Escolha o Distrito

Escolha a loja online mais perto de si!

Comprar produto
Dica #14 TransAct®LAT

A fadiga muscular é uma situação que acontece quando há sobrecarga no músculo, ou seja, quando se faz um esforço físico superior ao normal, resultando em dor muscular, fraqueza e diminuição do desempenho, no caso da atividade física, por exemplo.

Essa situação é muito comum de acontecer após a realização de atividade física intensa e falta de descanso entre um treino e outro, porém pode acontecer também como consequência da deficiência de minerais, como cálcio, potássio ou magnésio ou devido a doenças, como a diabetes descompensada ou alterações renais.

Fadiga Muscular

Assim, caso a fadiga muscular dure mais de 2 dias e seja acompanhada por outros sinais e sintomas, é importante consultar o médico, assim que possível para que sejam feitos exames que ajudem a identificar a causa da fadiga muscular, e se necessário iniciar o tratamento mais adequado.

 

Sintomas de Fadiga Muscular

O principal sintoma de fadiga muscular é o cansaço do músculo, o que pode tornar difícil realizar atividades simples do dia a dia, como segurar um objeto, manter o braço esticado, caminhar ou permanecer de pé por muito tempo, por exemplo.

Além disso, são sintomas de fadiga, dor e fraqueza muscular e diminuição do desempenho, principalmente quando relacionada com a prática da atividade física.

 

Principais Causas da Fadiga Muscular

A fadiga muscular pode acontecer como consequência de diversas situações, sendo as principais:

 

Atividade Física Intensa

A prática de atividade física intensa, principalmente quando não se está acostumado com a prática de exercício, quando o treino é novo ou quando não se faz o descanso adequado entre os treinos, pode sobrecarregar os músculos, resultando em fadiga muscular.

Atividade Física Intensa

Falta de Minerais

Uma das principais causas da fadiga muscular, especialmente quando aparece muito frequentemente, é a falta de minerais importantes no organismo, como potássio, magnésio ou cálcio.

Estes minerais são essenciais para o trabalho muscular, permitindo contrair e relaxar as fibras musculares. Dessa forma, sempre que estão em falta, os músculos têm maior dificuldade em funcionar, causando mais cansaço.

Falta de Minerais

Anemia

Os músculos precisam de oxigênio para funcionar corretamente e, por isso, a anemia é outra causa frequente para a fadiga muscular. Isto acontece porque na anemia existe uma diminuição do número de células vermelhas que transportam oxigénio no sangue até aos músculos, provocando cansaço fácil.

Como a anemia normalmente se desenvolve de forma lenta e gradual é possível que alguns sintomas, como fadiga muscular, cansaço e falta de ar surjam mesmo antes de ser feito o diagnóstico.

 

Diabetes

A diabetes é outra das possíveis causas da fadiga, principalmente quando é constante. Isso acontece porque a diabetes causa um aumento do nível de açúcar no sangue, o que pode afetar a sensibilidade dos nervos.

Nesses casos, as fibras musculares que estão ligadas aos nervos afetados têm tendência a ficar mais fracas ou deixar de funcionar, reduzindo bastante a força dos músculos e causando fadiga.

 

Problemas Cardíacos

Alguns problemas cardíacos, especialmente a insuficiência cardíaca, podem provocar uma diminuição do sangue oxigenado que percorre o corpo, diminuindo também a quantidade de oxigênio que chega aos músculos.

Nestes casos, é comum sentir cansaço excessivo, mesmo sem fazer exercício, e sensação frequente de falta de ar.

 

Doenças Renais

Quando os rins não estão a funcionar normalmente é possível que surja um desequilíbrio na quantidade de minerais no corpo. Assim, se minerais como o cálcio, magnésio ou potássio estiverem em quantidade errada, os músculos podem deixar de conseguir trabalhar, provocando uma diminuição acentuada da força e aumento do cansaço geral.

Doenças Renais

Esperamos que este artigo seja útil para descobrires as possíveis causas da fadiga muscular e que te ajude a recuperar no caso de andares a sentir-te cansado. 

Visita as nossas páginas de Instagram e Facebook, para ficares a conhecer as últimas atualizações de atividade física, liberdade e lifestyle, ou se tiveres dúvidas ou sugestões de artigos para a nossa equipa.

 

#Liberta_te

Seguir TransAct® LAT nas Redes Sociais: