Escolha o Distrito

Escolha a loja online mais perto de si!

Comprar produto

Levantar pesos é um exercício físico muito praticado por quem tem o hábito de frequentar o ginásio, como parte de um estilo de vida saudável. 

Contudo, é possível que muitos desconheçam a forma correta de levantar pesos de modo a não impactar a postura do corpo e as dores que daí podem provir. 

Mas, manter a postura correta ao levantar pesos não só ajuda a prevenir estas dores, como torna toda a prática do exercício mais eficaz e, por isso, mais benéfica. 

Deste modo, é nesta questão que a dica número 5 se foca – Como levantar pesos de forma correta. 

 

Como levantar pesos com a postura correta

De acordo com os especialistas, existem cinco conselhos que devemos ter sempre em mente ao levantar pesos:

  • Olhar em frente;
  • Manter os ombros para trás e o peito para a frente;
  • Dobrar ligeiramente os joelhos;
  • Manter as costas direitas;
  • Equilibrar o peso nos pés.

Prontos para levantar pesos como deve de ser e prevenir as dores provocadas pela má postura? Vamos ler cada um destes aspetos com atenção.


Olhar em Frente

Ao levantar pesos, procure olhar sempre para a frente. Este é um dos conselhos mais importantes, na medida em que vai ajudar a manter a cabeça direita e, por isso, o corpo mais alinhado, desde o pescoço até à cintura.

Desta forma, estamos a contribuir, não só, para a redução das dores no pescoço, como também para a diminuição de lesões.  

Manter os ombros para trás e o peito para a frente

Quando carregamos alguma coisa, as costas tendem a curvar-se para a frente ou para trás. O mesmo acontece ao levantar pesos.

Quando as costas se curvam para a frente, todo o corpo acompanha o movimento. Quando se curvam para trás, vice-versa. Assim, existe uma maior tendência para o aparecimento de lesões, para além de desequilibrar todo o nosso corpo. 

 

 

Isto é uma realidade não só ao levantar pesos, mas também ao levantar qualquer objeto mais pesado – quando vais ajudar amigos a fazerem mudanças, a mesma regra deve aplicar-se.

Em qualquer um dos casos, o objetivo é mantermos os ombros para trás e o peito para a frente, de modo a contrariarmos esta tendência natural que, a longo prazo, surtirá efeitos na postura do corpo, provocando dores


Dobrar ligeiramente os joelhos

Se o objetivo for levantar pesos acima da cabeça, importa dobrar ligeiramente os joelhos, de modo a manter a postura direita e o peso do corpo bem centrado. Se, pelo contrário, isto não acontecer, os joelhos tendem a ficar presos. 

Por sua vez, isto leva a um arqueamento das costas que contribui (e muito) para as dores provocadas pela má postura.

Manter as costas direitas

Se fosse possível reduzir estes conselhos a um único, seria este - manter as costas direitas é essencial para levantar pesos. As costas direitas ajudam a manter o peso centrado e equilibrado. 

O objetivo é mantermos também o peso alinhado com o resto do corpo.

Na verdade, se não o fizermos, a prática de levantar pesos torna-se muito mais complexa e vai ser criada a ilusão de que os próprios pesos são mais pesados, pois o corpo irá exercer um esforço adicional para combater o desequilíbrio.

Equilibrar o peso nos pés

À primeira vista, este pode ser um conselho um pouco confuso, mas é muito simples: ao levantar pesos, devemos procurar manter os pés alinhados com os ombros, de modo que o peso do corpo e do objeto em questão se possa espalhar de forma equilibrada por todo o corpo.

Este conselho é importante para que consigamos alcançar uma boa base na qual se consiga suportar todo o peso e reduzir o risco de desequilíbrio ao levantar pesos, evitando o risco de cair ou ocorrer algum acidente.

Uma boa postura é importante para o dia a dia, mas é fundamental para a prática de levantar pesos, não só por uma questão de segurança, mas também por uma questão de prevenção de dores provocadas pela má postura.

Mas caso a dor se mantenha, Seractil® 200mg poderá ajudar.


Referências:

1. Pennsylvania State University


Siga Seractil® 200 nas Redes Sociais: