O yoga é uma atividade física e mental milenar, que teve origem há 5 mil anos atrás na Índia.
É uma prática que envolve o bem estar a todos os níveis: mental, físico, emocional e espiritual. Esta prática consiste na união do corpo e da mente ao que está à nossa volta.
Durante a prática de yoga o objetivo é desafiar-se fisicamente, mas não sentir a sensação de “ser demasiado”, mantendo o foco na respiração e uma mente calma.
A prática regular melhora todos os sistemas do corpo: ósseo, muscular, cutâneo, circulatório, nervoso, digestivo, respiratório, endócrino, excretor e até o reprodutivo.
As posturas de yoga, fortalecem todos os músculos do corpo. Uma prática bem equilibrada inclui posturas que servem para aumentar a força e outras que proporcionam relaxamento.
Sem dúvida, um dos benefícios mais conhecidos do yoga e comprovado pela ciência é que ele ajuda as pessoas a tornarem-se mais flexíveis. Manter articulações, tendões e músculos flexíveis é fundamental para evitar lesões e manter a forma.
O yoga reduz o stresse, permite que os músculos relaxem e equilibra o corpo. Esses benefícios não ajudam apenas a dormir melhor, mas a sensação de cansaço é reduzida e, em geral, há um aumento de energia ao longo do dia.
As posturas praticadas durante as aulas de yoga trabalham vários músculos e movimentos que promovem o equilíbrio em todo o corpo. O equilíbrio físico aumenta a estabilidade e a coordenação, o que reduz significativamente o risco de acidentes.
Yoga é a combinação de exercícios físicos, mentais e técnicos que também ajudam a equilibrar todo o sistema digestivo. Com este sistema em equilíbrio, consegues assumir hábitos alimentares mais corretos e saudáveis, atingindo um peso ideal para o teu corpo.
Se quiseres fazer com que uma dor desapareça, podes escolher um tipo de yoga terapêutico onde exercícios e técnicas específicas são praticadas para o teu problema.
Alguns estilos de yoga mais vigorosos como Ashtanga Vinyasa, Bikram e Power Yoga podem melhorar muito o teu desempenho. Essas práticas bastante vigorosas fazem o corpo trabalhar duro, todos os músculos que outros tipos de exercícios nem consideram.
Além disso, mesmo que seja um exercício muito cansativo, apresenta um risco muito baixo de lesões, graças à atenção que é dada aos alinhamentos.
Todos os tipos de yoga são excelentes para o coração. A prática regular reduz a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. Posturas fortalecem o coração e, com o tempo, esse órgão consegue bombear o sangue com mais eficiência e mais oxigénio.
Numerosos estudos demonstram que o stresse e as doenças cardíacas estão intimamente relacionados. A prática regular melhora todo o sistema cardiovascular.
Simples posturas podem ajudar a respirar mais profunda e lentamente. Melhorando o funcionamento dos pulmões e, ao mesmo tempo, aumentando a quantidade de oxigénio absorvido em cada respiração.
Muitos profissionais obtêm benefícios significativos para asma, stresse e fadiga.
Além disso, existem muitos casos de praticantes que, graças à força de vontade adquirida com a prática do yoga, também conseguiram parar de fumar permanentemente e adotaram um estilo de vida mais saudável.
A prática regular permite que o corpo expulse toxinas dos órgãos, o que permitirá uma melhoria adicional do sistema imunológico. Existe um sistema inato de autocura no corpo, e isso é significativamente fortalecido pela prática de yoga.
Outras Dicas de Atividade Física e Lifestyle: