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Saber como aliviar dores musculares é fundamental não só para sentires mais alívio, como também para manteres a tua qualidade de vida. 

O repouso e os alongamentos são as principais formas de como aliviar dores musculares mas, como vais poder ver mais em baixo, existem outros tipos de ações que podes tomar. 

No entanto, a verdade é que antes de saberes exatamente como aliviar dores musculares, é preciso primeiro perceber o que é que as pode ter causado. 

 

Principais causas das dores musculares

O alívio da dor muscular está diretamente associado às suas causas. Hoje em dia, as principais causas das dores musculares estão ligadas a dois fatores: o exercício físico e a tensão ou o stress do dia a dia.

O modo como aliviar dores musculares devido à tensão ou ao stress não é muito diferente da forma como aliviar dores musculares provocadas pelo exercício físico. Contudo, sabemos que a intensidade de um e de outro são diferentes.

Seja porque os músculos se encontram mais tensos após um período de stress, seja porque se iniciou uma nova rotina de treino, ou porque se retomou a prática de exercício após um longo intervalo de inatividade, é normal que este tipo de dor dure até 48 horas depois.

A dor muscular é o resultado de micro-lesões que o exercício intenso ou incorreto criou nas fibras dos músculos afetados.

Não será novidade dizer que afetam a tua qualidade de vida e, por isso, se torna importante perceber como aliviar dores musculares, sobretudo passadas 24 horas depois dos exercícios.

Contudo, é importante lembrar que a dor muscular pode estar associada a outro tipo de distúrbios, tais como algumas doenças autoimunes e infeções localizadas ou generalizadas.

Se não sabes como aliviar dores musculares que já sentes há algum tempo – principalmente se há mais de cinco dias seguidos – recomendamos que consultes um médico, de modo a poderes receber um diagnóstico correto e possas dar início ao tratamento.

Caso contrário, continua a ler.

 

O que fazer em caso de dor muscular?

Como vimos, em caso de dor muscular é importante identificar-se a razão pela qual ela existe, antes de pensarmos em como aliviar dores musculares.

A dor muscular, mialgia, ou a dor nos músculos, refere-se a qualquer dor que ocorra nos músculos do corpo humano. Pode ser sentida com maior ou menor intensidade e é uma queixa comum frequentemente relacionada com o abuso ou a lesão do músculo, fruto de um exercício ou trabalho que não estejas habituado a realizar.

Sempre que um músculo doer após um exercício é sinal de que houve algum tipo de dano muscular, mais ou menos grave.

Quando isso acontece, a primeira coisa a fazer é repousar a zona do corpo afetada, o tempo que for necessário. Se isso não for suficiente, aí sim, passamos às diferentes formas sobre como aliviar dores musculares.

 

Tratamento e alívio das dores musculares

A sensação de dor que se desenvolve normalmente após 24 horas depois do exercício aparece como uma resposta tardia do corpo ao mesmo.  

Este efeito é o resultado das lesões criadas nas suas fibras musculares pelo excesso de exercício ou pela falta de prática: são as tais micro-lesões que despoletam um sinal ao sistema imunológico para libertar glóbulos brancos, dando-se assim início ao processo de recuperação.

Quando sabemos como aliviar dores musculares, ajudamos o corpo a recuperar num menor período de tempo. Em seguida, conhece as quatro formas mais comuns de o fazer.

Aplicar gelo

Como aliviar dores musculares com gelo? É simples. A aplicação de gelo deve ser feita no dia, assim que possível, até seis horas depois da dor se instalar.

A recomendação é que se façam dois ciclos seguidos, nos quais o gelo é aplicado durante 10 minutos, aos quais se segue um intervalo de 20 minutos e nova aplicação do gelo durante mais 10 minutos.

Este tratamento, ideal para a diminuição da dor e do inchaço, não deve, por isso, demorar mais do que cerca de uma hora e meia. Neste ponto, vale também a pena referir que o gelo não deve ser aplicado diretamente sobre a lesão, mas antes na zona circundante.

Alternar entre frio e calor

Seria de pensar que a aplicação de gelo caberia aqui (e é verdade). Mas, neste caso, falamos dos banhos quentes. Saberes como aliviar dores musculares através de banhos quentes é essencial para estimular a circulação na zona afetada. 

Contudo, é também possível utilizar-se a técnico do banho quente e frio, no qual a temperatura da água se vai alterando. Durante três minutos, aplica-se água quente e, depois, água fria durante um minuto. Enquanto a temperatura quente ajuda na circulação, a temperatura fria foca-se na diminuição dos efeitos inflamatórios.

Massagem

Para os casos mais graves (ou tensos), as massagens são uma ótima forma de relaxar a zona afetada, ajudando o corpo inteiro a recuperar. Naturalmente, as massagens sobre como aliviar dores musculares devem ser leves e feitas por um profissional da fisioterapia.

Descanso e alongamentos

Tal como temos vindo a referir, descanso e alongamentos são as principais respostas à pergunta: “como aliviar dores musculares”.

repouso é fundamental para aliviar a tensão que o peso do corpo ou outros movimentos podem criar nas micro-lesões do tecido muscular.

O descanso permite aumentar qualidade da recuperação, bem como reduzir o tempo necessário.

Como existiu uma rutura no músculo, é bastante importante evitar a formação de cicatrizes, pois elas contribuem para o aumento da rigidez e diminuição da flexibilidade. Desta forma, conciliar exercícios de alongamentos com o repouso torna-se vital para uma recuperação eficaz.

Mesmo assim, por vezes nem tudo isto pode chegar, pelo que se pede uma ajudinha “extra” no modo como aliviar dores musculares: TransAct® LAT.

TransAct® LAT – patch com Flurbiprofeno para as dores musculares

O TransAct® LAT é um medicamento não sujeito a receita médica, constituído por uma patch impregnada com 40 mg de flurbiprofeno – um anti-inflamatório não esteroide (AINE) que altera a forma como o organismo responde à dor.

Na prática, o TransAct® LAT pode aliviar dores musculares, ajudando no tratamento sintomático da inflamação músculo-esquelética localizada, de origem pós-traumática ou reumática, que resultam em dores musculares ou articulares, de natureza aguda ou crónica.

Medicamento não sujeito a receita médica, indicado no tratamento sintomático das situações de inflamação musculoesquelética localizada.

Deve ser interrompido aos primeiros sinais de rash, lesões mucosas ou outras manifestações de hipersensibilidade. 

Ler cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consultar o seu médico ou farmacêutico.

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