Sob o mote "E a ti,o que é que te liberta?", a marca TransAct' LAT lançou a sua mais recente campanha de publicidade, que pretende mostrar que é possível tratar e aliviar dores e lesões musculares e articulares, mesmo quando realizamos actividades que são exigentes para o corpo.
Um pugilista, uma actriz e uma baterista são os protagonistas da campanha, assinada pela agência criativa Rasgo e com produção a cargo da WTS Films, que associa estas histórias de superação de pessoas com idades diferentes ao benefício do alívio das dores musculares e articulares com TransAct* LAT, garantindo que é possível tratar a dor através de uma libertação de tensão e seguir com a rotina e actividades do dia-a-dia.
«Esta campanha centra-se no conceito criativo "Liberta-te", que está relacionado com o conceito do produto TransAct° LAT, pois sem dor ou lesão muscular a limitar o nosso bem-estar ou mesmo a limitar a funcionalidade, ficamos livres para viver a nossa vida, partilhando aquilo que nos faz vibrar, o que nos liberta!», explica Ana Muche, Product manager da farmacêutica Jaba Recordati, que detém a marca TransAct' LAT.
Além do spot publicitário, a marca convida os portugueses a assistirem a estes testemunhos e a sentirem-se inspirados a partilharem também as suas histórias pessoais.
Para tal, basta enviarem os testemunhos, em formato vídeo, por email (transact.liberta@gmail.com), falando sobre aquilo que os liberta na vida. «O objectivo é acompanhar a jornada do consumidor, convidando-o a participar na história da marca e interagir com os valores da mesma nos vários touchpoints, tanto online como offline», frisa Ana Muche.
Queremos criar uma ligação personalizada e única com cada um dos nossos seguidores. Pretendemos que o consumidor nos veja como uma marca de wellness que se diferencia pela abordagem mais emocional e que se preocupa com o seu bem-estar.
TransAct' LAT é um medicamento não sujeito a receita médica indicado para o tratamento sintomático da inflamação músculo-esquelética localizada, de origem pós-traumática ou reumática, que resulte em dores musculares ou articulares, de natureza aguda ou crónica. Este produto está disponível em farmácias e parafarmácias.
TransAct LAT foi lançado não mercado português em 1995 como um medicamento sujeito a receita médica, promovido exclusivamente junto dos profissionais de saúde. Contudo, em 2013 passou a deter o estatuto de medicamento não sujeito a receita médica, o que constituiu um momento de viragem na história da marca, que passou a poder ser comunicada directamente ao consumidor final.
Desde o início, TransAct' LAT distinguiu-se no mercado, em termos de inovação, pelo facto de ser um patch (penso) frio que tem uma acção anti-inflamatória, o qual «os consumidores, nomeadamente os desportistas, associam à acção do gelo», recorda Ana Muche.
Este penso é impregnado com 40 mg de flurbiprofeno —um anti-inflamatório não esteroide que altera a forma como o organismo responde às dores —e pode ser aplicado directamente na zona a tratar, proporcionando um alívio da dor até 12 horas. Pode ser aplicado em qualquer zona do corpo, sendo que, no caso de articulações móveis (como o cotovelo ou o joelho), é aconselhável o uso de uma ligadura ou manga (incluída na embalagem).
Líder de mercado no segmento dos pensos anti-inflamatórios, TransAct° LAT apresenta-se assim como uma solução para um problema que tem uma elevada prevalência junto da população e que afecta o quotidiano de muitos portugueses. Hoje, de acordo com a marca da Jaba Recordati, as principais causas das dores musculares estão ligadas essencialmente a dois factores: o exercício físico e a tensão ou o stress do dia-a-dia.
Em termos de targets, «são três os mais susceptíveis a este tipo de dor: os jovens que praticam desporto; as pessoas activas e que praticam algum tipo de desporto; e o target sénior ainda activo e que tem limitações funcionais mais frequentes originadas por outro tipo de patologia», salienta ainda a Product manager da Jaba Recordati.
Desta forma, a marca tem-se posicionado junto de doentes com patologias articulares e de todas as pessoas com um estilo de vida activo, de um modo geral, mas com especial incidência sobre os desportistas.
Para reforçar este posicionamento, em particular na área do desporto, a marca TransAct° LAT tem vindo nos últimos anos a apoiar modalidades como trail, golfe e vários desportos de mar, como o surf. Este ano, estreia-se no apoio a desportos como o padel, kickboxing e triatlo, através dos seus embaixadores.
Na Comunicação, o que distingue TransAct° LAT é o foco na solução e não no problema a (dor), aliás como tem comunicado ao longo destes anos, com um posicionamento focado nos desportos radicais e nas pessoas com uma vida activa no dia-a-dia —tudo situações onde precisamos de ter liberdade de movimentos.
Com esta estratégia de Comunicação, que é visível na recente campanha "E a ti, o que é que te liberta?", mas também em campanhas e acções anteriores, a marca TransAct° LAT tem vindo a consolidar a sua posição de liderança na categoria de pensos anti-inflamatórios em Portugal. Hoje, a marca do portefólio da Jaba Recordati responde por uma quota de mercado de 60% neste segmento, sendo que este indicador cresceu 2% em Março, em comparação com o período homólogo do ano passado (dados: IQVIA, YTD Março 2022, valores).
TransAct° LAT é líder da categoria e tem mantido esta posição ao longo dos anos. Pela satisfação dos resultados na utilização do produto, os consumidores ficam fidelizados à marca.
A pandemia de Covid-19 tem tido algum impacto negativo no bem-estar físico e mental da maioria da população, registando-se, de um modo geral, uma redução do exercício físico e da mobilidade, o que tem levado a um incremento da procura por produtos desta categoria no último ano, contribuindo para o aumento da quota de mercado de TransAct° LAT, apesar da concorrência crescente neste segmento.
Também tem conquistado novos consumidores, graças à sua forma diferenciadora —penso frio e com uma aderência cómoda e fácil de retirar pela ausência de substâncias colantes», destaca Ana Muche. «Os desportistas continuam a procurar o produto e identificam-se com os valores da marca. TransAct° LAT continua a ser top of mind dos consumidores e dos profissionais de saúde que o recomendam», assegura.
Olhando já para o futuro, os objectivos da Jaba Recordati para a marca TransAct° LAT passam por consolidar ainda mais esta posição de liderança na categoria. Com vendas (sell-out) na ordem dos 6,2 milhões de euros no ano passado (dados: IQVIA, Dez 2021, valores), as perspectivas da companhia farmacêutica passam por aumentar as vendas da marca em 11% este ano. «Consolidar a liderança é um objectivo, transmitindo valores de confiança para que os consumidores continuem a escolher TransAct® LAT como solução de bem-estar para os libertar das dores musculares e articulares», conclui a responsável.
TRANSACT LAT°(flurbiprofeno): medicamento não sujeito a receita médica, indicado no tratamento sintomático das situações de inflamação musculoes-quelética localizada. Deve ser interrompido aos primeiros sinais de rash, lesões mucosas ou outras manifestações de hipersensibilidade.
Ler cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consultar o seu médico ou farmacêutico. Jaba Recordati, S.A. Av. Jacques Delors, Ed. Inovação 1.2, Piso O- Taguspark, 2740-122 Porto Salvo, Tel. 214 329 500, Fax: 219151930, vwwv.jaba-recordati.pt, NIF 500492867.
Fonte: Marketeer