Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade, onde poderá desactivar os mesmos.

OK
Comprar produto
recordati

Escolha o Distrito

Escolha a loja online mais perto de si!

Em linhas gerais, reduzir o cansaço implica aumentar a energia e a motivação física e/ou mental. O cansaço é um sintoma bastante comum hoje em dia. Principalmente se tivermos em conta que os nossos dias parecerem estar a ser cada vez mais preenchidos.

Mesmo assim, há várias soluções à disposição para reduzirmos o cansaço, cujas causas são muito variadas, como veremos. Antes, importa clarificar os seus sintomas. 

 

Sintomas de cansaço

Antes de mais, importa distinguir o cansaço da fadiga. A fadiga é a sensação de cansaço levada ao extremo. 

Ao mesmo tempo, é também importante sublinharmos o facto de o cansaço ser um sintoma, normalmente associado a outro tipo de condições que podem ser mais ou menos graves – desde a falta de sono regular até a uma luta com uma doença muito grave, como o cancro ou período de recuperação de um ataque cardíaco. 

A descrição acerca da sensação que o cansaço provoca difere de pessoa para pessoa, seja essa sensação física ou mental. Contudo, os termos utilizados tendem a incluir alguns conceitos comuns como a “falta de energia”, a “falta de motivação” ou a “dificuldade em concentrar-se”. 

Como já dissemos, as causas podem ser muito variadas. Mas, assumindo que as mesmas não se devem a uma patologia grave devidamente acompanhada por uma equipa médica, o mais certo é o cansaço ser motivado ora pelas tarefas exigentes do dia a dia, ora pela prática de alguns hábitos que devem ser corrigidos.

Por outras palavras, existem algumas formas que te podem ajudar a reduzir a sensação de cansaço diário. 

 

Como reduzir o cansaço?

Para reduzir o cansaço – ou seja, para aumentarmos a energia do corpo – existem alguns bons hábitos a cumprir. Partilhamos quatro dos mais reconhecidos:

dormir e descansar

Dormir e Descansar

Dormir as horas suficientes que o corpo precisa é um hábito saudável cada vez menos cumprido por parte da população. A verdade é que muitas pessoas simplesmente não dormem as horas que deveriam dormir para manterem toda a energia que precisam durante o dia e, por isso, reduzirem o cansaço que sentem.

Existem muitas razões para isso, que incluem os horários de trabalho existentes, as tarefas domésticas ou até dos hobbies que nos ajudam a relaxar.

Para reduzir o cansaço, a recomendação é que uma pessoa durma cerca de oito horas por dia, embora este número varie de pessoa para pessoa. Mesmo assim, existem alguns passos que nos ajudam a dormir e a descansar melhor: 

Manter uma rotina: deitar e levantar às mesmas horas, todos os dias; Relaxar/Desligar minutos antes de ir para a cama; Evitar sestas durante o dia.

comer melhor

Emagrecer e comer melhor

O peso do corpo também cansa. Por isso mesmo, emagrecer ajuda a manter ou a aumentar os níveis de energia diários e a reduzir o cansaço. Uma boa maneira de emagrecer e de, ao mesmo tempo, manter os níveis de energia ao longo do dia é “comer melhor”: não só seguir uma dieta saudável, mas também realizar refeições mais vezes ao longo do dia, embora mais pequenas.

Contudo, para emagrecer e reduzir o cansaço importa ser acompanhado por um profissional de saúde, uma vez que o metabolismo do corpo varia também de pessoa para pessoa.

reduzir o stress

Reduzir o stress

Embora a sensação de stress possa mesmo estar a causar o cansaço, reduzi-lo pode aumentar os níveis de energia. Existem várias formas de reduzir o stress ao longo do dia, desde exercícios de relaxamento especificamente desenhados para o efeito até à simples leitura de um livro ou uma sessão musical. Alguns estudos indicam também que as práticas de exercício regular ajudam a diminuir os níveis de stress. 

exercicio fisico

Praticar exercício físico

Quando estamos cansados, é normal que a última coisa que nos apeteça fazer seja exercício físico. Contudo, esta é uma ótima forma de reduzir o cansaço a longo-prazo. Até um simples passeio diário de 15 minutos pode ajudar!

Se não costuma fazer exercício físico, a recomendação é começar devagar e durante menos tempo até atingirmos as duas horas e meia de exercícios moderados semanalmente. Com o tempo, vais ver que o teu nível de cansaço vai começar a reduzir.

Guronenergy®

O Guronenergy® é o complexo multivitamínico e o suplemento para quem vive a vida de uma forma mais exigente. Seja para combater o cansaço físico ou a fadiga mental, o Guronenergy® pode ser a verdadeira resposta à pergunta “como ter mais energia”.

 

Causas do cansaço 

Como vimos, a falta de energia e o cansaço podem ter múltiplas causas, desde algumas condições como a Anemia ou o Hipertiroidismo, até a elevados níveis de ansiedade, stress ou depressão e ainda a falta de nutrientes essenciais ao organismo.

Importa diagnosticar a causa da manifesta falta de energia, principalmente quando a mesma é recorrente ou quando o cansaço é extremo.

Nestes casos em particular, recomenda-se uma consulta com um profissional de saúde, de modo a garantir um diagnóstico correto da situação. Em caso de dúvidas, consulte um médico ou um farmacêutico.

Jaba Recordati, S.A. | www.jaba-recordati.pt | Ref. 063.2022 | Jaba Recordati, S.A. Av. Jacques Delors, Ed. Inovação 1.2, Piso 0 – Taguspark, 2740-122 Porto Salvo

Siga Guronenergy® nas Redes Sociais: