semelhantes – como smartband e smartwatch – geram, por vezes, alguma confusão relativamente ao que esperar de cada um destes novos dispositivos.
Ambos são wearables funcionais, mas com características distintas.
Um smartwatch é um relógio digital com funções adicionais, ou seja, faz muito mais do que simplesmente mostrar as horas e a data.
Nos dias de hoje, os smartwatches evoluíram para lá destas simples funcionalidades e permitem fazer muito mais.
Têm ecrãs táteis, ligações wifi e bluetooth, permitem transferir ficheiros, receber e fazer chamadas, receber e enviar mensagens, ver vídeos, receber notificações das redes sociais, entre outros.
Uma smartband é um relógio com funções mais específicas dedicadas, principalmente, a um registo mais ligado à saúde. Nos dias de hoje, há uma maior consciência e preocupação em seguir um estilo de vida saudável, não só no que diz respeito à dieta alimentar, mas também no que diz respeito ao exercício e à sua monitorização.
Com um aspeto mais simples comparativamente aos smartwatches, este dispositivo permite medir o número de passos diários, distâncias percorridas, ritmo cardíaco, qualidade de sono, entre outros.
Por isso, a maior parte das smartbands vem equipada com pedómetro, sensor ótico de ritmo cardíaco, entre outros sensores.
Consequentemente, permite transmitir toda essa informação para uma app que regista, analisa os dados e, de forma geral, avalia a sua condição e bem-estar físicos.
A escolha entre um smartwatch e uma smartband irá depender de vários fatores, nomeadamente do investimento que se pretende fazer
e das características necessárias.
Para quem pretende dar um uso mais relacionado com a atividade, controlo de desempenho físico, e não necessita de garantir que as várias aplicações do smartphone estão no pulso, uma smartband é a melhor opção. Para além disso, é também a solução mais económica.
Por outro lado, se o objetivo é conseguir aceder ao máximo de aplicações que o telemóvel tem e o limite de preço não é um problema, o smartwatch é a melhor alternativa.
Visita as nossas páginas de Instagram e Facebook, para ficares a conhecer as últimas atualizações de atividade física, liberdade e lifestyle, ou se tiveres dúvidas ou sugestões de artigos para a nossa equipa.
#Liberta_te
Outras Dicas de Atividade Física e Lifestyle: