A colina é um nutriente com características muito semelhantes às das vitaminas do complexo B. O corpo humano utiliza este nutriente em várias reações químicas e apesar de ser produzida pelo fígado, a colina também se encontra em muitos alimentos, como por exemplo na carne, no peixe, nos vegetais ou nos ovos.
A colina é um elemento essencial para o sistema nervoso e para o normal funcionamento do cérebro, sendo utilizada maioritariamente para melhorar a memória e outras funções cognitivas em geral, e não se deve esquecer o seu papel fundamental no crescimento saudável das células corporais e no metabolismo do corpo2.
A colina é um nutriente fundamental que apoia algumas funções vitais do corpo humano. Como tal, é essencial para a saúde.
A colina, no nosso organismo, é utilizada na produção de um neurotransmissor, a acetilcolina, importante para a memória e para a aprendizagem2.
No entanto, a colina também está envolvida noutras funções, que incluem a metabolização das gorduras, a manutenção das células corporais, e a regulação da respiração ou do batimento cardíaco3.
No corpo humano, as funções da colina tendem a sobrepor-se às das outras vitaminas do complexo B. Contudo, uma das suas funções principais é a produção de neurotransmissores envolvidos na memória ou no controlo muscular, entre outras funções do cérebro e do sistema nervoso, inclusive a disposição da pessoa (humor)2.
Todas as células do corpo humano precisam de colina para manterem a sua integridade estrutural (encontra-se na membrana celular).
O nosso corpo é capaz de produzir colina, no entanto, infelizmente é incapaz de a produzir em quantidades suficientes2. Por isso, é necessário encontrarmos outras formas de a introduzir no nosso organismo. Normalmente, isto é feito através da alimentação ou da suplementação direta de nutrientes.
Além das funções vitais para o corpo humano, a colina apresenta vários benefícios muito próprios, desde uma melhoria das funções cognitivas até à proteção da saúde cardiovascular2,3.
Alguns estudos indicam também que a colina é capaz de melhorar o metabolismo do corpo humano, como comprovado num estudo, de 2014, realizado em atletas femininas3.
Outros estudos referem que existe a possibilidade de a colina poder ajudar a reduzir algumas complicações que possam aparecer durante a gravidez, ou no alívio dos sintomas da Fibrose Quística3. No entanto, é necessário realizar-me mais investigação para que os resultados possam ser devidamente comprovados.
A ingestão de colina não tem contraindicações de maior. Contudo, é sempre importante consultar o seu médico ou farmacêutico, uma vez que a dosagem necessária para cada pessoa depende de vários fatores, incluindo a idade ou o género.
A colina é considerada um nutriente fundamental, que se encontra presente em vários alimentos, mas também em suplementos, como é o caso do Guronenergy®.
Esta é uma substância que ajuda a melhorar as funções cognitivas e o normal funcionamento do metabolismo energético (produtor de energia), contribuindo para reduzir a fadiga e o cansaço. Estes benefícios juntam-se aos dos outros componentes do Guronenergy® como, por exemplo, o estado de alerta promovido pela cafeína.
Jaba Recordati, S.A. | www.jaba-recordati.pt | Ref. 063.2022 | Jaba Recordati, S.A. Av. Jacques Delors, Ed. Inovação 1.2, Piso 0 – Taguspark, 2740-122 Porto Salvo