Escolha o Distrito

Escolha a loja online mais perto de si!

Comprar produto
Lifestyle

É difícil levantares-te cedo, quando dormes em lençóis de seda.

Esta frase conhecida no mundo dos atletas de topo, é uma ilustração da importância que a motivação desempenha, na consistência diária necessária para construíres um estilo de vida saudável.

É difícil começar a fazer exercício. É difícil o exercício em si. É difícil sair de casa e fazer o caminho de regresso. É difícil reduzir porções nas refeições, escolher os suplementos indicados, ter o saco de ginásio sempre com roupa lavada e levantar no dia seguinte, quando a única coisa que o corpo precisa, é de descansar.

Mas quando superas todas estas dificuldades e vês os benefícios que um estilo de vida saudável pode trazer, o mais difícil, é parares.

Porque estes benefícios são reais e transversais a praticamente todos os aspetos da tua vida: físicos, emocionais, sociais e psicológicos. Nós acreditamos que se conseguires saber todas as dimensões onde o desporto te consegue ajudar a seres uma melhor versão de ti, vais ter uma sensação de motivação, mais forte, do que todas as dificuldades que te podem fazer parar.

 

Ajudar a controlar o peso

Num mundo com uma taxa crescente de obesidade, nunca é demais reforçar que o exercício físico, em conjunto com uma alimentação equilibrada, é a forma mais eficaz de regulares o teu peso. E a fórmula é simples de decorar: para manteres o peso, as calorias que ingeres têm de ser iguais à energia que queimas. Para aumentares de peso, as calorias ingeridas têm de ser superiores à energia que gastas. Para reduzires, tens de gastar mais energia que as calorias do que consomes.

Ajudar a controlar o peso

Reduzir o risco de doenças cardiovasculares

Durante o exercício, os músculos precisam de ser irrigados com sangue, para lhes fornecer energia e oxigénio. Desta forma, a tua circulação é exponencialmente melhorada, o coração (que é um músculo) fica mais forte, os níveis de oxigénio no organismo são elevados. Inversamente, a pressão sanguínea e os níveis de triglicéridos são reduzidos. Isto ajuda-te a reduzir o colesterol, assim como o risco de ataques cardíacos e de doença coronária. 

 

Melhor gestão de açúcar e insulina

Quando praticas exercício, o corpo precisa de energia. Uma das formas mais comuns de energia, é o açúcar, que pode ficar armazenado no teu organismo. O exercício cria um défice de energia e estimula o sangue a ir procurá-la nas reservas de açúcar. Isto tanto ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue, como a melhorar a forma com que a insulina atua no teu corpo, o que reduz o risco de diabetes tipo 2 e de síndrome metabólica. Caso já tenhas uma dessas doenças, o exercício ajuda-te a gerir os seus sintomas.

 

Atenua a vontade de fumar

Existe uma relação direta entre a prática do exercício e a redução da vontade de fumar, sobretudo porque após uma sessão de treino, o corpo precisa de oxigénio, e o tabaco oferece o oposto. Em termos psicológicos, quando começas a sentir os efeitos benéficos e calmantes de uma inspiração profunda, aumentas o teu conhecimento prático sobre os efeitos negativos do fumo, o que pode ajudar a atenuar o vício. Por outro lado, caso já tenhas deixado o tabaco, o corpo tem tendência a ganhar mais peso. E como já referimos, não existe melhor ferramenta para isso, do que uma boa sessão de treino.

 

Melhora o teu humor e saúde mental

Durante o exercício, o corpo liberta dopamina e outros químicos que te trazem uma sensação de relaxamento e te ajudam a melhorar o humor e estado de espírito. Estes processos são uma ferramenta útil para reduzires os níveis de stress, e têm um impacto direto e significativo na prevenção de depressões.

Saúde mental

Aumenta a capacidade cognitiva e de aprendizagem

Durante a prática desportiva, o organismo liberta proteínas e outros químicos que impactam pela positiva, a estrutura e funcionamento do cérebro, responsáveis pela memória, raciocínio e aprendizagem. Também te ajuda a melhorar a relação entre o cérebro e o corpo, o que melhora os teus reflexos, assim como a sensação de mindfulness. 

Capacidade cognitiva e de aprendizagem

Fortalece os ossos e os músculos

A prática desportiva desde jovem, ajuda a construir ossos fortes e uma boa estrutura muscular, devido a todas as microlesões que os impactos do exercício criam no organismo. Depois de recuperadas, fortalecem as áreas afetadas através da calcificação. Numa idade mais avançada, o exercício físico feito de forma e intensidade corretas, ajuda-te a reduzir a perda de densidade óssea, característica do envelhecimento. O reforço muscular e articular também te ajuda a aumentar a força e a melhorar a postura. 

Fortalece os ossos e os músculos

Reduz o risco de alguns tipos de cancro

A prática constante de exercício fortalece o sistema imunitário e ajuda o teu corpo a regular a libertação de certas hormonas, que são diretamente responsáveis pelo desenvolvimento de alguns tipos de cancro, incluindo do cólon, mama, útero, pulmão, próstata ou pâncreas.

 

Aumenta o círculo social

A prática desportiva, seja em desportos de equipa ou a solo, envolve uma saída de casa, registo num ginásio, ou mesmo conversas de balneário, com inúmeras pessoas que já têm em comum, o facto de estarem à procura de serem mais saudáveis, o que é uma ótima forma de aumentares a tua rede de contactos, ou até mesmo, o teu círculo de amizades.

Aumenta o círculo social

Diminui os riscos e danos de quedas

Sobretudo na faixa etária mais velha, existe uma relação direta entre o nível de atividade física e a gravidade e regularidade das quedas. As principais razões, são a melhoria dos reflexos, da postura e da força muscular, mas também uma maior capacidade de equilíbrio, que exercícios como a Yoga e o Tai Chi conseguem desenvolver.

Diminui os riscos e danos de quedas

Melhorias na qualidade do sono

Das primeiras melhorias que consegues sentir quando começas a praticar desporto, é na qualidade e duração do teu sono. A redução do stress e o aumento do cansaço físico, ajudam-te a adormecer muito mais rápido e aumentam a duração do teu estado de sono profundo, o principal responsável pela sensação de frescura matinal, que muitos adultos deixam de sentir ao longo da vida.

Melhorias na qualidade do sono

Vida sexual mais ativa

Pelo aumento da autoestima, da libertação de hormonas e da redução de stress, a prática regular de desporto ajuda a reduzir o risco de disfunção erétil, e para os indivíduos que já tenham os sintomas, ajuda a aumentar a função sexual. Nas mulheres, a prática desportiva também ajuda a aumentar o apetite sexual.

 

Aumenta a esperança média de vida

Para além de aumentar a tua qualidade de vida, a atividade física ajuda a diminuir o risco das causas de morte prematura mais comuns, incluindo doenças cardiovasculares e cancro.

Não existe nenhuma fórmula para aumentar a tua motivação. Mas sem dúvida, existem motivos que nos fazem querer levantar da cama e perseguir um estilo de vida mais saudável, que traz benefícios não apenas para nós, mas também para as pessoas que nos rodeiam e se preocupam com a nossa saúde.

Esperamos que este artigo funcione como um lembrete para te ajudar a levantar da cama, na tua jornada rumo a uma melhor versão de ti.

Visita as nossas páginas de Instagram e Facebook, para ficares a conhecer as últimas atualizações de atividade física, liberdade e lifestyle, ou se tiveres dúvidas ou sugestões de artigos para a nossa equipa.

#Liberta_te

Refª 108.2022  MP 04.2022

 

Seguir TransAct® LAT nas Redes Sociais: