Parecem gomas, têm uma textura semelhante a estas. guloseimas, mas são, na verdade, pastilhas indicadas para o tratamento de todas as situações de afonia, rouquidão, tosses irritativas e afecções da laringe. Presentes no mercado português desde 1950, as pastilhas Euphon® sempre se distinguiram pela sua textura e forma de apresentação, diferentes dos demais produtos concorrentes neste segmento.

«A motivação de ter uma textura "mais goma" tem a ver com uma estratégia de diferenciação. No mercado português, o habitual neste tipo de produtos é a apresentação em rebuçados ou, nalguns casos, pastilhas mastigáveis. O que realmente distingue Euphon® dos seus concorrentes é, sobretudo, a forma de apresentação e o sabor muito agradável e próprio», afirma Andreia Santos, product manager da Euphon®.

A responsável destaca ainda a elevada notoriedade da marca no mercado nacional, sendo, ainda para mais, uma marca com uma grande visibilidade no ponto de venda (farmácias). «Sabemos que é urna marca bastante conhecida do público em geral. Mesmo que não reconheçam o nome à primeira, basta falarmos das "pastilhas/gomas da caixa laranja" que se vendem na farmácia, que as pessoas reconhecem de imediato o aspecto e efeito do produto», reitera.

Apesar dos elevados índices de notoriedade no mercado nacional, a marca Euphon®, que integra o portefólio da Jaba Recordati, tem sido, nos últimos cinco anos, suportada por uma campanha de comunicação bem-humorada, que reforça as propriedades-deste produto e pretende manter a marca no top of mind dos consumidores. E com resultados. Desde 2012, o ano em que a campanha foi implementada, as vendas da marca cresceram entre 3 e 5%.

«Embora seja um produto maduro, temos conseguido potenciar a evolução desta marca, cuja facturação tem crescido todos os anos», adianta Andreia Santos. O objectivo, garante, é continuar a capitalizar o património de confiança da marca: «Para além da forma de apresentação única (gomas), Euphon® está no mercado há mais de 60 anos, o que confere uma garantia e segurança na sua utilização, e os consumidores e profissionais de saúde reconhecem isso.»

 

Euphon® | Gomas milagrosas para a garganta

 

Reforço de notoriedade

As pastilhas Euphon® têm como componente principal o erísimo, uma planta com reconhecidas propriedades no tratamento da voz, mas também com propriedades expectorantes e uma acção analgésica local. O extracto de erísimo é também conhecido como a "planta dos cantores". Diz-se que foi assim baptizada pelo rei francês Louis XIV. pois, já no seu tempo, era considerada uma planta infalível corno remédio para a rouquidão e perda de voz.

O investimento que tem sido feito em comunicação, de forma mais pronunciada desde 2015, pretende precisamente comunicar as propriedades do produto e reforçar o posicionamento da marca no segmento "voz". "Quando algo na voz não está bom... Euphon®!" é a assinatura da campanha.

«A actual comunicação está assente numa linguagem moderna e jovem, e o grafismo remete para o tipo de comunicação que hoje vemos associado à música popular portuguesa. Em termos gráficos, optámos por utilizar como fundo o laranja das embalagens, que é urna cor intensa e chamativa, que causa impacto nas farmácias, onde reinam o branco, azul e verde. O lettering é de fácil leitura e o packshot tem alta visibilidade, para reforçar a marca e a forma de apresentação em goma», explica a product manager. Quanto às principais acções de marketing desenvolvidas são a activação dos pontos de venda, com merehandising de apoio à exposição do Euphon® e formação às equipas técnicas das farmácias. «Para além disso, nos últimos anos, ternos desenvolvido campanhas de rádio. pois consideramos o veiculo ideal para reforçar a notoriedade da marca, ainda mais num produto relacionado com a saúde da voz», sublinha. De acordo com a responsável, o balanço da campanha é positivo (como comprovam os números das vendas), pelo que este caminho será para manter nos próximos tempos. «Em 2015. começámos a trabalhar para que o nome Euphon® voltasse a ficar na mente do consumidor. Nos últimos dois anos, temos dado continuidade a esse trabalho e pretendemos manter esse esforço durante 2018», revela Andreia Santos. «Até ao final do ano esperamos manter o Euphon® bem posicionado face aos seus concorrentes. Para o futuro, os nossos objectivos para a marca estão bem definidos e são constantes: manter a marca Euphon® a crescer acima do seu mercado e reforçar, ainda mais, a sua notoriedade». reitera.

 

Fórmula vencedora

Neste momento, a marca Euphon® apenas comercializa uma variedade de produto, a original, com sabor a laranja e tangerina. No passado, a marca lançou uma variedade com sabor a mentol, numa estratégia de alargamento da gama. por forma a fornecer mais soluções para a voz aos consumidores. No entanto, esta variedade acabou por ser descontinuada «por falta de aceitação/vendas». «Percebemos que os consumidores demonstram uma clara preferência pelo sabor tradicional, e por isso temos apostado em dinamizar esta apresentação apenas», esclarece Andreia Santos.

De futuro, a marca não coloca, porém. de parte a possibilidade de nova expansão da gama. «nomeadamente com produtos complementares, para podermos capitalizar a notoriedade da marca Euphon®». acrescenta a responsável.

Ao nivel das vendas, a product manager de Euphon® reconhece que este é um produto sazonal e «como todos os produtos que estejam relacionados com a garganta (dor, inflamação, tosse, afonias, entre outros) tem o seu pico de vendas nos meses de Inverno, quando, devido às gripes e constipações, este tipo de sintomatologia é mais comum». No entanto, a responsável ressalva que «problemas na voz podem surgir durante todo o ano, nomeadamente devido às bebidas mais frescas, alergias respiratórias, ares condicionados, entre outros factores. Provavelmente por isso, a sazonalidade ele Euphon® não é tão pronunciada como a da maioria dos seus concorrentes, especialmente aqueles que estão indicados ou posicionados apenas na dor de garganta», conclui.

 


 

Fonte: Marketeer | 01-11-2017