De que forma áreas do conhecimento ligadas à ciência actualizam os seus conhecimentos num contexto em que a novidade é uma constante?
A formação é um factor crítico em sectores como o farmacêutico, em que a constante inovação exige uma actualização e partilha de conhecimentos regulares entre os colaboradores. Na JABA Recordati, há muito que esta componente é de grande relevância e a pandemia não mudou isso, ainda que os formatos e as metodologias tenham sido sujeitos a alterações. Ana Porfírio, Human Resources director da JABA Recordati, partilhou com a Human Resources Portugal os pontos essenciais sobre a política de formação na empresa.
O sector farmacêutico caracteriza-se pelas suas constantes actualizações, nomeadamente ao nível científico, pelo que o permanente reforço técnico e científico dos nossos profissionais é imperativo.
As áreas de maior foco são Sales, Marketing e Científico. Desde Março de 2020 existe um maior foco nas ferramentas digitais e soft skills.
O desafio é não perder o que se investiu e se ganhou em tecnologia, digital, autonomia e gestão.
A formação e desenvolvimento tem o seu início desde o acolhimento e integração dos novos colaboradores, onde é feito um programa de Induction de 15 dias que compreende formação técnica e científica dos produtos da companhia, marketing e vendas e soft skills como High Communication e Digital Sales.
O percurso de aprendizagem e desenvolvimento é depois reforçado com on the job training e formação ao longo do ano com grande enfoque nos role play seguidos de sessões de feedback. Temos também a academia Recordati onde, em parceria com universidades, preparamos e adaptamos programas de pós-graduação à realidade e necessidade da empresa para benefícios dos nossos colaboradores.
Mais recentemente temos trabalhado com a Sede da Recordati em programas para o N-1 e o N-2,também em parceria com uma das melhores universidades de Itália.
Investimos tanto em hard como em soft skills de acordo com as necessidades identificadas, com o objectivo de dotar todos os nossos profissionais com as competências e o conhecimento necesários para o desenvolvimento excelente das suas funções e responsabilidades.
"Obrigou-nos" e ainda bem, a focar e dar o salto para o "mais digital", com a criação de um mindset de digital enquanto facilitador / potenciador ao invés de substituto de força de trabalho. Disponibilizamos muita formação on-line, muitas dezenas de temas, desde utilização de redes digitais, trabalho remoto, Digital Sales, upskilling digital, gestão de equipas remotas, resiliência, formação científica e lançamento de novos produtos, etc.
São sempre um desafio atendendo à heterogeneidade dos profissionais da companhia. Os níveis de conhecimento e autonomia não são os mesmos, o que obriga a uma proximidade na comunicação e acompanhamento muito intenso de forma a garantir resultados nas aprendizagens. E medir, medir para depois ajustar.
Tem, naturalmente. Mas também tem vantagens. Nomeadamente por causa da geografia. Dado que temos profissionais espalhados por todo o Continente e Ilhas, foi uma forma de agregação digital mais periódica e sem máscaras!
O desafio é não perder o que se investiu e se ganhou em tecnologia, digital, autonomia e gestão. Manter o foco nas vantagens que toda esta aprendizagem nos trouxe e adoptar de forma definitiva estas novas formas e modelos de trabalho.
Do ponto de vista do investimento,sim, uma vez que para fazer face a tantos e tão diferentes desafios foi necessário investir em formação diversificada.
O sucesso da formação é avaliado em resultados alcançados. Em relação à gestão temos feito avaliações pré e pós formação através de resposta a questionários. Estamos ainda a analisar os dados.
Tem que impactar de forma positiva ou não estaremos a fazer as coisas bem feitas. A formação e o desenvolvimento visam capacitar, muscular as competências com vista a melhorar os resultados. Não há outra forma!
Human Resources director da JABA Recordati
Ana Porfírio
Fonte: Human Resources Portugal