Antes de mais, é necessário esclarecer que todos temos hemorroidas. Na verdade, as hemorroidas são veias que se encontram no canal anal, numa área muito vascularizada. No entanto, é muito comum confundir-se a hemorroida em si com a doença hemorroidária.
A doença hemorroidária ocorre quando a hemorroida se encontra num estado de inflamação e dilatação.
Por ser comum associar-se a hemorroida à doença hemorroidária, importa referir que sempre que se refere o termo hemorroida, nesta página, estamos a falar da hemorroida na sua vertente de doença: inflamada e dilatada.
As hemorroidas constituem uma das doenças mais frequentes na sociedade ocidental. Incidem em ambos os sexos e calcula-se que aproximadamente 50% da população irá apresentar sintomatologia hemorroidal em algum momento de sua vida.
As hemorroidas podem ser descritas como dilatações venosas, ou seja, veias inflamadas localizadas ao redor do ânus e/ou do reto. Podem causar mal-estar, dor, ardor, prurido ou sangramento.
As hemorroidas podem classificar-se em dois tipos: internas ou externas, tendo em conta a sua localização no reto. As hemorroidas internas desenvolvem-se dentro do canal retal, enquanto as externas se manifestam na parte exterior.
Saber maisAs hemorroidas, tanto externas como internas, podem classificar-se em 4 graus de gravidade, dependendo do seu grau de prolapso. No primeiro grau, o sintoma mais comum é o sangramento após a evacuação.
Saber maisAs hemorroidas na gravidez são bastante comuns devido ao aumento do peso corporal, à pressão exercida na região pélvica e ao aumento da quantidade de sangue que circula pelo corpo da mulher.
Saber mais