A marca de pensos anti-inflamatórios transdérmicos TransAct® foi introduzida no mercado português em 1995 por uma companhia farmacêutica entretanto desaparecida do mercado. Na altura, foi lançado como um medicamento sujeito a receita médica, isto é, apenas podia ser vendido mediante prescrição médica. Em 2009, a marca é adquirida pela empresa farmacêutica italiana Recordati, entrando numa nova fase de expansão, sendo desde logo relançada, em termos de comunicação, junto dos profissionais de saúde. Mais tarde, em 2012, dá-se a mudança de estatuto para medicamento não sujeito a receita médica, que viria a ser determinante. «Esta alteração regulamentar veio permitir uma dinâmica promocional totalmente diferente. A possibilidade de promoção "direct to consumer" veio abrir um conjunto de perspectivas totalmente diferente, além de permitir o acesso ao produto por um número muito maior de utilizadores, com os consequentes benefícios para a sua qualidade de vida», afirma Rui Rijo Ferreira, director de Marketing da Jaba Recordati, a subsidiária portuguesa da Recordati.

 

TransAct®Lat - Por uma Vida Activa

 

Hoje, TransAct® é um produto desenvolvido no Japão por uma companhia farmacêutica especializada em pensos transdérmicos e comercializado pela Jaba Recordati no mercado português e nos países de língua oficial portuguesa.

O produto destina-se aos adultos com dores músculo-esqueléticas, quer como consequência de doenças reumáticas, quer como resultado da actividade do dia-a-dia ou resultante de situações traumáticas.

 

Ondas de comunicação

Actualmente, TransAct® é o «líder destacado» do mercado nacional de pensos anti-inflamatórios transdérmicos, com 62% de quota de mercado e vendas superiores a 430 mil unidades (números de 2017). De resto, este é um segmento de mercado que tem apresentado dinamismo nos últimos anos. «No passado recente, outras marcas surgiram, algumas delas completamente novas, outras como extensões de linha de marcas globais já presentes no segmento dos anti-inflamatórios de aplicação tópica [directamente na pele]. Em geral, podemos afirmar que a entrada destes novos players foi positiva, porque fez alargar o mercado e colocou alguns desafios na promoção de TransAct®», sublinha Rui Rijo Ferreira.

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Desde que passou a medicamento não sujeito a receita médica, já nas mãos da Jaba, a marca TransAct® passou também a ser comunicada junto do público em geral. Com efeito, nos últimos anos, a marca tem sido bastante activa em termos de comunicação, sob o claim "Passa por cima da dor".

Os desportos de mar, em particular, têm sido o território de comunicação por excelência da marca, que assim pretende divulgar os benefícios do seu produto junto de um target adulto com uma vida activa, destacando-se o patrocínio à Federação Portuguesa de Vela (FPV), no âmbito da qual tem vindo a apoiar, desde 2015, diversas competições organizadas pela federação. «A vela foi um importante instrumento no desenvolvimento da civilização, e hoje é fundamentalmente um desporto que apela a um estilo de vida saudável com uma boa condição física e que implica uma forte adaptabilidade às condições externas e a rápida capacidade de resposta com um objectivo claro traçado. Estas são características muito semelhantes aos valores da nossa companhia. Assim, a associação deste desporto com o nome TransAct® faz todo o sentido», frisa o director de Marketing da Jaba Recordati.

 

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Além do patrocínio à FPV, a marca TransAct® apoiou recentemente a regata Sol e Mar, que está inserida num circuito de regatas offshore (mar aberto), destinadas a dois tripulantes. «Pelas suas características, são regatas duras do ponto de vista físico e que se enquadram perfeitamente nos valores da marca», reforça o responsável.

Ainda nos desportos de mar, TransAct® apoia o surfista Pedro Coelho, numa aposta que «representa exactamente um dos segmentos para quem o TransAct® é mais importante, ao minimizar as consequências menos positivas da actividade física, nomeadamente ajudando a limitar a interrupção da actividade física regular». «Além disso, embora sendo um atleta de sucesso, ainda não pode ser considerado uma figura pública e, como tal, pode ser apoiado por TransAct®. Este último aspecto, paradoxalmente, é um factor importante de escolha no que toca a apoios individuais, porque o estatuto do medicamento impede a utilização de figuras públicas na sua promoção. Por outras palavras, quando o Pedro se tornar uma figura pública de relevo, teremos de parar este apoio», esclarece Rui Rijo Ferreira.

 

Conquistar notoriedade

Além dos desportos de mar, a Jaba Recordati tem vindo a activar a marca TransAct® em muitas outras modalidades, desde o golfe, basquete, futsal, futevólei, trial e running até ao crossfit e às corridas de 10 km. O objectivo, garante Rui Rijo Ferreira, é dar a conhecer os benefícios que TransAct® pode trazer a todos os desportistas. «O target de TransAct® em termos de comunicação é o adulto activo que, independente da idade, procura manter-se em forma através da prática de exercício físico e de um estilo de vida saudável. Desta forma, a marca distancia-se das pomadas e cremes anti-inflamatórios que estão conotados com o idoso e com uma atitude passiva face à dor», explica.

 

TransAct®Lat - Por uma Vida Activa

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Ainda de acordo com o responsável, a campanha multimeios e as acções de acti- vação que a marca tem desenvolvido têm contribuído para aumentar os níveis de no- toriedade. «O principal objectivo é tornar TransAcr num produto top of mind nas si- tuações de dor localizada músculo-esque- lética. Os resultados obtidos dizem-nos que há já uma importante fatia de consumidores que nos vêem como tal, mas, quando anali- samos as vendas de outras classes como os cremes ou as pomadas de acção anti-infla- matória, verificamos que ainda temos mui- to espaço para crescer. Tendo em vista estes objectivos, a aposta tem sido num mix de meios que permitem uma abrangência de co- municação, desde a sponsorização de even- tos desportivos amadores e profissionais à realização de campanhas de merchandising nos pontos de venda, bem como a presença no digital e nas redes sociais. Tudo isto su- portado por campanhas de TV (cabo e FTA) rádio, mupis, ATM, entre outros canais», detalha o responsável.

Já no ponto de venda, adianta, a estratégia da empresa farmacêutica «passa por aumentar a presença de TransAct® através de merchandising específico e pela formação e informação do profissional que atende ao balcão da farmácia e que tem um papel determinante na escolha final do consumidor».

Certo é que, hoje, o consumidor português encara a marca TransAct® «como o penso anti-inflamatório, de longe, mais eficaz, que tem um custo unitário mais acessível e é o mais fácil de utilizar».

 


TransAct® (flurbiprofeno) - Medicamento não sujeito a receita médica, indicado no tratamento sintomático das situações de inflamação músculo-esquelética localizada. Deve ser interrompido aos primeiros sinais de rash, lesões mucosas ou outras manifestações de hipersensibilidade. Ler cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consultar o seu médico ou farmacêutico.
Jaba Recordati, S.A. Lagoas Park, 5C - 3.°, 2740-245 Porto Salvo | Tel. 214 329 500 | Fax: 219 151 930 | www.jaba-recordati.pt | NIF 500492867.


 

Fonte: Marketeer | 30-11-2018