Antes de mais, é necessário esclarecer que todos temos hemorróidas. Na verdade, hemorróidas são veias que se encontram no canal anal, numa área muito vascularizada. Muito comummente, confunde-se a hemorróida em si com a doença hemorroidária. Esta última ocorre quando a hemorróida se encontra num estado de inflamação e dilatação. No entanto, por ser comum associar a hemorróida à doença, sempre que se refere esse termo neste texto, estamos a falar da hemorróida na sua vertente de doença: inflamada e dilatada.
As hemorróidas constituem uma das doenças mais frequentes na sociedade ocidental. Incidem em ambos os sexos e calcula-se que aproximadamente 50% da população irá apresentar sintomatologia hemorroidal em algum momento de sua vida.
Podem ser descritas como dilatações venosas, ou seja, veias inflamadas localizadas ao redor do ânus e/ou do recto. Podem causar mal-estar, dor, ardor, prurido ou sangramento. Tendo em conta a sua localização, podem classificar-se em dois tipos: hemorróidas internas ou hemorróidas externas.
Adaptado de www.vidaativa.pt, acedido a 11 de Janeiro de 2018
Formam-se na parte interior do recto, próximo do ducto anal (não são visíveis a menos que estejam prolapsadas) e geralmente não causam dor, ainda que possam sangrar sem ocasionar dor.
Por vezes as hemorróidas internas projectam-se para fora do orifício anal, formando o que se denomina de prolapso. Isto pode ocorrer ao defecar, mas a veia prolapsada costuma voltar a seu lugar. Não obstante, por vezes, uma ou mais veias prolapsadas podem continuar no exterior do ânus e provocar uma trombose ou obstrução do vaso, que ocorre quando pequenos vasos sanguíneos se rompem debaixo da pele, na margem do canal anal, o que faz com que o sangue se coagule dentro das veias que estão deformadas.
Aparecem na parte exterior do conduto anal e costumam ser muito dolorosas, especialmente quando aumentam de tamanho, já que se encontram cobertas por uma pele muito sensível.
Em algumas ocasiões pode formar-se um coágulo (complicação conhecida como trombose hemorroidal) no interior de uma hemorróida externa, o que provoca uma dor muito intensa. Podem causar prurido e algumas vezes, ao coçar, podem rasgar-se e sangrar. Por vezes, e especialmente após ingerir substâncias como álcool ou alimentos picantes, podem produzir hemorragias, e eventualmente trazer complicações ainda mais sérias.
Adaptado de www.tratamentohemorroidas.com, acedido a 11 de Janeiro de 2018