Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade, onde poderá desactivar os mesmos.

OK
Comprar produto
recordati

Escolha o Distrito

Escolha a loja online mais perto de si!

A inulina é um tipo de fibra dietética pré-biótica que se encontra numa grande variedade de frutas ou vegetais, tais como a banana, as cebolas ou o trigo. Como pré-biótica que é, esta é uma substância que não é digerida pelo estômago, nem é absorvida. Pelo contrário, permanece na zona dos intestinos, ajudando no crescimento de bactérias benéficas para o corpo.

Como fibra dietética, a inulina pode ser também consumida com o intuito de ajudar a perder peso ou auxiliar no alívio da sensação de obstipação. Ao mesmo tempo, pode também ajudar a combater o colesterol, por exemplo, ou a gordura presente no sangue, embora mais estudos sejam necessários para comprovar os seus benefícios em cada um destes campos, em específico.

A inulina encontra-se naturalmente em milhares de plantas, em quantidades muito variáveis. Contudo, este pré-biótico pode hoje ser encontrado também em barras de cereais ou proteínas, em iogurtes ou outros subprodutos do leite e, em suplementos alimentares como o Guronenergy®.

 

O que é a inulina?

A inulina é uma fibra solúvel pré-biótica, constituída por frutose. A frutose não é degradada pelo nosso organismo e por isso vai servir para alimentar as chamadas bactérias “boas” dos intestinos.
Estas bactérias são responsáveis por converterem a inulina em ácidos gordos, no intestino. O aumento da quantidade destes acidos, faz diminuir o pH intestinal e consequentemente evita-se o crescimento de bactérias patogénicas responsáveis pelo aparecimento de algumas doenças.

A sua presença no ambiente que nos rodeia é tal que muitos seres humanos tinham o hábito de a consumir em quantidades muito superiores às que hoje encontramos no mercado.

Esta substância é utilizada maioritariamente para a substituição das gorduras ou dos açucares de muitos alimentos. 

Considerado um ingrediente muito versátil, em 2018, a Food and Drug Administration dos E.U.A. – organização responsável pela segurança alimentar dos Estados Unidos – aprovou-a como sendo uma fibra dietética utilizada para melhorar o valor nutricional de alguns produtos.

inulina

Para que serve a inulina?

Para além de manter a flora bacteriana saudável, a inulina tem como potenciais funções ajudar a prevenir a prisão de ventre, a reduzir os níveis de colesterol, a regular os níveis de açúcar no sangue e de ajudar a perder peso2.

Os seus benefícios para a saúde do ser humano são, por isso, variados, embora sejam necessários mais estudos para que possam ser efetivamente comprovados. Contudo, sabe-se já que a inulina é perfeitamente segura para ser consumida pela maioria das pessoas, desde que se comece por administrar doses pequenas3.

 

Benefícios da inulina

Dos potenciais benefícios da inulina, há dois que saltam à vista, para além daqueles associados ao facto de esta substância ser um pré-biótico benéfico para a flora intestinal: a promoção da saúde digestiva e a perda de peso3.
Proteger o corpo de algumas doenças implica manter um equilíbrio correto de bactérias saudáveis, no intestino. Assim, a inulina promove o crescimento deste tipo de bactérias e estas, por sua vez, ajudam a melhorar a digestão e a saúde do corpo, em geral1,3.

 Do mesmo modo, alguns estudos demonstram também que esta é uma substância que pode ajudar a perder peso4. Num estudo que decorreu ao longo de 18 semanas, um dos grupos de estudo recebeu inulina, tendo perdido significativamente mais peso do que o outro grupo utilizado para comparação de resultados.

 

Contra indicações da inulina 

A inulina pode ser considerada uma substância segura para consumo humano. Contudo, a sua posologia recomenda uma ingestão cuidada, começando por tomar dosagens pequenas, aumentando-as depois de forma gradual3
No caso de se encontrar grávida ou em fase de amamentação, ou ainda em caso de qualquer dúvida que lhe possa surgir, consulte o seu médico ou farmacêutico.

 

Guronenergy®

Em conjunto com os benefícios dos restantes componentes do Guronenergy®, como a taurina ou a cafeína, a inulina é um componente essencial para os efeitos benéficos do Guronenergy® – um complexo multivitamínico e o suplemento para quem vive a vida de uma forma mais exigente.

 

Contra indicações da inulina 

A inulina pode ser considerada uma substância segura para consumo humano. Contudo, a sua posologia recomenda uma ingestão cuidada, começando por tomar dosagens pequenas, aumentando-as depois de forma gradual. 
No caso de se encontrar grávida ou em fase de amamentação, ou ainda em caso de qualquer dúvida que lhe possa surgir, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Jaba Recordati, S.A. | www.jaba-recordati.pt | Ref. 063.2022 | Jaba Recordati, S.A. Av. Jacques Delors, Ed. Inovação 1.2, Piso 0 – Taguspark, 2740-122 Porto Salvo

Siga Guronenergy® nas Redes Sociais: