Uma alimentação equilibrada cumpre um papel muito importante na prevenção das hemorróidas (ou evitar que piorem).
Uma dieta rica em fibras previne a obstipação em pessoas que são propensas ao aparecimento de hemorróidas, amolecendo as fezes e, com isso, evitando irritação e inflamação nas paredes do canal anal. A fibra resiste à digestão e chega ao intestino grosso praticamente intacta. Uma vez ali, facilita a passagem da matéria fecal pelo intestino, o que diminui o esforço na hora de defecar. Também retém água, a qual aumenta o tamanho, a suavidade e o peso da matéria fecal, o que também ajuda a reduzir o esforço. Ao aliviar o esforço necessário à expulsão das fezes, também se previne que as hemorróidas sangrem.
Aumentar os líquidos na dieta contribui para o amolecimento das fezes, facilitando a excreção das mesmas.
As vitaminas reforçam os tecidos anais e os vasos sanguíneos, sobretudo as vitaminas A, B, B6 e C.
Os seguintes alimentos deverão ser evitados no caso de sofrer com crises hemorroidais:
A actividade física é aconselhável para a prevenção das hemorróidas, pois previne a obstipação e melhora a circulação, evitando a acumulação de sangue venoso nas pernas.
Caminhar e nadar são dois dos exercícios mais recomendáveis.
Além disso, fazer exercício físico é uma forma de reduzir o peso, o que pode ajudar, uma vez que a obesidade faz com que se exerça excessiva pressão na zona inferior do corpo, o que facilita o desenvolvimento de hemorróidas.
Devemos evitar o esforço físico excessivo, como levantar objectos pesados, (já que pode provocar o inchaço das veias anais), e desportos como o ciclismo, a equitação e similares, pois exercem demasiada pressão sobre a zona anal.
Adaptado de www.tratamentohemorroidas.com acedido a 20 de Dezembro de 2017