28 FEVEREIRO 2019

Reforçar o impacto positivo junto dos colaboradores


A Jaba Recordati é uma empresa do sector farmacêutico com cerca de 130 profissionais, dos quais 80% constituem a equipa comercial que opera no território nacional e ilhas.



Esta particularidade em termos de estrutura da organização faz com que a necessidade de garantir uma boa estratégia de Comunicação Interna esteja identificada como um factor crítico para o sucesso da empresa.

Após o recrutamento e selecção de novos colaboradores, estes são admitidos na empresa e têm o seu primeiro contacto formal com a Comunicação Interna, através do Programa de Acolhimento e Integração da Jaba Recordati. Este momento de acolhimento na chegada à organização tem especial impacto nos novos colaboradores, influenciando a forma como assimilam a cultura, os valores, a missão e a estratégia da empresa. É também uma forma de provocar comportamentos e atitudes que se querem corporativas e que demonstrem a assimilação do ADN da Jaba Recordati. Ao mesmo tempo, este momento serve como facilitador na integração do colaborador como membro pleno da organização.

Está também demonstrado que os colaboradores bem integrados tendem a ajustar-se de forma mais rápida à função e à organização, tendem a demonstrar maior empenhamento organizacional e mantêm-se mais tempo na empresa, apresentando níveis superiores de desempenho e ascendendo mais rapidamente na carreira.

 


A Jaba Recordati reviu todo o seu processo de acolhimento e integração dos novos colaboradores, de forma a reforçar o impacto positivo. 

Programa de Acolhimento Jaba Recordati


 

De forma a reforçar o impacto positivo deste momento tão importante no percurso organizacional dos novos colaboradores, a Jaba Recordati reviu o seu processo de acolhimento e integração.

Este processo tem um programa formal através do qual a empresa pode comunicar aos novos colaboradores informação e formação consonante com as suas políticas e estratégia.

O programa de Acolhimento e Integração da Jaba Recordati tem a duração de 15 dias e compreende:

  • Boas-vindas oficiais e entrega de Kit de Acolhimento;
  • Apresentação feita por todas as direcções da Companhia, chefia directa e apresentação aos colegas da equipa;
  • Preenchimento de documentação;
  • Comunicação de políticas e procedimentos da empresa;
  • Visita às instalações;
  • Formação Técnica e de Produtos, Compliance, RGPD e Soft Skills.

 

Disponibilizar documentação fundamental sobre a vida da empresa e respectivas políticas, assim como os procedimentos são algumas das acções importantes no acolhimento e integração de um novo colaborador. 

Apesar de existir muita comunicação e informação relevante disponível, nomeadamente na Intranet e nas instalações da empresa, consideramos ser também muito importante oferecer algo "fun" que os colaboradores possam levar e ter com eles.

Por esse motivo, desenvolvemos um kit de Integração que reúne um conjunto de peças essenciais e algumas com esta componente "fun" para que conheçam mais sobre a cultura e valores da empresa.

Este kit é composto por:

  • Manual de Acolhimento: peça principal user-friendly e o mais intemporal possível. Este manual permite ao novo colaborador conhecer a organização e o negócio, envolvendo-o na missão, na estratégia e na forma de ser e estar Jaba Recordati.
  • Vouchers de desafios: com a finalidade de promover a partilha de know-how dentro da Jaba Recordati e reforçar a socialização, disponibilizamos um conjunto de vouchers personalizados para os colaboradores trocarem entre si de modo a partilharem conhecimento. Os vouchers são uma óptima maneira de incentivar os colaboradores a criarem laços laborais. Sendo personalizáveis, podem ter várias finalidades, como partilha de conhecimento, experiências, know-how, entre outros. Compreende um conjunto de 15 vales com dinâmica de desafios e reconhecimento. 
  • Frasco de "comprimidos" Recordatix de activação de cultura, com uma dose extra para potenciar a performance da equipa no dia-a-dia. Esta é uma forma criativa e "fun" de acolhimento. 
  • Cartão de Boas-Vindas: um encarte com foto do colaborador e mensagem de boas-vindas manuscrita e personalizada. 
  • Diário de Bordo: durante o primeiro mês na Jaba Recordati convidamos os novos colaboradores a registar no diário de bordo os maiores desafios com que tiveram que lidar assim como sugestões de melhorias no futuro. Será uma ferramenta muito útil para conhecer o ponto de vista de alguém que contactou com outras realidades e que inicia agora o seu percurso na Jaba Recordati. O seu feedback é precioso.
  • Lápis e caneta touch Jaba Recordati para usar no dia-a-dia.

Kit de Acolhimento Jaba Recordati

Manual de Acolhimento Jaba Recordati

Diário de Bordo Jaba Recordati

Adicionalmente, desenvolvemos novos templates Word e Powerpoint com a mesma linguagem gráfica para utilizar nas diversas apresentações da empresa e também na Internet. Este reforço feito no primeiro momento de Comunicação Interna ao novo colaborador foi desenvolvido com vista a:

  • Facilitar a integração dos novos colaboradores na empresa;
  • Promover e acelerar o processo de aculturação e adaptação à organização;
  • Concretizar a transformação de outsider a membro pleno da organização.

 

Está demonstrado que todo este processo influencia significativamente e potencia o ajustamento pessoa-organização, melhorando os níveis de satisfação, incrementando o empenhamento, decrescendo o stress, incrementando a confiança na gestão, reduzindo os conflitos, melhorando o desempenho organizacional e reduzindo as intenções de saída.

 


No primeiro mês na Jaba Recordati convidamos os novos colaboradores a registar no diário de bordo os maiores desafios com que tiveram que lidar. 


 

O kit foi apresentado a toda a empresa na primeira reunião de ciclo do ano, no passado mês de Janeiro, tendo sido a aceitação e feedback muito positivo por parte dos colaboradores.

Acreditamos que este constitui mais um reforço importante da nossa estratégia de Comunicação Interna com impactos que esperamos muito positivos.

 

Por Ana Porfírio | Directora de Recursos Humanos da Jaba Recordati

 


 

Fonte: Human Resources Portugal | 28-02-2019


notícias relacionadas
Valorizar o activo humano - Entrevista a Ana Porfírio
28 FEVEREIRO 2019
Valorizar o activo humano - Entrevista a Ana Porfírio

Esta é a terceira vez que a Jaba Recordati marca presença no Índice da Excelência e as taxas de participação dos colaboradores têm sido bastante elevadas.