Considerada uma das farmacêuticas mais inovadoras no mercado de ambulatório nas áreas cardiovascular e de urologia, a Jaba Recordati tem uma história que remonta a 1927 e a uma companhia familiar que ainda hoje subsiste no seu nome (Jaba). Com desafios à escala global desde que passou a pertencer ao grupo multinacional Recordati (2006), tem como meta alcançar o potencial humano máximo.
Da visão de um empreendedor à entrada do Grupo Recordati é necessário recuar mais de 90 anos para chegar aos primórdios do Grupo Jaba, uma companhia que surgiu graças à iniciativa do farmacêutico José António Batista d’Almeida (J.A.B.A.), que criou, em 1927, a Farmácia Universal, em Lisboa. O espírito empreendedor levou a que o negócio evoluísse até ao patamar de ter fábrica própria, equipa comercial e portfólio robusto, composto por alguns produtos com vendas relevantes durante a II Guerra Mundial.
Nos anos 50, a empresa conheceu um novo dinamismo graças a contratos de licença de fabrico e distribuição com outras empresas, o que lhe permitiu desenvolver a atividade industrial de produção. No início da década de 80, e perante a necessidade de modernização, é construída uma fábrica na Abrunheira, em Sintra, com produção de sólidos e injetáveis, cremes e líquidos, segundo as normas internacionais de produção.
A entrada no novo século é marcada pelo investimento de 16 milhões de euros na construção de uma nova fábrica, também nA Abrunheira, para reforçar a capacidade de produção, com o fabrico e embalagem de comprimidos, cápsulas e saquetas, dispondo da capacidade de produzir 400 milhões de comprimidos/saquetas e 9 milhões de embalagens por turno/ano.
A atividade da Jaba chamou a atenção da Recordati, um grupo de investidores italianos - oriundo de uma empresa familiar criada, curiosamente, em 1926 - que cresce pela aquisição de outros negócios, noutros países. E assim, em 2006, o Grupo Recordati adquiriu a Jaba.
A Academia Recordati inclui programas de mentoria e coaching e visa contribuir para o desenvolvimento dos competências em certos projetos ou determinadas áreas.
A operação concentrou-se na equipa comercial e no catálogo de produtos, deixando a fábrica fora do negócio, o que obrigou a uma alteração na gestão da companhia, que perdeu a componente de fabrico.
Com mais escritórios e a entrada no negócio corporate da Recordati, houve necessidade de reestruturar a área comercial face a esses novos mercados e áreas terapêuticas.
Mas uma das maiores mudanças a nível organizacional surgiu alguns anos depois, já no início desta década, quando a família Recordati passou a parte maioritária da companhia para um fundo, o que implicou a uniformização da gestão nos diversos territórios onde o grupo está presente.
Como a Jaba Recordati acredita que não há desenvolvimento de talento sem formação ou reputação de marca sem olhar pelo bem-estar das suas pessoas, tem sido feito um upgrade nas áreas que impactam o dia a dia dos colaboradores. Estes têm acesso a serviços desde a área financeira, com contabilistas ou fiscalistas, até consultores, advo- gados ou apoio psicológico para os colaboradores ou familiares, sempre que tal seja necessário.
Já a nível organizacional, além do programa de gestão de talento, da progressão na carreira e dos planos de sucessão - que identificam os sucessores para fazer face a uma saída inesperada ou à doença de algum colaborador -, foi criada a Academia Recordati. O projeto, que inclui programas de mentoria e coaching, visa contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores, para que ganhem competências em certos projetos ou determinadas áreas, com destaque para a partilha de boas-práticas entre várias geografias.
A Recordati Care, que começou por chamar-se “Quer” e que surgiu na Academia Recordati, é o programa de responsabilidade social que incide em várias áreas de intervenção e tem como missão envolver a empresa e os colaboradores na melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população.
Entre as várias iniciativas, este ano ajudou a equipar a sala de espera de um hospital no norte do país e, com a mudança de escritórios do Lagoas Park para o Tagus Park, todo o mobiliário antigo foi doado ao Banco de Bens Doados.
Em 2022, a Jaba Recordati olhou de forma mais crítica para o seu propósito, valores e competências. Identificado o novo propósito – unlocking the full potencial of life (desbloquear todo o potencial da vida) – que se aplica aos colaboradores, profissionais de saúde, pacientes e a todos aqueles que a empresa quer alcançar, o foco é fazer a ponte com o mercado de talento, desafiando quem quer alcançar o seu potencial máximo a juntar-se à companhia.
Segue-se o alinhamento dos valores com o novo propósito, para que a Jaba Recordati continue a ser reconhecida pela forma como acolhe, trata e desenvolve as pessoas. Sempre orientado pela cultura de “care” porque as pessoas, no seu melhor, também dão o seu melhor.
Fonte: RHMagazine