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Todos os Seres Humanos respiram, mas nem todos sabem respirar. 

Os pulmões, a traqueia e o diafragma ajudam a regular a quantidade de oxigénio que circula no teu sangue e que ajuda a elevar a energia nos teus órgãos, incluindo o teu cérebro, o que acaba por ter uma influência considerável na tua qualidade de vida, capacidade mental e equilíbrio emocional.

O primeiro truque para respirares melhor, é o mais importante: atenção.

Tomamos a respiração por garantida e só costumamos reparar nela, quando acabámos de correr, ou quando os nossos óculos ficam embaciados com a máscara. Mas ela é demasiado importante para receber tão pouca atenção.

Se observares agora a tua respiração, a probabilidade é que sejam inspirações rápidas e superficiais, que levam pouco oxigénio para os pulmões, e que são feitas pelo peito e não pelo diafragma.

Chama-se a isto Respiração Superficial e pode ser causada por vários fatores, tais como postura, stress e ansiedade.

Esta forma automática de respiração, priva o corpo de receber o nível indicado de oxigénio para o seu correto funcionamento e induz uma sensação crescente de stress, devido a todos os estímulos nervosos que o cérebro produz, e que nos recusamos a prestar atenção.

A longo prazo, esta tendência pode criar problemas respiratórios e de imunodeficiência, assim como tensão acrescida no pescoço, ombros e peito, que impactam negativamente a tua postura e performance desportiva.

Felizmente, é possível reverter esta tendência, pois esta forma de respirar não é inata, mas sim, adquirida. Basta reparar na respiração de um bebé, ou de uma criança. As suas inspirações são muito mais pronunciadas do que as dos adultos, o que parece contraditório, pois os seus pulmões são mais pequenos.

Mas utilizam uma maior percentagem pulmonar do que os adultos, então absorvem mais oxigénio.

Não é o seu peito que mexe, mas sim a barriga – indicando que a respiração está a ser abdominal e profunda, realizada pelo diafragma e não pelo peito, daí o seu nome: Respiração Diafrágmica.

Mais importante do que os inúmeros benefícios que traz para a mente e o corpo, esta respiração ajuda a ativar o nosso sistema nervoso parassimpático, responsável pelo sistema digestivo e repouso do corpo. Quando estimulado, conserva a nossa energia, diminui a frequência cardíaca e dá-nos uma sensação de relaxamento, calma e foco. Para além disso, melhora a circulação, digestão e reforça o nosso sistema imunitário.

Resta falar sobre a parte mais importante: como é que a consegues fazer?

  • Senta-te numa cadeira, com as costas apoiadas no encosto, ou se preferires, no chão, de joelhos.
  • Fecha os olhos e com os ombros para trás das orelhas, foca a tua atenção na respiração.
  • Coloca uma mão no peito e outra na barriga, enquanto inspiras fundo e deixas o diafragma expandir.
  • Repara na diferença entre a respiração pelo peito e pela barriga, no ar que entra e na sensação que deixa no corpo.
  • Mantém esta respiração regular e relaxada durante 5 a 10 minutos, sem forçar a inspiração nem a expiração. 

Depois do exercício, explora as diferenças que sentes, em relação à frequência cardíaca, à sensação de calma e à tua capacidade de atenção. Quantas mais vezes fizeres este exercício, mais pronunciadas serão estes benefícios e menos frequentes as vezes em que entras na Respiração Superficial. 

Implementa este exercício, até o estado de relaxamento que ele te proporciona, deixar de ser a exceção, mas sim a regra geral do teu equilíbrio emocional. Vais-te espantar com a quantidade de problemas que podem ser aliviados com uma respiração profunda e uma mente clara.

Mas sobretudo, experimenta integrar a Respiração Diafrágmica na tua rotina de atividade física, para descobrires os benefícios que o sangue bem oxigenado tem na performance, intensidade, força e frequência cardiovascular.

Esperamos que esta ferramenta simples, te consiga ajudar a atingir os teus objetivos físicos e emocionais. A inspiração começa na inspiração.

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#Liberta_te

Ref. 055.2022 MP03/2022

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