Sendo uma prioridade melhorar a qualidade de vida dos doentes, fornecendo-lhes medicamentos inovadores na área cardiovascular, o Grupo Recordati estabeleceu uma parceria com a com a Kowa Pharmaceuticals, uma empresa de Investigação Japonesa, para o lançamento de uma estatina inovadora na Europa.
As Dislipidémias são alterações metabólicas lipídicas, significa de uma forma geral, que há uma alteração nas taxas normais de gorduras no sangue. Os lípidos são responsáveis por várias funções (produção e armazenamento de energia, absorção das vitaminas, etc.) mas o excesso está relacionado com a aterosclerose (doença inflamatória crónica na qual ocorre a formação de placas que se formam na parede dos vasos, obstruindo o fluxo sanguíneo) A doença aterosclerótica é a principal causa de morte nos países desenvolvidos, incluindo Portugal.
O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. Para ser transportado através da corrente sanguínea ele liga-se a diversos tipos de lipoproteínas, partículas esféricas cuja superfície exterior é composta principalmente por proteínas hidrosolúveis.
Existem vários tipos de lipoproteínas, e elas são classificadas de acordo com a sua densidade. As mais importantes são: o LDL (lipoproteínas de baixa densidade), o tão chamado "mau colesterol" e o HDL (lipoproteínas de alta densidade) o "bom colesterol.
Em níveis muito elevados, pode aderir à parede das artérias dificultando a passagem do sangue e entupir as artérias causando aterosclerose.
Em níveis elevados, permite proteger as artérias ajudando a remover o LDL do organismo.
A dislipidémia é causada quando ingerimos uma dieta rica em colesterol e gorduras, quando o organismo produz níveis elevados de colesterol e triglicéridos.
Ter uma dieta inadequada, sedentarismo, obesidade, fatores genéticos, fumar são fatores de risco para o desenvolvimento da Dislipidémia. Existem outras doenças que interferindo com o metabolismo, como a Diabetes, hipotiroidismo, ou uso de alguns medicamentos como os corticóides. Independentemente da causa, a Dislipidémia pode causar Doença Cardíaca grave.
Para mais informações, consulte o site:
Internacional da Recordati - www.recordati.it
Infomed no site do Infarmed