As dores provocadas pela má postura são muito comuns, principalmente quando passamos muitas horas por dia sentados em frente ao computador, a trabalhar ou a estudar. Por isso mesmo, é comum procurarmos responder à pergunta “como aliviar a dor”?
Assim, antes de respondermos a esta questão e darmos sugestões sobre como aliviar a dor, importa percebermos quais são as principais causas para o aparecimento deste tipo de dores.
Aquelas dores que tu já conheces: não matam, mas moem.
Para saber como aliviar a dor provocada pela má postura, importa começar por entendermos o que são, exatamente, estas dores e as suas causas. São um tipo de dores que, mais cedo ou mais tarde, nos podem afetar, nas zonas das costas (no meio e na parte inferior), bem como no pescoço.
Hoje em dia, passamos muitas horas no trânsito nos transportes públicos, a olhar para o telemóvel, a ler, em frente ao computador, a estudar e a trabalhar.
Em todas estas situações é possível que as dores provocadas pela má postura ocorram, dando início a uma procura intensa sobre possíveis soluções e formas de como aliviar essa mesma dor.
Assim, podemos dizer que a principal causa, deste tipo de dor, é a prática de uma má postura constante ou habitual.
Assim, a procura pelo alívio da dor provocada pela má postura é hoje em dia muito comum devido aos nossos hábitos. Até no ginásio há uma forma correta de manter a postura e saber como aliviar a dor.
Em primeiro lugar, para sabermos como aliviar a dor é importante percebermos que esta tem origem na postura incorreta do nosso corpo.
Isto não é assim tão fácil como parece. A razão pela qual as dores provocadas pela má postura são tão comuns deve-se ao facto de nem termos noção de que o nosso corpo não se encontra na posição correta.
Por exemplo, quando sentimos dores de costas, a postura não é propriamente a primeira coisa de que nos lembramos enquanto causa.
Provavelmente, o mais certo é procurarmos saber como aliviar a dor provocada não pela má postura, mas porque a nossa mochila esta mais pesada, ou então porque consideramos que houve um exercício que exigiu mais do nosso corpo.
Muitos são os casos que estão associados à má postura e, em vez de estarmos à procura de uma solução associada a um episódio específico, devíamos procurar saber como aliviar a dor provocada pela má postura.
Existem quatro pontos essenciais a ter em conta:
Em primeiro lugar, a resposta à pergunta “como aliviar a dor” provocada pela má postura começa por estarmos atentos à forma como se encontra a posição do nosso corpo ao longo dos vários momentos do dia.
Por outras palavras, o alívio da dor causada pela má postura começa por corrigirmos a nossa posição corporal. Para isso, devemos procurar por manter sempre a coluna direita, com a cabeça alinhada com os ombros e os ombros alinhados com a cintura.
Em segundo lugar, existem diversos exercícios simples que ajudam a manter e a corrigir a nossa postura, como a prancha e a ponte.
No caso de frequentar um ginásio, aproveite para pedir informação sobre os exercícios que ajudam a corrigir a posturaou conselhos de como aliviar a dor através da prática do exercício físico regular.
Em terceiro lugar, temos o acompanhamento profissional. Estamos a falar em saber como aliviar a dor em casos mais graves. Nestes casos, devemos procurar informarmo-nos junto de um fisioterapeuta.
Por fim, como complemento a todas estas formas sobre como aliviar a dor provocada pela má postura, existem uma série de medicamentos que ajudam no alívio das dores posturais, como é o caso doSeractil® 200 mg.
O Seractil® 200 é um MNSRM-EF, indicado para o alívio das dores em adultos, a curto prazo, leves a moderadas, provocadas pela má postura do corpo.Os AINEs são muito utilizados na redução das dores e no controlo das inflamações, sendo também chamados de Anti-inflamatórios não esteroides.
Seractil® 200 mg, comprimido revestido, não sujeito a receita médica de Venda Exclusiva em Farmácia (MNSRM-EF).
Ler cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consultar o seu médico ou farmacêutico.
Jaba Recordati, S.A. | www.jaba-recordati.pt | Ref. 086.2022. | Jaba Recordati, S.A. Av. Jacques Delors, Ed. Inovação 1.2, Piso 0 – Taguspark, 2740-122 Porto Salvo