Escolha o Distrito

Escolha a loja online mais perto de si!

Comprar produto

Toda a gente conhece o significado de “mínimos olímpicos”.

Mas será que também devia existir a expressão “máximos olímpicos”?

Existe um limite para a quantidade de desporto que devemos praticar?

Normalmente, o foco dos profissionais de saúde e da informação sobre desporto, é motivar as pessoas a fazerem mais exercício. Mas também existe o outro lado da moeda.

Embora pareça difícil de contemplar, para algumas pessoas, o problema não é conseguir começar, mas sim parar.

Existem várias razões que fazem com que um desportista tenha dificuldade em ficar um dia sem praticar desporto. Se calhar, adoras sentir aquelas endorfinas no final de uma boa sessão de treino. Ou praticas desporto de forma intensiva, para não teres de te preocupar com a quantidade de calorias que ingeres. Também pode ser por sentires que, se falhares um dia na tua rotina desportiva, isso pode afetar o teu “mindset campeão”.

atividade fisica e lifestyle

Estes são os principais indicadores que o teu corpo te pode dar, quanto te tenta avisar que estás a fazer exercício em excesso:

 

Músculos doridos durante mais tempo

Embora seja normal sentires os músculos doridos depois de uma sessão de treino, se a dor se prolongar por mais do que 3 dias, é sinal de que os músculos estão tão habituados a estarem contraídos, que têm dificuldade em relaxar, o que se traduz em fortes dores musculares, que podem escalar para lesões.

Atividade Física e Lifestyle

Insónia

Fazer desporto melhora a qualidade do sono e aumenta a rapidez com que adormeces. Mas fazer desporto em excesso, pode criar disfunções hormonais que alteram o teu horário de descanso, assim como a sensação de cansaço prolongado, o que aumenta o stress físico e psicológico que sentes antes de adormecer podendo criar distúrbios no sono.

atividade fisica e lifestyle insonias

Fadiga

Sentir cansaço durante o exercício é normal, porque significa que o estás a fazer de forma correta. Mas se sentires uma sensação permanente de exaustão, antes, durante e depois do exercício, é sinal de que o teu corpo não está com energia suficiente para ter um processo de recuperação completo, o que tanto vai afetar a tua performance durante o exercício, como o teu descanso enquanto estás a recuperar.

atividade fisica e lifestyle fadiga

Alterações no Apetite

É normal sentires fome depois de terminares um treino. Mas quando praticas desporto em excesso, tanto podes sentir um apetite visceral, como ficar sem vontade de comer durante as próximas refeições. Isto é o resultado do corpo não estar habituado a níveis extremos de exercício, que alteram tanto a tua forma de gastares energia, como a necessidade de a repor, o que pode criar distúrbios alimentares.

atividade fisica e lifestyle alimentacao

Fraqueza no Sistema Imunitário

Devido a todos os nutrientes e reservas de gordura que o corpo consome durante o exercício, se chegares a um nível extremo de exaustão, o teu sistema imunitário pode entrar em défice e aumentar a frequência e a gravidade de doenças imunitárias, como constipações ou gripes.

 

Inflamação

As dores musculares são o resultado de uma inflamação ligeira, cuja recuperação reforça tanto os músculos, como os ossos e articulações. Mas se sentes uma dor anormal, calor excessivo ou até mesmo um inchaço, tens de deixar o corpo descansar, porque caso não o faças, podes agravar estes sintomas para uma inflamação mais grave, que facilmente pode escalar para problemas mais sérios.

atividade fisica e lifestyle inflamacao

Lesões

Pela redução da performance e força muscular, certos movimentos que estás habituado a fazer com facilidade podem distender músculos ou tendões e criar lesões musculares e articulares. Caso isto aconteça, não vais ter outra hipótese senão parar o exercício durante meses, ou mesmo anos.

O exercício físico ajuda-te a criar uma relação forte com o teu corpo, o que traz inúmeros benefícios. Mas em qualquer relação, é importante saber ouvir.

E acredita que o corpo quer falar contigo.

Esperamos que este artigo seja uma ferramenta útil, para ti ou para alguém que conheças que esteja a precisar de prestar atenção aos sinais que o corpo está a dar.

Se quiseres saber mais informações sobre Atividade Física e Lifestyle, lê os nossos outros artigos e segue-nos no Instagram e Facebook.

#Liberta_te


133.2022/ 05.2022

Seguir TransAct® LAT nas Redes Sociais: