27 SETEMBRO 2019

Uma Vida mais Saudável!

 

Thordis Berger | Medical Director & Regulatory Affairs Jaba Recordati S.A.

Dra. Thordis Berger

Medical Director & Regulatory Affairs Jaba Recordati S.A.

 


A saúde tem impacto em todas as áreas da nossa vida. Seguem abaixo 7 dicas que podem contribuir para uma vida com mais qualidade e saúde.


 

  1. Controlar da pressão arterial

    A hipertensão arterial é o principal fator de mortalidade e morbilidade no mundo e a sua modificação é eficaz na prevenção da doença cardiovascular.

     

  2. Controlar o colesterol

    O colesterol elevado contribui para a formação da arteriosclerose, uma doença que se caracteriza pelo entupimento das artérias devido a presença de placas de gordura que se acumulam nas paredes do vaso sanguíneo. Ao controlar o colesterol está a prevenir o bloqueio das artérias.

     

  3. Reduzir a ingestão de açúcar

    A maioria dos alimentos que comemos é transformada em glicose (ou açúcar) e é utilizada pelo corpo como fonte de energia. No entanto, o seu consumo em excesso pode resultar na redução da ingestão de alimentos de elevado valor nutricional e no aumento da ingestão energética total, promovendo uma alimentação desequilibrada, o ganho de peso e o aumento do risco de desenvolvimento de doenças crónicas não transmissíveis – como obesidade, diabetes mellitus tipo 2 e dislipidemias.

     

  4. Ser ativo

    Ter uma vida ativa é um dos melhores presentes que pode dar a si mesmo e aqueles que ama. Simplificando, atividade física diária aumenta o tempo e a qualidade de vida.

     

  5. Comer melhor

    Uma dieta saudável é uma das suas melhores armas para manter ou melhorar a sua saúde. Uma alimentação saudável contribuiu também para sentir-se bem, dar-lhe mais energia e vitalidade.

     

  6. Manter um peso saudável

    O excesso de peso é provavelmente o principal problema de saúde pública em Portugal, afetando mais de 50% da população adulta. Tem implicações sérias no aparecimento e curso de diferentes patologias como a diabetes, a doença cérebro e cardiovascular, a patologia osteoarticular e a generalidade dos cancros.

     

  7. Parar de fumar

    Os fumadores têm um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Se fuma, parar de fumar é a melhor coisa que pode fazer pela sua saúde.

     


 

Referências:

Life's Simple 7; American Heart Association (AHA)

Programa Nacional de Intervenção Integrada sobre Determinantes da Saúde Relacionados com os Estilos de Vida; DGS

Obesidade: optimização da abordagem terapêutica no serviço nacional de saúde; DGS