Hemorroidas na Gravidez

Ter hemorróidas na gravidez é bastante comum devido ao aumento do peso corporal e da pressão exercida na região pélvica, à prisão de ventre e ao aumento da quantidade de sangue que circula pelo corpo da grávida. Todos estes factores provocam dilatação e inchaço das veias da região anal, originando as hemorróidas.

As hemorróidas podem aparecer em qualquer trimestre da gestação, mas são mais frequentes a partir do segundo, pois o aumento do peso e da pressão exercida na pélvis é maior. No entanto, elas tendem a desaparecer no pós-parto, no máximo passados 3 meses.

 


 

Adaptado de www.tuasaude.com acedido a 20 de Dezembro de 2017

Hemorróidas no Pós-Parto

As hemorróidas no pós-parto são bastante comuns e, durante o puerpério, podem ser bastante dolorosas.

Na verdade, algumas mulheres têm hemorróidas durante a gravidez, especialmente, se já as tiveram antes de engravidar. Na maioria dos casos, desaparecem de forma espontânea ou com a ajuda de alguma medicação, pouco depois do bebé nascer.

A gravidez faz com que as mulheres fiquem mais propensas a desenvolver hemorróidas, assim como varizes nas pernas ou, inclusivé, na vulva.

O crescimento do útero pressiona as veias pélvicas e a veia cava inferior que recebe o sangue dos membros inferiores. Esta pressão dificulta o retorno do sangue da parte inferior do corpo, aumenta a pressão sobre as veias abaixo do útero e provoca inchaço. A somar a tudo isto, o próprio esforço do parto também pode agravar as hemorróidas no pós-parto.

 


 

Adaptado de www.vidaativa.pt acedido a 20 de Dezembro de 2017