Aprofundar a relação com os consumidores, promover a actividade física e rejuvenescer a percepção junto do público são os principais objectivos da Jaba Recordati ao lançar a sua âncora nas modalidades de vela e surf. No convés leva Guronsan° e Transact®
Volvidos seis anos desde que a Jaba Recordati abraçou o mundo dos desportos náuticos, o balanço só podia ser positivo. A aposta tem dado frutos e os resultados estão à vista, nomeadamente através da visibilidade conquistada com o patrocínio directo da marca Guronsan° a uma embarcação.
«Começámos por apoiar uma equipa que competia normalmente na classe de cruzeiros nas principais provas do calendário nacional, o Pede Vento/Guronsan°», recorda Rui Rijo Ferreira, director de Marketing da empresa.
Estava escolhida a modalidade que iria impulsionar a associação da Jaba Recordati aos oceanos: a vela.
Desde 2015, a ligação a esta equipa tem vindo a alargar-se, apresentando hoje objectivos um pouco mais abrangentes e, também, um novo projecto com uma nova designação: Pede Mar/Guronsan°.
Além das competições habituais, com tripulação completa, a parceria passou a envolver também um circuito para tripulações reduzidas a dois tripulantes. Ou seja, «um veleiro que normalmente é tripulado por equipas entre os seis e 12 tripulantes é, neste circuito em particular, tripulado por apenas dois, aumentando assim o nível de exigência aos dois tripulantes», segundo explica Rui Rijo Ferreira.
Para esta temporada 2021/2022, a tripulação do Pede Mar/ /Guronsan° mostra estar altamente motivada para participar nas várias provas que integram o calendário de regatas, que a Jaba Recordati descreve como muito variado.
Estão a ser seleccionadas as provas mais significativas dos circuitos ORC e ANC (os dois tipos de rating mais usados em Portugal), com destaque para o circuito Offshore, onde o Pede Mar/Guronsane se sagrou vencedor nas duas últimas edições.
Até ao momento, a agenda de 2021 tem sido pautada por participações nas principais provas, incluindo eventos como o Cascais Vela, Troféu Cidade de Almada, Regatas Wintermantel e Walter Brash, regata do Ambiente, entre outros, com tripulação completa.
Já com tripulação reduzida, o Pede Mar/Guronsan° venceu o circuito Offshore 2021.
Com resultados como estes, a cobertura, principalmente nas redes sociais e nos sites dedicados ao mundo da vela, foi significativa e tem contribuído para o rejuvenescimento da marca Guronsan°, que reforça, através deste patrocínio, valores como espírito de equipa, energia ou resiliência —que são indispensáveis nesta modalidade.
"Toda esta envolvência permite-nos dar visibilidade e notoriedade à marca e comunicar nas redes sociais para os nossos actuais e potenciais seguidores", indica a Jaba Recordati, adiantando que, em 2022, Guronsan° terá uma maior presença nos desportos de mar através da participação em diversas regatas, ao contrário do que aconteceu no ano passado.
Com a chegada da pandemia, o clima de incerteza veio abalar as estratégias e os planos das empresas, também na área dos desportos de mar. 2020 foi, por isso, um ano atípico com todos os eventos de vela programados a ficarem suspensos logo a 15 de Março.
Também a actividade náutica ficou interdita até meados de Junho, impedindo as equipas de treinar e tornando o calendário para o resto do ano superlotado.
Como resultado, as equipas tiveram de fazer opções e escolher determinados eventos em detrimento de outros. Em Setembro de 2020, recomeçava a competição e o Pede Mar/Guronsan° regressou logo à água, ao participar na regata Fernão Mendes Pinto a dois tripulantes e, ainda, na regata do Ambiente em ORC.
Ao apoiar a modalidade de vela, a Jaba Recordati mostra que a marca Guronsan° tem um papel determinante no desenvolvimento de desportos de mar, que são também um cartão-de-visita num país à beira-mar plantado. Além disso, o patrocínio ao Pede Mar/Guronsan° e a provas de velas permite posicionar a insígnia junto de um target mais específico e com maior poder de compra.
Guronsan° não é a única marca através da qual a Jaba Recordati se aventura pelos mares. Ao lado de Pedro Coelho, a empresa marca presença também no surf com a Transact, que acompanha o atleta em cima da prancha.
Segundo a empresa, Pedro Coelho está muito motivado para a nova época, a par do que acontece com o projecto Pede Mar/Guronsan', e levará Transact' consigo na bagagem para patrocinar a participação no circuito de surf.
Rui Rijo Ferreira sublinha que a Jaba Recordati pretende manter o apoio ao jovem surfista, seguindo de perto o seu crescimento desportivo, ao mesmo tempo que promove o exercício físico e a actividade ao ar livre com o objectivo de levar cada vez mais pessoas a sair de casa e a investirem no seu bem-estar. Para que esta mensagem chegue ao maior nível de pessoas, a empresa aposta numa comunicação abrangente.
Os consumidores são convidados a acompanhar as activações das marcas nas redes sociais, ou mesmo através da participação activa em alguns eventos desportivos.
Ao se identificarem com o posicionamento de Guronsan° ou Transact°, que percepcionam como marcas inovadoras, dinâmicas e modernas, os consumidores envolvem-se nas iniciativas desenvolvidas e mostram vontade de fazer parte.
"O desporto tem vindo a ser um alvo apetecível por parte dos patrocinadores e a Jaba Recordati foi pioneira a identificar esta oportunidade com as marcas Guronsan° e Transact*", sublinha a empresa. Nesse sentido, ao estar presente numa área em expansão, e onde existe uma forte paixão do adepto pela sua equipa, seja em que modalidade for, neste caso na vela ou no surf, o patrocinador acaba por se juntar a uma espécie de "tribo desportiva".
Associando-se a um determinado clube/modalidade, a Jaba Recordati sabe que a probabilidade de os seguidores desse mesmo clube/modalidade se vincularem à marca patrocinadora é elevada.
É uma relação que vai sendo construída ao longo do tempo e cujos resultados podem ser medidos nas redes sociais. Segundo a empresa, é mesmo a única forma de analisar objectivamente o retorno que a aposta nos desportos de mar oferece, seja através do número de seguidores ou de impressões, por exemplo, sendo que, no caso de Guronsan°, estes indicadores têm vindo a crescer.
Há ainda outro nível de retorno que, embora não seja mensurável, é apresentado pela Jaba Recordati como o maior: a construção de uma marca top of mind, que tem um lugar de destaque na mente do consumidor.
O patrocínio das marcas Guronsan* e Transact' representa um importante vector na ligação da Jaba Recordati ao cliente. Este é, efectivamente, um dos principais pilares da estratégia delineada nesta área, pois é uma oportunidade para divulgar as insígnias e aumentar a respectiva notoriedade.
No que à marca Guronsan° diz respeito, a prestação do veleiro tem sido comunicada nas redes sociais, através da disponibilização de vídeos e imagens que pretendem transportar os seguidores para a experiência de fazer uma regata. Quanto a Transact', a actividade física faz parte do ADN da marca e, por isso, há uma associação permanente em toda a comunicação.
A empresa considera que o patrocínio desportivo, no geral, está ligado à activação de marca e ao papel do consumidor, sendo o objectivo rentabilizar, "retirando o máximo proveito desta actividade e conseguir construir uma ligação emocional, de maior confiança e fidelidade com os consumidores". Desta forma, o papel do consumidor afigura-se também importante no modo como este percepciona as marcas nestas associações com o desporto e no seu processo de compra, "pois o consumidor cada vez tem mais poder de decisão».
Neste sentido, a Jaba Recordati quer continuar a apoiar o surfista Pedro Coelho e dinamizar o projecto Pede Mar/Guronsan", mas está também a equacionar outro tipo de parcerias e colaborações, nomeadamente com uma equipa de topo de vela ligeira, «procurando chegar assim a um público maioritariamente mais jovem e mais radical», segundo explica o director de Marketing.
Menções Legais
GURONSAN® Medicamento indicado para: tratamento sintomático das astenias funcionais; intoxicações endógenas e exógenas (tabagismo, etilismo); intolerâncias medicamentosas; anorexias. Não utilizar em caso de alergia à substância activa ou a qualquer um dos excipientes. Contém 570 mg de sódio por comprimido, equivalente a 28,5% da dose diária máxima recomendada pela OMS para o sódio. Pode provocar insónias. Medicamento não sujeito a receita médica. Ler cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consultar o médico ou farmacêutico.
TRANSACT LAT® (flurblprofeno) Medicamento não sujeito a receita médica, indicado no tratamento sintomático das situações de inflamação musculoesquelética localizada. Deve ser interrompido aos primeiros sinais de rash, lesões mucosas ou outras manifestações de hiper- sensibilidade. Ler cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou depersistência dos sintomas, consultar o seu médico ou farmacêutico. Jaba Recordati, S.A. Av. Jacques Delors, Ed. Inovação 1.2, Piso O- Taguspark, 2740-122 Porto Salvo, Tel. 214 329 500, Fax: 219151930, www.jaba-recordati.pt, NIF 500492867.
Fonte: MARKETEER