Lançado em 1968, Guronsan® está a celebrar meio século no mercado português. O produto, que começou a ser comercializado como sujeito a receita médica focado no tratamento hepático, evoluiu e é hoje utilizado inclusive como suplemento para desporto.


 

Guronsan® - 50 anos a revitalizar

 

50 anos que o consumidor português utiliza Guronsan®, o desintoxicante que tem vindo a ser utilizado em diversas ocasiões e assume-se, hoje, como muito mais que o produto para curar ressacas, sendo, sim, um aliado para um dia-a-dia com mais energia.

Quando foi lançado no mercado português, em 1968, Guronsan® era um medicamento sujeito a receita médica, promovido em exclusivo à classe médica. Foi apresentado como um desintoxicante hepático, útil para doentes polimedicados ou doentes que, por algum motivo, tivessem a actividade hepática sobrecarregada. «Era único e inovador nessa altura, tendo de imediato obtido sucesso comercial. Ainda hoje podemos dizer que é único. Não existe mais nenhuma solução no mercado com a fórmula Guronsan®», afirma Rui Rijo Ferreira, director de Marketing da Jaba Recordati, que detém a marca Guronsan®.

Este produto manteve a mesma classificação durante aproximadamente 25 anos. Embora já com elevado sucesso comercial, observava-se uma necessidade de tornar o produto mais facilmente acessível ao consumidor. Assim, um dos momentos mais determinantes foi quando a marca alterou o estatuto quanto à prescrição, e passou a medicamento não sujeito a receita médica, uma vez que essa alteração abriu novas oportunidades em termos de comunicação e marketing: Guronsan® passou a poder dirigir-se ao público em geral e a ter um preço não regulamentado, entre outras diferenças.

«Outro momento marcante é o que vivemos actualmente: o reposicionamento da marca. No passado, o combate aos efeitos da ressaca foram um ponto muito explorado e com bastante sucesso junto do consumidor. Neste momento queremos alargar essa percepção a outros campos de acção e, consequentemente, a outros targets etários que podem vir a tirar partido de Guronsan® com igual sucesso», afirma o director.

Actualmente, Guronsan® posiciona-se como um desintoxicante completo. A sua acção sobre o fígado não é exclusiva ao álcool. Guronsar® tem como constituinte a Glucoronamida (uma substância que existe naturalmente no nosso corpo) que vai ajudar o nosso organismo a eliminar várias toxinas de forma mais rápida.

«Aos poucos, a percepção de que Guronsan® é um produto específico para o álcool tem mudado. Notamos isso nos contactos que recebemos e na interacção existente nas redes sociais da marca. Num último estudo de mercado que desenvolvemos junto das farmácias, notamos também que, embora ainda exista muito desconhecimento sobre as propriedades anti asténicas de Guronsan®, no que toca às propriedades desintoxicantes, estas já são bastante reconhecidas, inclusivamente fora da esfera das ressacas», afirma Rui Rijo Ferreira.

Para assinalar os 50 anos de Guronsan® a Jaba Recordati procedeu à organização de um evento comemorativo no Algarve, no passado dia 10 de Agosto, data exacta da autorização de introdução no mercado, tendo sido ainda criado um selo celebrativo do marco histórico, posteriormente utilizado em alguns materiais de merchandising.

No último ano, as vendas de Guronsan® ascenderam a valores próximos dos dois milhões de euros. Para 2018, a marca espera um ligeiro decréscimo, devido a alguns problemas a nível dos stocks. «Embora não tenha afectado o abastecimento normal do mercado, e seja um problema que neste momento está completamente ultrapassado, não deixou de afectar o nosso resultado interno nos primeiros meses do ano», explica Rui Rijo Ferreira, referindo ainda que o peso das exportações deste produto é de apenas 5%.

 

Guronsan® festeja 50 anos a 10 de Agosto de 2018

 

A energia dos 50

No ano que celebra meio século de existência. a marca anunciou a primeira extensão da linha Guronsan® - o GuronEnergy®, idealizado para todos os que precisam de uma dose extra de energia. Neste momento, este produto está ainda em fase de pré-lançamento, a terminar os ensaios de estabilidade e registo de marca. As expectativas passam por conseguir desenvolver a marca Guronsan® ainda mais, apresentando este GuronEnergy® como um boost extra de energia.

«Por ser um produto com uma vertente energética tão forte, o nosso público-alvo serão os desportistas, profissionais e amadores, e todos os que, por algum motivo, têm uma actividade física intensa», afirma o responsável. Rui Rijo Ferreira explica que a fórmula de GuronEnergy®, enriquecida com taurina e cafeína, irá potenciar. numa só pastilha, mais energia para treinar, mas também uma recuperação mais rápida. «É uma inovação para este segmento, porque significa que não terão de tomar vários suplementos diferentes para responder a estas duas necessidades latentes para quem pratica desporto», salienta o director.

Em termos de comunicação, o produto vai ser divulgado através de várias ferramentas de comunicação e relações públicas. O foco dessa divulgação será muito no terreno, junto das farmácias e dos consumidores que fazem parte do público-alvo da marca. Na estratégia, os meios digitais serão também muito importantes, numa óptica de "reach and attract" e engagement.

Com o lançamento da nova extensão de linha, a marca Guronsan® passa a responder a duas necessidades muito comuns no quotidiano. Com o Guronsan®, verifica-se uma ajuda na desintoxicação do organismo; com o GuronEnergy® proporciona-se um boost rápido de energia.

 


Aviso legal:

GURONSAN® - Medicamento não sujeito a receita médica indicado para; tratamento sintomático das astenias funcionais; intoxicações endógenas e exógenas (tabagismo, etilismo); intolerâncias medicamentosas; anorexias. Nào utilizar em caso de alergia à substância activa ou a qualquer dos excipientes. Contém sódio e pode provocar insónias. Medicamento não sujeito a receita médica. Ler cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consultar o médico ou farmacêutico. Jaba Recordati, S.A. Lagoas Park, 5C - 3.°, 2740-245 Porto Salvo, Tel. 214 329 500, Fax: 219 151 930, NIF 500492867. vvww.jaba-recordati.pt


 

Fonte: Marketeer | 01-10-2018