A ergonomia no trabalho é uma prática cada vez mais recorrente, nos dias de hoje. O seu grande objetivo é aumentar a saúde dos colaboradores das empresas, para que cumpram com as suas funções e responsabilidades.
Naturalmente, a postura é um elemento central para a ergonomia no trabalho, principalmente tendo em conta o número de horas que passamos sentados em frente ao computador.
Mas tal como a postura, importa também sublinhar que a ergonomia no trabalho não é algo que se possa aplicar em geral a todos os colaboradores de uma empresa.
Cada caso é um caso e a ideia é que todas as dificuldades possam ser minimizadas dentro do possível.
É por isso que existem também diferentes tipos de ergonomia no trabalho.
É natural que existam diferentes tipos de ergonomia no trabalho, cada uma especializada em diferentes áreas de atuação. Assim, existem 6 tipos de ergonomia do trabalho:
Física
Esta é a área da ergonomia no trabalho que se foca nas características físicas de cada um dos colaboradores.
É precisamente, nesta área, que encontramos as devidas preocupações com a postura de cada um, ajudando os profissionais a realizarem as suas funções tendo em conta a postura mais correta para o fazerem.
Correção
Como o próprio nome indica, é aqui que se corrigem ou se adaptam situações de ergonomia no trabalho. Nestes casos, a tendência vira-se mais para questões externas, nomeadamente a iluminação ou a temperatura.
Conceção
Esta é a área que se dedica a providenciar tudo o que os colaboradores possam vir a precisar.
Por outras palavras, os profissionais de ergonomia no trabalho procuram dar as suas próprias observações logo na fase de construção ou conceção de um novo espaço de trabalho.
Conscientização e Participação
O grande foco vira-se para a comunicação da importância do tema a todos os colaboradores de uma empresa, de modo a dar a conhecer tudo o que precisam para que a sua saúde e postura no trabalho se mantenha de acordo com o nível de qualidade desejado.
Assim, é também possível que se criem pequenos grupos participativos que funcionem como uma espécie de porta-vozes das preocupações que os restantes colaboradores possam apresentar.
Operacional
É claro que, em dado momento, será necessário operacionalizar todas as questões relativas à ergonomia no trabalho.
Contudo, é também possível que aqui se incluam outras questões mais relacionadas com o dia a dia de todos os profissionais, com vista a melhorar as estruturas e os processos da empresa.
Saúde Mental
A saúde mental tem uma importância relevante para a ergonomia no trabalho, na medida em que sabemos que fatores como o stress ou o cansaço podem afetar diretamente os colaboradores, com impacto em funções cognitivas importantes como o caso da memória ou da concentração.
A ergonomia no trabalho tem uma importância fundamental para o dia a dia de todos os colaboradores e empresas, com benefícios comprovados como a redução de rotatividade ou de faltas de pessoal e um aumento significativo da satisfação e valorização de todas as pessoas envolvidas.
1. Inspeção-Geral das Atividades em Saúde – Manual de Segurança e Saúde no Trabalho
2. Guia de Saúde no Trabalho – Médis
Outras Dicas do Dia a Dia: