Estima-se que, em Portugal, a asma tenha uma prevalência de sete por cento, o que corresponde aproximadamente a 700 mil portugueses com asma ativa.
De acordo com os dados do Inquérito Nacional de Controlo da Asma de 2010, e que continuam a ser os mais recentes nesta área, em Portugal, são cerca de 700 mil as pessoas com asma, uma doença que afeta todas as idades e géneros.
De acordo com a Recordati, as asma é uma doença subdiagnosticada, com controlo ainda insuficiente e taxas de internamento importantes sobretudo na faixa etária das crianças. Em virtude do Dia Mundial da Asma, assinalado no dia 2 de maio, a Global Initiative for Asthma – GINA definiu como mote, o “Asthma Care forALL”, por considerar que o tratamento adequado da asma é um direito de todos. O objetivo é sensibilizar a população para a necessidade de conhecer a asma e as suas complicações, procurando melhorar o diagnóstico, a adesão ao tratamento e a evolução da doença.
Os principais sintomas da asma são: tosse, pieira ou chiadeira no peito (ruído que se ouve ao respirar, como se fosse um gato a miar) e a sensação de aperto no peito ou falta de ar. As infeções respiratórias, as alergias e os fatores irritantes para as vias respiratórias, incluindo a poluição e o fumo de tabaco, podem desencadear sintomas ou mesmo crises de asma.
«Não podemos esquecer que muitas pessoas com asma têm sintomas provocados pelo exercício físico. Apesar disso, a solução não passa por reduzir a atividade física, mas por controlar os sintomas com um tratamento que permita a sua prevenção, de forma que todas as pessoas com asma possam tirar benefício da prática de exercício físico regular, sem sintomas da doença», referem, em comunicado.
O primeiro Dia Mundial da Asma, foi celebrado em 1998, em mais de 35 países em conjunto com o primeiro Encontro Mundial daAsma realizado em Barcelona, Espanha.
A participação aumentou a cada Dia Mundial da Asma celebrado desde então, e o dia tornou-se um dos mais importantes eventos de consciencialização e educação sobre asma no mundo.
Fonte: Diário de Aveiro