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Atividade Física e Lifestyle #16 – Promove o teu bem estar

O yoga é uma atividade física e mental milenar, que teve origem há 5 mil anos atrás na Índia.

É uma prática que envolve o bem estar a todos os níveis: mental, físico, emocional e espiritual. Esta prática consiste na união do corpo e da mente ao que está à nossa volta.

Durante a prática de yoga o objetivo é desafiar-se fisicamente, mas não sentir a sensação de “ser demasiado”, mantendo o foco na respiração e uma mente calma.

Benefícios físicos do yoga

Benefícios físicos do yoga

A prática regular melhora todos os sistemas do corpo: ósseo, muscular, cutâneo, circulatório, nervoso, digestivo, respiratório, endócrino, excretor e até o reprodutivo.

 

Melhora a força e tonifica todos os músculos

As posturas de yoga, fortalecem todos os músculos do corpo. Uma prática bem equilibrada inclui posturas que servem para aumentar a força e outras que proporcionam relaxamento.

Melhora a força e tonifica todos os músculos

Aumenta a flexibilidade

Sem dúvida, um dos benefícios mais conhecidos do yoga e comprovado pela ciência é que ele ajuda as pessoas a tornarem-se mais flexíveis. Manter articulações, tendões e músculos flexíveis é fundamental para evitar lesões e manter a forma.

Aumenta a flexibilidade

Aumenta a energia vital

O yoga reduz o stresse, permite que os músculos relaxem e equilibra o corpo. Esses benefícios não ajudam apenas a dormir melhor, mas a sensação de cansaço é reduzida e, em geral, há um aumento de energia ao longo do dia. 

Aumenta a energia vital

Reequilibra o corpo

As posturas praticadas durante as aulas de yoga trabalham vários músculos e movimentos que promovem o equilíbrio em todo o corpo. O equilíbrio físico aumenta a estabilidade e a coordenação, o que reduz significativamente o risco de acidentes.

Reequilibra o corpo

Melhora a digestão e ajuda na perca de peso

Yoga é a combinação de exercícios físicos, mentais e técnicos que também ajudam a equilibrar todo o sistema digestivo. Com este sistema em equilíbrio, consegues assumir hábitos alimentares mais corretos e saudáveis, atingindo um peso ideal para o teu corpo.

 

Faz desaparecer a dor

Se quiseres fazer com que uma dor desapareça, podes escolher um tipo de yoga terapêutico onde exercícios e técnicas específicas são praticadas para o teu problema. 

 

Melhora o desempenho dos atletas

Alguns estilos de yoga mais vigorosos como Ashtanga Vinyasa, Bikram e Power Yoga podem melhorar muito o teu desempenho. Essas práticas bastante vigorosas fazem o corpo trabalhar duro, todos os músculos que outros tipos de exercícios nem consideram.

Além disso, mesmo que seja um exercício muito cansativo, apresenta um risco muito baixo de lesões, graças à atenção que é dada aos alinhamentos.

Melhora a saúde do sistema cardiovascular

Melhora a saúde do sistema cardiovascular

Todos os tipos de yoga são excelentes para o coração. A prática regular reduz a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. Posturas fortalecem o coração e, com o tempo, esse órgão consegue bombear o sangue com mais eficiência e mais oxigénio. 

Numerosos estudos demonstram que o stresse e as doenças cardíacas estão intimamente relacionados. A prática regular melhora todo o sistema cardiovascular.

 

Melhora o sistema respiratório

Simples posturas podem ajudar a respirar mais profunda e lentamente. Melhorando o funcionamento dos pulmões e, ao mesmo tempo, aumentando a quantidade de oxigénio absorvido em cada respiração.

Muitos profissionais obtêm benefícios significativos para asma, stresse e fadiga.

Além disso, existem muitos casos de praticantes que, graças à força de vontade adquirida com a prática do yoga, também conseguiram parar de fumar permanentemente e adotaram um estilo de vida mais saudável.

Fortalece o sistema imunológico

Fortalece o sistema imunológico

A prática regular permite que o corpo expulse toxinas dos órgãos, o que permitirá uma melhoria adicional do sistema imunológico. Existe um sistema inato de autocura no corpo, e isso é significativamente fortalecido pela prática de yoga.

Atividade Física e Lifestyle

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