31 AGOSTO 2020

Há quase 100 anos a cuidar da nossa saúde

Desde 1927 que a Jaba Recordati faz parte da vida (e da saúde) dos portugueses. Com um percurso recheado de inovação, a empresa tem também os olhos postos no futuro. Reforçar a sua posição na área terapêutica da psiquiatria é apenas um dos objectivos.

A história do Grupo Jaba começou em 1927 na Farmácia Universal, em Lisboa, pelas mãos do farmacêutico José António Baptista d'Almeida (J.A.B.A.). Inicialmente, a empresa dedicou-se à actividade de farmácia e ao comércio de especialidades farmacêuticas. Ao mesmo tempo, desenvolveu a produção de alguns produtos, cujas vendas atingiram relevo durante a II Guerra Mundial.

Nos anos 50, a companhia estabeleceu contratos de licença de fabrico e distribuição com diversas empresas, desenvolvendo assim a actividade industrial de produção, com um dinamismo que permitiu ao grupo preparar quase todas as formas farmacêuticas.

No início da década de 80, face à crescente necessidade de modernização, o grupo construiu uma fábrica na Abrunheira (Sintra). Com cerca de 4500 m2 de área total, esta unidade contém sectores de produção específica de sólidos e de injectáveis, cremes, líquidos e supositórios, cumprindo as normas internacionais de produção.

No virar do século, com o objectivo de reforçar ainda mais a sua capacidade de produção, o Grupo Jaba investiu 16 milhões de euros numa nova fábrica, também localizada na Abrunheira. Dispondo de uma área de 3800 m2, estas instalações estão vocacionadas para o fabrico e embalagem de comprimidos, cápsulas e saquetas (líquidos e sólidos), permitindo uma capacidade total de produção de 400 milhões de comprimidos/saquetas e nove milhões de embalagens por turno/ano.

O ano de 2006 ficou marcado por uma operação que viria a mudar o rumo da empresa: o Grupo Jaba é adquirido pelo grupo italiano Recordati, no que representou um passo decisivo para a consolidação das suas áreas de negócio, bem como de centros de Investigação & Desenvolvimento (I&D) modernos, capazes de garantir o desenvolvimento da organização dentro de um sector vital para a saúde e qualidade de vida dos consumidores portugueses.

Ao integrar a Recordati, a Jaba Farmacêutica manteve a quase totalidade do seu portefólio local e incorporou marcas da Recordati, muitas das quais não estavam ainda presentes no mercado nacional. Após esta integração, a companhia passou a designar-se em Portugal como Jaba Recordati, mantendo dessa forma a marca Jaba bem viva.

 

Inovar no portefólio...

Hoje, a Jaba Recordati posiciona-se como uma companhia farmacêutica que comercializa produtos inovadores em diferentes áreas terapêuticas. Numa vertente exclusiva para utilização por profissionais de saúde, a empresa comercializa uma vasta gama de medicamentos sujeitos a receita médica inovadores nas áreas cardiovascular, urologia, gastroenterologia, pediatria, psiquiatria, entre outras.

A empresa está ainda presente na área dos suplementos alimentares e biológicos, nomeadamente os probióticos, onde se destacam marcas como Biogaia e Casenbiotic, e tem uma presença forte no mercado dos produtos de venda livre (não sujeitos a receita médica), respondendo por marcas como Guronsan, Microlax, Transact Lat, Aloclair, Procto-Glyvenol, Euphon, entre outras.

«A área de negócio com maior peso continua a ser a dos medicamentos sujeitos a receita médica, que representa cerca de 70% do turnover da companhia, seguindo-se as áreas de medicamentos de venda livre e os probióticos. Por último, com um peso menos significativo, está a área de genéricos, onde temos um portefólio de mais de 40 moléculas», detalha Rui Rijo Ferreira, director de Marketing da Jaba Recordati.

Este ano, a pandemia de Covid-19 tem apelado à criatividade e capacidade de inovação das empresas portuguesas, e a Jaba Recordati não é excepção. Enquanto companhia farmacêutica, a prioridade foi, desde o início da crise epidemiológica, assegurar o fornecimentos dos seus medicamentos e marcas. «No início do confinamento houve uma autêntica corrida aos medicamentos para as doenças crónicas. Esta procura, acima das expectativas, obrigou a um grande esforço logístico e a criar backups produtivos para evitar rupturas», recorda Rui Rijo Ferreira. «Em cima disso, tínhamos uma mudança de instalações programada para o dia 1 de Abril, mas o início do confinamento obrigou-nos a antecipar esta mudança», confidencia.

Segundo o responsável, os objectivos da empresa ao nível da inovação estão bem traçados e não serão beliscados pela pandemia: «Nos medicamentos sujeitos a receita médica, a urologia, a psiquiatria e a área cardiovascular continuarão a ser áreas prioritárias. Também os probióticos estão no nosso horizonte e um forte investimento está a ser feito na área dos produtos de venda livre.»

«A inovação é essencial para uma companhia farmacêutica. É o seu futuro. A Jaba Recordati não é excepção, mas a inovação para nós não é só ao nível do produto mas também dos métodos dos processos e da comunicação», reitera Rui Rijo Ferreira, garantindo que a empresa vai «sair mais forte da pandemia, porque as inovações introduzidas deram-nos experiência em áreas onde ainda não tínhamos grande expertise».

... e na comunicação!

Em termos de estratégia de comunicação, a Jaba Recordati tem como desafio consolidar, em simultâneo, a marca institucional mas também as suas marcas comerciais. Isto porque, tratando-se de uma empresa farmacêutica, a empresa dirige-se a públicos-alvo muito distintos, como é o caso dos profissionais de saúde e dos pacientes, que exigem também uma comunicação diferenciada.

«Para uma companhia farmacêutica, a marca institucional é fundamental para o profissional de saúde, porque é o garante de qualidade e confiança. Para o público, o importante é a marca do produto que consome e não tanto a companhia que o produz», explica Rui Rijo Ferreira. E exemplifica: «Transact Lat é o antiinflamatório em penso transdérmico mais consumido em Portugal. Tem uma notoriedade elevadíssima, mas poucos dos seus milhares de consumidores saberão que é um produto da Jaba Recordati. O mesmo acontece com Microlax e Guronsan, ou com produtos que muitos tomam para baixar o colesterol, controlar a hipertensão arterial ou para a próstata, por exemplo.»

Neste contexto, a estratégia de comunicação e marketing, assim como o tom de comunicação, varia também consoante as áreas de negócio em que a empresa está envolvida. Assim, no caso dos medicamentos sujeitos a receita médica, que para se manterem actuais necessitam de um permanente desenvolvimento clínico, é necessário implementar uma comunicação muito especializada e de cariz técnico-científico.

Nesta situação particular em que vivemos, em que as relações presenciais estão mais reduzidas, a empresa sentiu necessidade de inovar na forma de comunicar com o profissional de saúde, desenvolvendo ferramentas próprias no meio digital.

Por outro lado, na área dos medicamentos de venda livre, onde a Jaba Recordati actua com marcas com bastante longevidade no mercado, a estratégia passa sempre por refrescar a comunicação destas marcas e «evitar que sejam percebidas pelo consumidor como marcas maduras».

«Por exemplo, Transact é uma marca com muitos anos de mercado, mas a sua comunicação é sempre jovem, dinâmica e, de alguma forma, irreverente. A próxima campanha, que irá para o ar em Setembro, é um bom exemplo disso. Afastámo-nos do tradicional padrão de comunicação deste tipo de produtos, sempre muito convencional, para falarmos nas situações que podem beneficiar de Transact, mas sempre de uma forma jovial e irreverente», salienta o director de Marketing da Jaba Recordati.

Ainda ao nível da marca institucional, a vertente de responsabilidade social corporativa tem assumido um peso relevante na actuação da Jaba Recordati. Neste campo, a empresa tem colaborado com diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), através de apoios financeiros, mas sobretudo através de trabalho voluntário dos seus colaboradores, que têm «aderido de forma massiva» às diversas iniciativas promovidas pela companhia. A última foi realizada no Jardim Zoológico de Lisboa, onde, além do patrocínio ao Parque Arco-Íris, a Jaba Recordati ajudou à recuperação das respectivas instalações.

Em termos de iniciativas de responsabilidade social dirigidas ao público interno, destaca-se a Academia Recordati, projecto que contribuído para o desenvolvimento de competências dos colaboradores da empresa, através de diversas parcerias, a última das quais uma pós-graduação em Marketing Digital, que envolveu um número alargado de quadros da companhia.

Objectivos para o futuro

Nos últimos anos, a Jaba Recordati tem também vindo a consolidar o seu plano de internacionalização, com enfoque no continente africano. A empresa exporta para países como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique, mas recentemente entrou também na Nigéria e na Mauritânia.

«Estes mercados são substancialmente diferentes dos europeus, quer em dimensão, quer em organização, exigindo da nossa parte uma capacidade de adaptação e uma criatividade logística dignas de nota. Mais do que a sua dimensão do negócio, o desafio de fazer chegar produtos de qualidade às respectivas populações constitui um exercício fortemente recompensador», sublinha Rui Rijo Ferreira.

A internacionalização é, desta forma, um dos pilares da estratégia da marca. Para este ano, além de querer minimizar os efeitos negativos da pandemia, a Jaba Recordati tem também como grande objectivo «afirmar-se como uma companhia de referência na área da psiquiatria, em particular no tratamento da esquizofrenia. Em conjunto com o desenvolvimento do negócio dos medicamentos de venda livre, são estes os dois principais objectivos estratégicos», revela o director de Marketing da Jaba Recordati.

 

Reabilitação do Parque Arco-Íris

Em Fevereiro deste ano, e depois de um processo de reabilitação, o Jardim Zoológico de Lisboa inaugurou o novo Parque Arco-íris, o espaço que desde 2001alberga os Lórios, pequenos papagaios coloridos das ilhas do sudeste asiático e algumas partes da Austrália. A Jaba Recordati apadrinhou o espaço e foi também a principal responsável pela sua reabilitação.

Os funcionários da companhia foram parte integrante da renovação da instalação, através de uma acção de voluntariado em que efectuaram trabalhos de melhoramento no parque. Os colaboradores ajudaram a limpar e a jardinar o terreno, a recuperar as estruturas de madeira, a construir os ninhos das aves e a afixar vários materiais gráficos. A parceria entre o Jardim Zoológico de Lisboa e a Jaba Recordati terá a duração de pelo menos dois anos.

 


 

Fonte: Marketeer