Ícone de UsuárioProfissionais de Saúde
JABA RECORDATI S.A. - Portugal

De acordo com a Faculdade Americana da Gastroenterologia, a Gastroenterologia é o estudo da função normal e das doenças do esófago, estômago, intestino delgado, cólon, recto, pâncreas, vesícula biliar, ductos biliares e fígado.

O que é a Gastroenterologia1?

A Gastroenterologia é uma especialidade médica dedicada ao estudo do aparelho digestivo, nomeadamente à sua estrutura, doenças e função.

O aparelho digestivo é composto pelo esófago, estômago, intestino delgado e intestino grosso e, ainda, pelos chamados órgãos externos, que são o fígado, pâncreas e vesicula biliar. Assim, todos estes são responsáveis pela digestão e absorção dos alimentos ingeridos, fazendo com que os nutrientes cheguem às células no nosso corpo. 

 

Áreas de atuação da Gastroenterologia

O gastroenterologista é um médico especializado em tratar doenças ou alterações relacionadas com o trato gastrointestinal, sendo que este vai desde a boca até ao ânus.

Desta forma, esta especialidade é responsável por áreas de atuação relacionadas com:

  • Digestão;
  • Dores de estômago; 
  • Cólicas intestinais;
  • Prisão de ventre;
  • Diarreia;
  • Outras. 

Esta especialidade também trata de outras patologias, como é o caso  da área de hepatologia que é responsável pelo fígado e vias biliares, a proctologia que diz respeito a investigação e análise de alterações ao nível do reto (hemorroidas, tumores, fissuras), a

Doença Inflamatória Intestinal que se enquadra, em muitos casos, na esfera das patologias autoimunes, e, ainda, a endoscopia digestiva que tem como objetivo servir de diagnóstico e tratamento para doenças no tubo digestivo (esófago, estômago e colorrectal).

 

Importância de cuidar do Sistema Digestivo

É de elevada importância cuidarmos do nosso sistema digestivo, para que este se encontre sempre o mais saudável possível e não provoque mau estar ou leve ao aparecimento de uma patologia grave. 

Um fator que tem impacto na saúde do nosso sistema digestivo são os nossos hábitos alimentares.

Dessa forma, torna-se importante termos preocupação e atenção ao que ingerimos e quando o fazemos. Quando praticamos uma alimentação que não se designe por saudável, aumentamos as probabilidades de desenvolver algum tipo de doença no nosso sistema digestivo, prejudicando a saúde. 

A Organização Mundial de Gastroenterologia afirma que 20% da nossa população possui doenças intestinais e, dessa amostra, 90% não recorrem a orientações dos médicos e realizando automedicação. 

 

Doenças Gastroenterológicas mais comuns em Portugal2

  • Doença de refluxo gastroesofágico; 
  • Hérnia do hiato;
  • Cancro do esófago; 
  • Úlcera péptica; 
  • Hemorroida digestiva; 
  • Cancro do estômago; 
  • Cancro colorretal; 
  • Pólipos colorretais; 
  • Diverticulose cólica; 
  • Doença de Crohn; 
  • Colite Ulcerosa; 
  • Litíase Biliar.

 

O que é uma Colonoscopia e uma Endoscopia3 e 4?

Porque é importante realizar estes exames?

Colonoscopia:

 A colonoscopia é um exame que permite a deteção de eventuais tumores/ cancros, pólipos e inflamações no intestino grosso, antes que estes atinjam uma fase muito avançada, funcionando assim como prevenção, e em muitos casos como tratamento (ex. retirada de pólipos).

É o método mais eficaz de rastreio de cancro colorrectal.

Este rastreio está recomendado a partir dos 50 anos, exceto quando há casos de cancro colorretal em familiares diretos. Nesse caso a colonoscopia pode ter indicação para ser feita mais cedo. Em alguns casos, pode ainda ajudar a entender a causa da existência de diarreias crônicas, sangramentos ou, ainda, anemia. 

Trata-se, por isso, de um exame invasivo que possui a capacidade de captar imagens em tempo real do nosso intestino grosso e da parte final do nosso intestino delgado. Para que tal aconteça, é introduzido um aparelho no ânus (colonoscópio) com progressão até ao cego. 

Para fazer uma colonoscopia é necessária uma preparação intestinal previa, que se inicia 2 a 3 dias antes da data do exame, com o regime diatético adequado (sem fibras). Horas antes do exame, o paciente tem que tomar um medicamento que promove uma diarreia de limpeza do colon e reto.


Endoscopia: 

A endoscopia é um procedimento que possui como objetivo observar claramente o tubo digestivo e os órgãos do sistema digestivo, para que seja possível detetar doenças como o refluxo gastroesofágico, cancro do estômago ou esófago, gastrite, dispepsia, etc. 

Tudo isto apenas é possível através de um tubo flexível (endoscópio) que na ponta está equipado com uma pequena câmara.

Este tubo é inserido através da boca, passando de seguida pela garganta até ao esófago, estômago e duodeno. 

Este exame é utilizado para diagnosticar várias doenças que afetam os órgãos que constituem o sistema digestivo, podendo ser realizado numa clínica, desde que se encontre devidamente equipada, ou num hospital. 

Na maioria das vezes, o exame é solicitado por um médico após o paciente se queixar com dores de estômago, dificuldades ou dores ao engolir, vómitos ou outro tipo de desconforto em regiões que dizem respeito ao sistema digestivo.

Outro objetivo deste exame é retirar objetos que possam ter sido engolidos pelo paciente de forma acidental, ou analisar a mucosa do esôfago, estômago ou duodeno através de uma biopsia, para detetar doenças.

A endoscopia é um exame com elevada importância de realizar, a partir de uma certa faixa etária, pois auxilia na deteção e prevenção de doenças graves que podem ser fulcrais para a qualidade de vida dos indivíduos.

 

Gastroenterologia na Jaba Recordati

A Jaba Recordati comercializa um conjunto de produtos muito utilizados nesta especialidade médica, como as marcas Microlax®, Casenlax®, Citrafleet®, Procto-Glyvenol®, Ulcermin®, Casenbiotic®, Cleenema®.

 


Referências:
1. Sociedade Portuguesa de Gastrentelogia. https://www.spg.pt/
2. Doenças Gastroenterológicas mais comuns. Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva. https://www.sped.pt/index.php/publico/doencas-gastrenterologicas-mais-comuns
3. Endoscopia.Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva. https://www.sped.pt/index.php/publico/exames-endoscopicos/endoscopia-digestiva-alta
4. Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva. https://www.sped.pt/index.php/publico/o-que-e-a-gastrenterologia

Ref. 026.2022 MP02/2022

Ler mais

Produtos para Gastroenterologia

ulcermin

Ulcermin®

Ulcera péptica (gástrica ou duodenal), esofagites de refluxo, e prevenção da ulcera de stress.

ver mais
Salazopirina EN

Salazopirina EN®

Artrite reumatoide, Doença de Crohn, inflamação intestinal

ver mais
phospho-soda

Phospho-soda®

Limpeza dos intestinos (cólon) antes de uma endoscopia, intervenção cirúrgica ou exame radiológico

ver mais