Escolha o Distrito

Escolha a loja online mais perto de si!

Comprar produto

As dores de cabeça ou as cefaleias, são um tipo de dores bastante comuns. O mais certo é já todos termos passado por elas. Mesmo assim, existem diferentes tipos de dores de cabeça, tal como existem diferentes causas que as podem originar.

Na maioria, as dores de cabeça tendem a desaparecer por si próprias, mais cedo ou mais tarde, embora existam formas de as aliviar mais rapidamente. 

 

O que são dores de cabeça?

Na verdade, a comunidade médica não compreende o que são ou o que causa as dores de cabeça.

Sabemos que o tecido do cérebro e o crânio não são o problema, uma vez que estes não possuem nervos capazes de registar dor.

Mas, por outro lado, sabemos que os vasos sanguíneos são capazes disso. Desta forma, as dores de cabeça são uma condição mais complexa do que imaginamos. O que sabemos é que, como o próprio nome indica, causam-nos dor.

No entanto, a sensação de dor varia consoante o tipo de dores de cabeça a que estão associadas.

Por exemplo, no caso de uma enxaqueca, esta caracteriza-se por dor intensa e latejante. Já as dores de cabeça mais “comuns” tendem a causar uma dor contínua, leve a moderada.

Tanto num como noutro caso, os tempos de duração variam também, podendo durar algumas horas ou até alguns dias. 

Já no caso das dores de cabeça provocadas pela má postura, a sua característica essencial reside no facto de se concentrarem na parte de trás do crânio, podendo atingir a parte da frente, de forma intermitente. Como se pode verificar, existem vários tipos de dores de cabeça. 

Tipos de dores de cabeça

Dor de Cabeça

Apesar dos vários tipos de dores de cabeça que podem afetar uma pessoa, é certo que algumas são mais comuns do que outros. Neste caso, são quatro

  • Cefaleia de Tensão
  • Enxaqueca 
  • Dores de Cabeça constantes ou crónica
  • Associadas à sinusite

A estas devemos também associar as dores de cabeça provocadas pela má postura, uma condição que afeta milhares de pessoas em todo o mundo.

Causas das dores de cabeça

Apesar de existirem vários tipos de dores de cabeça, a verdade é que todas se podem dividir entre três grupos, cujas causas são variadas. Assim, as dores de cabeça podem ser divididas em primárias, secundárias e nevrálgicas.

As primárias incluem as dores de cabeça mais comuns, ou seja, aquelas que a maioria de nós provavelmente já sentiu em algum momento da sua vida.

Estas tendem a ser recorrentes e as suas causas podem ser difíceis de encontrar, uma vez que podem estar associadas a uma grande amplitude de situações (níveis de stress até à má postura). 

Já as secundárias tendem a aparecer devido a uma lesão prévia na zona do crânio, como o pescoço. Contudo, também podem estar associadas a outro tipo de causas, como a hipertensão.

Enquanto as primárias tendem a desaparecer por si próprias, no caso das secundárias é importante identificar-se a causa subjacente, uma vez que podem estar associadas a outro tipo de patologias mais graves.

Por último, as nevrálgicas, aparecem quando os nervos da zona da cabeça se encontram afetados, pelos mais variados processos como, por exemplo, uma infeção. 

Contudo, existe uma causa muito bem identificada para um tipo específico de dores de cabeça: a má postura.

Estas tendem a ocorrer devido à tenção em excesso na zona das costas, ombros e pescoço que provocam stress e que, por isso, podem levar ao aparecimento de dores de cabeça.

No entanto, em vez de se fazerem sentir na testa, como é comum, estas caracterizam-se por uma dor na parte de trás que depois se estende para a frente.

Sintomas de dores de cabeça2

Por tudo isto, é natural que os sintomas das dores de cabeça sejam também os mais variados, dependendo sobretudo do tipo e das causas subjacentes.

Mesmo assim, podemos assumir que o seu principal sintoma é a dor que provocam e que, por sua vez, tendem a distinguir-se pelo modo como se apresentam.

Dor de Cabeça

Quando provocadas por sinusites, por exemplo, estas são dores estáveis, mas que se podem estender até à zona do nariz e piorar com movimentos mais bruscos.

Em caso de enxaqueca, a dor é intermitente, podendo concentrar-se em apenas um dos lados da cabeça. Já no tipo de dores crónicas, mais do que a intensidade das mesmas, o principal sintoma reside no facto de estarem sempre presentes, ao longo do dia ou mesmo dias seguidos.

Como aliviar as dores de cabeça? 

Com exceção dos casos mais graves de dores de cabeça, a maioria das situações pode ser resolvida com um comprimido de Seractil®200, cujo princípio ativo é o dexibuprofeno

Tal como o mais conhecido, o ibuprofeno, o dexibuprofeno é uma substância que faz parte dos AINEs – os anti-inflamatórios não esteroides.

Além disso, o Seractil®200 é um medicamento não sujeito a receita médica, de venda exclusiva em farmácia. 

Ler cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consultar o seu médico ou farmacêutico


Referências:


Jaba Recordati, S.A. | www.jaba-recordati.pt | Ref. 086.2022. | Jaba Recordati, S.A. Av. Jacques Delors, Ed. Inovação 1.2, Piso 0 – Taguspark, 2740-122 Porto Salvo | www.jaba-recordati.pt | Ref. 011.2022 MP01/2022.

Siga Seractil® 200 nas Redes Sociais: