Para muitas pessoas, a cafeína é uma das melhores maneiras de começar o dia, principalmente no seu formato mais reconhecido, a chávena de café. Isso acontece porque, a cafeína é um estimulante cujos resultados são praticamente imediatos. Por outras palavras, depois de ingerirmos uma pequena dose de cafeína, sentimos rapidamente os seus efeitos energéticos e o aumento dos nossos níveis de alerta. Contudo, a cafeína não está só presente no café. Na verdade, ela é um estimulante químico natural, presente em chás, em frutas como o guaraná, ou em produtos como a coca-cola e o chocolate, entre outros.
A cafeína estimula não só o coração, como também os músculos e até o sistema nervoso central (cérebro). Por isso mesmo, os seus efeitos podem ser variados, desde a melhoria da performance atlética até ao alívio de uma dor de cabeça.
A cafeína é uma substância química que faz parte da nossa cultura desde há milhares de anos, e é por isso que os seus efeitos energéticos são bastante reconhecidos pela sociedade. Assim, de uma forma geral, sabe-se que esta substância contribui para a redução de fadiga geral e o aumento da concentração1. Os seus inúmeros benefícios, para a saúde, já foram comprovados pela comunidade científica que, mesmo assim, aponta também alguns riscos1. Destes, o maior risco está associado à ideia de que a cafeína pode interferir com o sono, situação que só é verdadeira se forem administradas doses superiores à recomendada1.
A cafeína ajuda a manter o estado de alerta, mas este seu benefício nunca deve ser sobreposto aos benefícios e aos efeitos reparadores, que uma boa noite de sono, tem no nosso corpo e mente.
A cafeína é uma substância química com múltiplos benefícios. No entanto, importa referir que cada pessoa pode reagir de forma diferente a esta substância. Em doses ditas “normais” a cafeína tende a aumentar os níveis de energia e de concentração. Acima destas doses, os riscos de ansiedade ou insónias sobrepõem-se aos potenciais benefícios1.
Além das funções acima referidas, esta é uma substância química que também pode ser utilizada em associação com analgésicos, devido aos efeitos benéficos e sinérgicos que apresenta nas inflamações2.
Dos vários benefícios da cafeína, o mais reconhecido é a sua capacidade de melhorar o nosso estado de alerta, através de um aumento da energia cognitiva e o poder de raciocínio rápido3. Apesar de serem necessários mais estudos para comprovar estes benefícios a longo-prazo, estes já são reconhecidos pela EFSA – European Food Safety Agency – a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar3,4, 5.
Sempre que for tomada em doses pequenas ou nas que são recomendáveis, a cafeína não tem contraindicações de maior.
Quando for tomada em doses superiores à que é recomendada, esta pode provocar insónias, ansiedade e aceleração do batimento cardíaco, entre outros sintomas. Em caso de dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico, principalmente no caso de sofrer de algum tipo de problema cardiovascular, nomeadamente tensão arterial ou de ansiedade.
Em conjunto com os benefícios dos restantes componentes do Guronenergy®, como a taurina ou a inulina, a cafeína é um componente essencial para os efeitos benéficos do Guronenergy® – um complexo multivitamínico e o suplemento para quem vive a vida de uma forma mais exigente.
Saiba mais sobre:
O Guronenergy® é um suplemento alimentar energético, um complexo multivitamínico com taurina e vitaminas do complexo B e C, que contribuem para o normal metabolismo produtor de energia e para a redução do cansaço e da fadiga.
A taurina é um aminoácido – uma substância química – produzida naturalmente pelo corpo humano. Contudo, é preciso que exista uma fonte para que isso aconteça. Neste caso em particular, a fonte para o nosso corpo é mesmo o nosso próprio regime alimentar ou outro tipo de suplementos.
A glucoronolactona é uma substância química que se forma naturalmente no corpo humano, a partir da glicose. Contudo, esta encontra-se também presente em algumas plantas e noutros alimentos como os cereais ou as maçãs.
A inulina é um tipo de fibra dietética pré-biótica que se encontra numa grande variedade de frutas ou vegetais, tais como a banana, as cebolas ou o trigo. Como pré-biótica que é, esta é uma substância que não é digerida pelo estômago, nem é absorvida.
A colina é um nutriente com características muito semelhantes às das vitaminas do complexo B. O corpo humano utiliza este nutriente em várias reações químicas e apesar de ser produzida pelo fígado, a colina também se encontra em muitos alimentos, como por exemplo na carne, no peixe, nos vegetais ou nos ovos.
O suplemento alimentar tem por base a ideia de que há certos nutrientes que podem não ser consumidos em quantidades suficientes para a manutenção da nossa saúde, nomeadamente a física ou mental.
“Como ter mais energia” é uma pergunta cada vez mais comum nos dias de hoje. Os dias tem 24 horas, mas precisávamos de mais, porque a nossa rotina diária é cada vez mais intensa. Além das tarefas domésticas e laborais mais rotineiras, queremos manter um estilo de vida saudável.
Precisa de um "boost” de energia? O Guronenergy® é um suplemento alimentar energético que contribui para o normal metabolismo produtor de energia e para a redução do cansaço e da fadiga.
Comprar ProdutoReferência
063.2022
Bibliografia
1. https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/food-features/coffee/
2. https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/caffeine/
3. https://www.medicalnewstoday.com/articles/285194
5. European Food Authority. Disponível em www.efsa.europa.eu/en/efsajournal/pub/4102.