Escolha o Distrito

Escolha a loja online mais perto de si!

Comprar produto

A ergonomia no trabalho é uma prática cada vez mais recorrente, nos dias de hoje. O seu grande objetivo é aumentar a saúde dos colaboradores das empresas, para que cumpram com as suas funções e responsabilidades.

Naturalmente, a postura é um elemento central para a ergonomia no trabalho, principalmente tendo em conta o número de horas que passamos sentados em frente ao computador.

Mas tal como a postura, importa também sublinhar que a ergonomia no trabalho não é algo que se possa aplicar em geral a todos os colaboradores de uma empresa.

Cada caso é um caso e a ideia é que todas as dificuldades possam ser minimizadas dentro do possível.

É por isso que existem também diferentes tipos de ergonomia no trabalho.

 

Tipos de ergonomia no trabalho

É natural que existam diferentes tipos de ergonomia no trabalho, cada uma especializada em diferentes áreas de atuação. Assim, existem 6 tipos de ergonomia do trabalho:

Física

Esta é a área da ergonomia no trabalho que se foca nas características físicas de cada um dos colaboradores. 

É precisamente, nesta área, que encontramos as devidas preocupações com a postura de cada um, ajudando os profissionais a realizarem as suas funções tendo em conta a postura mais correta para o fazerem.

Correção

Como o próprio nome indica, é aqui que se corrigem ou se adaptam situações de ergonomia no trabalho. Nestes casos, a tendência vira-se mais para questões externas, nomeadamente a iluminação ou a temperatura.

Conceção

Esta é a área que se dedica a providenciar tudo o que os colaboradores possam vir a precisar.

Por outras palavras, os profissionais de ergonomia no trabalho procuram dar as suas próprias observações logo na fase de construção ou conceção de um novo espaço de trabalho.

Conscientização e Participação

O grande foco vira-se para a comunicação da importância do tema a todos os colaboradores de uma empresa, de modo a dar a conhecer tudo o que precisam para que a sua saúde e postura no trabalho se mantenha de acordo com o nível de qualidade desejado.

Assim, é também possível que se criem pequenos grupos participativos que funcionem como uma espécie de porta-vozes das preocupações que os restantes colaboradores possam apresentar.

Operacional

É claro que, em dado momento, será necessário operacionalizar todas as questões relativas à ergonomia no trabalho. 

Contudo, é também possível que aqui se incluam outras questões mais relacionadas com o dia a dia de todos os profissionais, com vista a melhorar as estruturas e os processos da empresa.

Saúde Mental

A saúde mental tem uma importância relevante para a ergonomia no trabalho, na medida em que sabemos que fatores como o stress ou o cansaço podem afetar diretamente os colaboradores, com impacto em funções cognitivas importantes como o caso da memória ou da concentração.

A ergonomia no trabalho tem uma importância fundamental para o dia a dia de todos os colaboradores e empresas, com benefícios comprovados como a redução de rotatividade ou de faltas de pessoal e um aumento significativo da satisfação e valorização de todas as pessoas envolvidas.


Referências:

1. Inspeção-Geral das Atividades em Saúde – Manual de Segurança e Saúde no Trabalho
2. Guia de Saúde no Trabalho – Médis 


Outras Dicas do Dia a Dia:

Siga Seractil® 200 nas Redes Sociais: