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Da mesma forma que não existem corpos perfeitos, não existe uma postura perfeita. No entanto, é verdade que existe uma “má postura”. 

De uma forma geral, a má postura refere-se a um desalinhamento dos músculos, articulações e ligamentos que aumentam o stress físico do corpo e os torna mais rígidos. 

A má postura afeta a flexibilidade e o equilíbrio do corpo, bem como a sensação de cansaço ou fadiga, ao longo do dia. Mais do que “andarmos direitos”, devemos evitar a má postura, de modo a retirarmos benefícios para a nossa saúde a longo-prazo. 

 

O que é a má postura?1

A má postura é mais fácil de explicar, se entendermos primeiro o que é a “boa” postura corporal. E, para isso, é também importante começarmos por definir o que é, exatamente, a postura. 

A postura é a posição do teu corpo ao longo do dia (desde quando estamos acordados até quando estamos a dormir). Por isso mesmo, existem dois tipos diferentes de posturas: a postura dinâmica e a postura estática2

A postura dinâmica, como o próprio nome indica, refere-se à posição do nosso corpo quando nos movemos (andar, correr, segurar um objeto). Por sua vez, a postura estática resume-se à posição do nosso corpo enquanto estamos parados (sentados ou a dormir).

A chave para evitarmos a má postura encontra-se na nossa espinha dorsal e na forma como esta se alinha com a cabeça, os ombros e a anca2. A razão pela qual não existe uma postura perfeita deve-se ao facto de a nossa espinha dorsal apresentar três curvas naturais. 

A primeira encontra-se na zona do pescoço; a segunda, a meio das costas; e a terceira na parte inferior das costas. 

A má postura ocorre quando estas curvas aumentam, devido à posição do nosso corpo durante os vários momentos do dia ou da noite2. Garantir que o nosso corpo se mantém numa posição correta, seja quando nos movemos ou nos encontramos parados, é fundamental para evitar as dores provocadas pela má postura.

Causas da má postura3

As principais causas da má postura estão associadas aos nossos próprios hábitos. É por isso que a má postura é uma situação tão comum, pois são hábitos fáceis de desenvolver, principalmente para as pessoas que passam o dia sentadas, seja a trabalhar ou a estudar.

Contudo, existem mais causas para a má postura. Mesmo a ler (seja um livro ou um telemóvel) ou a exercitar no ginásio devemos prestar atenção à posição do nosso corpo. 

Má Postura

Do mesmo modo, é também necessário termo cuidado na forma como seguramos alguns objetos ou carregamos outros, até os sapatos que utilizamos podem contribuir para uma má postura!

A verdade é que, sem pensarmos muito no assunto, desenvolvemos hábitos ao longo da vida que nos encaminham para uma má postura.

Por exemplo, o excesso de peso ou a gravidez, podem contribuir para o desenvolvimento de uma má postura. O mesmo acontece à medida que o tempo passa e vamos envelhecendo, perdendo densidade óssea e a capacidade para carregarmos os nossos próprios músculos do corpo.

Por último, existem outro tipo de condições mais severas, como a escoliose ou a diferença de tamanho das pernas. Estas são condições que nos afetam à nascença e, dentro deste contexto, devem ser entendidas como um caso à parte.

De qualquer modo, a verdade é que as consequências para a má postura são semelhantes a todos os casos.

Consequências da má postura4,5

São várias as consequências e os problemas da má postura. Contudo, a maioria resume-se a uma única palavra: dor. A questão é onde se localizam as dores por má postura.

Na verdade, podem sentir-se por todo o corpo, embora se tendam a concentrar, maioritariamente, nas zonas de curva natural da espinha dorsal: costas e pescoço.

 

Mesmo assim, a má postura pode também ser responsável pelas dores musculares ou articulares, bem como pelas dores de cabeça

Este tipo de dores não só afetam o teu dia a dia, como podem também afetar o estado físico e emocional. A boa notícia é que existem formas de a aliviar essa dor.

Como aliviar as dores por má postura?4

Para aliviar as dores por má postura é preciso dares um primeiro passo: reconhecer os hábitos que podem estar a contribuir para uma incorreta posição do corpo e que, por isso, precisam de ser corrigidos.

A melhor forma de o fazer é através de um acompanhamento médico, embora existam alguns exercícios que se podem fazer todos os dias, como a prancha ou a ponte, por exemplo.

E porque as dores por má postura são também um tipo de dores que não matam, mas moem, existe também o Seractil® 200 mg.

O Seractil® 200 mg é um MNSRM-EF, indicado para o alívio sintomático das dores provocadas pela má postura.

Mesmo assim, é sempre importante ler cuidadosamente as informações que constam do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consultar o seu médico ou farmacêutico.

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