Comprar produto
recordati

Comprar

Ao selecionar continuar irá ser reencaminhado para um site de venda de produtos farmacêuticos devidamente autorizado.

Continuar

Escolha o Distrito

Escolha a loja online mais perto de si!

Como prevenir a prisão de ventre?

A melhor maneira de prevenir, e por vezes tratar, a prisão de ventre consiste numa combinação de exercício físico adequado, uma dieta rica em fibra e o uso esporádico de medicação adequada, como é o caso do laxante Microlax®.

Os vegetais, as frutas e o farelo são excelentes fontes de fibra. Muitas pessoas consideram útil ingerir, duas ou três vezes por dia, duas ou três colheres de sopa de farelo integral ou de cereais com alto teor em fibra. Para que seja eficaz, a fibra deve ser acompanhada pela ingestão abundante de líquidos. Quando se sofre de prisão de ventre é importante evitar alimentos como batatas e féculas, pão branco, bolos ou pastelaria branca e massas não cozinhadas com farinha de trigo integral. Deve se ainda evitar também comer bananas e maçãs e optar antes por ameixas e kiwis, por exemplo.  

O consumo regular de água e em quantidade adequada é fundamental para prevenir esta patologia. É extremamente importante que a alimentação seja equilibrada e diversificada, com muitas verduras e ingestão de líquidos.

 

A prisão de ventre infantil 

Na criança muitas vezes o problema aparece, mais frequentemente, durante as mudanças no seu quotidiano, como por exemplo na introdução de elementos sólidos na alimentação, ao retirar a fralda ou quando começam a ir para a creche ou escola. 

Fezes nas crianças

É extremamente importante que a alimentação da criança seja equilibrada, com muitas verduras e que haja muita ingestão de líquidos.

Para além disso, é muito importante que a criança se habitue a ir todos os dias à casa de banho, preferencialmente à mesma hora para criar rotinas, que adopte uma posição adequada para facilitar a dejecção, etc.

A tabela em epígrafe ilustra a “Escala de Bristol”. Esta é uma escala médica utilizada para classificar as fezes humanas, e serve para medir o grau de obstipação do paciente - desde a desinteria, passando pelo estado normal, e percorrendo a obstipação mais ou menos severa, até à obstipação cónica. 

Caso a criança se encontre obstipada, as fezes encontram-se geralmente entre o tipo 1 e o tipo 2. 

A prisão de ventre na criança é tão comum como no adulto.

 

Como solucionar a prisão de ventre infantil?

Quando as medidas de prevenção geral e de cuidados adicionais com a dieta e exercício físico da criança não solucionam o problema de prisão de ventre infantil, é necessário recorrer ao uso do laxante Microlax® ou do laxante Casenlax®.

Microlax® está indicado no tratamento sintomático da obstipação rectal ou recto-sigmóideia (prisão de ventre ou intestino preso), encopresis (excreção involuntária das fezes), obstipação durante a gravidez, obstipação associada ao parto e cirurgia (uso pré e pós-operatório) e preparação do recto e sigmóide para exames endoscópicos.

Evitar a utilização de Microlax® no caso de congestão hemorroidária, fissuras anais ou rectais e colites hemorrágicas. Medicamento não sujeito a receita médica. Ler cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consultar o seu médico ou farmacêutico.