Escolha o Distrito

Escolha a loja online mais perto de si!

Comprar produto

A dor é um dos principais motivos pelo qual procuramos os mais diversos cuidados de saúde. Existem vários tipos de dor, bem como várias formas de as classificar.

Os vários tipos de dor que existem acabam por ser sentidos de maneira diferente, por cada pessoa. Por isso mesmo, a International Association for the Study of Pain (IASP), em português, a Associação Internacional para o Estudo da Dor, apresentou a sua própria definição. 

Para a IASP, os vários tipos de dor podem ser descritos como uma “experiência multidimensional, desagradável, que envolve não só uma componente sensorial, mas também uma componente emocional.

Ao mesmo tempo, todos os tipos de dor se associam a uma “lesão tecidular concreta ou potencial, ou é descrita em função dessa lesão”. 

Deste modo, os vários tipos de dor podem ser sentidos tanto ao nível físico, como ao nível emocional. 

Para ajudar as pessoas a classificarem os tipos de dor, a Direção-Geral da Saúde portuguesa criou duas escalas que nos ajudam a descrever as dores que sentimos: uma é numérica e a outra é qualitativa.

Na escala numérica, os tipos de dor devem ser classificados entre 0 e 10. O valor 0 significa “sem dor”, enquanto que o valor 10 representa “dor máxima”.

Já na escala qualitativa, os tipos de dor dividem-se em cinco:

  • Sem dor;
  • Dor ligeira;
  • Dor moderada;
  • Dor intensa;
  • Dor máxima.

Seja qual for o caso, são estas escalas que ajudam tanto os doentes como os médicos a realizarem o diagnóstico correto. Sendo, também muito importantes para a prescrição dos medicamentos.

Por exemplo, o Seractil® 200 é um medicamento não sujeito a receita médica de venda exclusiva em farmácia (MNSRA-EF), indicado para o alívio das dores sintomáticas provocadas pela má postura: uma dor aguda, considerada leve a moderada.

Da classificação dos vários tipos de dor, é necessário definir o que é uma dor aguda e uma dor crónica.

Por isso, de acordo com a Direção-Geral da Saúde, a dor aguda é aquela cujo início é  recente e terá uma duração limitada. Nestes casos, é também normal que exista uma relação temporal – causa bem definida.

Pelo contrário, a dor crónica é um tipo de dor contínua ou recorrente que perdura há três ou mais meses. As dores persistem além do decorrer normal de uma doença aguda ou da cura de uma lesão.

Por isso, como se enquadram as dores por má postura ou as dores de cabeça.

tipos-de-dor

Dor por Má Postura 

É de elevada importância explicar o que é a dor por má postura, dentro dos tipos de dor enumerados.

As dores por má postura, são dores que não matam, mas moem. Na prática, são dores que sentimos no corpo, fruto de um mau posicionamento corporal, resultado de uma má postura permanente.

Há várias causas que levam ao aparecimento da dor devido à má postura, tais como as horas sentados no trânsito até às horas em frente ao computador ou a um ecrã. São também as chamadas dores músculo-esqueléticas.

O uso do Seracti 200, está recomendado nas dores consideradas agudas e ligeiras a moderadas, dentro da escala qualitativa. 

O Seractil® 200 é um MNSRA-EF, cujo componente principal é o dexibuprofeno (anti-inflamatórios não esteroides ou AINEs), que ajuda a reduzir a dor e a controlar a inflamação.

Assim, sabiam que a má postura também pode provocar dores de cabeça?

 

Dores de Cabeça 

As dores de cabeça provocadas pela má postura são um tipo de dor muito específico, pois não são aquelas dores de cabeça comuns.

A dor de cabeça possui uma intensidade variável e que, normalmente, têm início na parte de trás da cabeça ou pescoço. O pescoço é um local onde podemos sentir mais este tipo de dores, devido ao movimento que efetuamos de um lado para o outro.

Sempre que a nossa postura é incorreta, é possível que o corpo possa vir a sofrer de algum tipo de dor.

Deste modo, é importante possuir um diagnóstico claro, por isso, sempre que existirem dúvidas consulte o seu médico ou farmacêutico. 

Seractil® 200 mg, comprimido revestido, não sujeito a receita médica de Venda Exclusiva em Farmácia (MNSRM-EF). Ler cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consultar o seu médico ou farmacêutico.

Jaba Recordati, S.A. | www.jaba-recordati.pt | Ref. 086.2022 | Jaba Recordati, S.A. Av. Jacques Delors, Ed. Inovação 1.2, Piso 0 – Taguspark, 2740-122 Porto Salvo Direção-Geral da Saúde

 

Siga Seractil® 200 nas Redes Sociais: