+351 21 432 95 00



Prémio Excelência no Trabalho 2015 │ Vencedor Sectorial: JABA RECORDATI

 

Distinção - Prémio Excelência no Trabalho 2015

Prémios Excelência no Trabalho 2015 | Vencedor Saúde e Farmacêuticas - Jaba Recordati

Empresa de excelência para trabalhar em Portugal

 

Compromisso com a organização 

"A farmacêutica Jaba Recordati procura construir no dia-a-dia um lugar de trabalho atrativo, "garantindo que os profissionais têm à sua disposição todas as ferramentas necessárias à prossecução dos seus objetivos e dos objetivos da empresa".​

Quem o refere é Ana Porfírio, Diretora de Recursos Humanos e cliente interno, explicando que o fazem "através da uma estratégia adaptada às constantes mutações do mercado, associado a um ambiente de trabalho desafiante mas ao mesmo tempo ‘friendly’ e colaborativo".

A responsável explica ainda: "As instalações foram pensadas para oferecer um espaço de trabalho confortável e ergonomicamente equilibrado. Existem duas copas totalmente equipadas e com espaço para tomar refeições e proceder a reuniões informais e espontâneas. Estes espaços dispõem de bebidas quentes e fruta sem qualquer custo adicional para o colaborador ou o visitante".

Distinguida no respetivo sector no "Prémio Excelência no Trabalho", a Jaba Recordati caracteriza-se por gerir os seus profissionais como clientes internos, daí incluisve a denominação do cargo de Ana Porfírio.

Ana Porfírio | Diretora de Recursos Humanos e cliente interno da Jaba Recordati

Ana Porfírio, Diretora de Recursos Humanos e cliente interno da Jaba Recordati, destaca na empresa o ambiente de trabalho desafiante mas ao mesmo tempo ‘friendly’ e colaborativo. (Foto: Jaba Recordati)

 

Com este foco, procura desenvolver e implementar as melhores práticas de recursos humanos, das quais a responsável destaca:

  • uma forte comunicação interna através de política de "porta aberta"; 
  • ‘corporate TV’;
  • ‘newsletters’;
  • reuniões de quadros, de ciclo e para a estrutura interna;
  • promoção de espírito de equipa através de ‘outdoors’; 
  • eventos de celebração de sucessos, aniversários, Natal e outras iniciativas;
  • desenvolvimento de práticas de responsabilidade social, através do projeto "Recordati Quer" (integra várias iniciativas, como "O Dia do Voluntariado", que ainda recentemente envolveu 30 colaboradores na recolha de fruta nos pomares dos jardins do Palácio de Queluz, no concelho de Sintra, para contribuir para famílias carenciadas apoiadas pelo Banco Alimentar Contra a Fome e a ENTRAJUDA - ver foto infra).
  • foco na formação e no desenvolvimento dos profissionais através de planos desenvolvidos pela Academia Recordati, onde se destaca o "Executive MBA";
  • políticas de ‘work life balance’, que integram horários flexíveis, semanas de trabalho condensadas, teletrabalho e ‘granted days’;
  • e uma forte política remuneratória e de benefícios, com destaque para uma componente salarial fixa e variável acima da média do sector e um conjunto de benefícios bastante atrativos e transversais a todos os colaboradores, como seguros de saúde e de vida, além de que a mais de 90% da estrutura é atribuída viaturacartão de combustível e telemóvel com ‘plafond’.

 

Prémios Excelência no Trabalho 2015 | Vencedor Saúde e Farmacêuticas - Jaba Recordati

[ Foto: Jaba Recordati ]   

 

Para Ana Porfírio, o maior desafio na gestão das pessoas na Jaba Recordati tem a ver com a heterogeneidade. Ela própria explica:

"A estrutura divide-se em equipa interna e externa (a força de vendas), com características, funções e necessidades diferentes a que se associam outros fatores como diferentes faixas etárias e antiguidades distintas.

Para fazer face a este desafio, desenvolvemos um foco no ‘one-to-one’, com diversas iniciativas como os pequenos-almoços com a Direção Geral, que têm periodicidade trimestral e o objetivo de falar da empresa de forma aberta, positiva e com um pensamento estratégico, avaliando os pontos fortes e as áreas de desenvolvimento e sugerindo planos de ação.» Sobre o impacto das práticas de recursos humanos nos resultados da empresa, a responsável defende que "pessoas comprometidas com a organização  potenciam os seus resultados financeiros», partilhando o facto de terem crescido 8% em 2015.

"Isto faz com que sejamos uma das empresas mais dinâmicas do ‘ranking’ farmacêutico, num mercado que se encontra estável», assinala, fazendo notar ainda "o elevado resultado no índice de retenção". "

 

Prémios Excelência no Trabalho 2015 | Vencedor Saúde e Farmacêuticas - Jaba Recordati

[ Foto: Jaba Recordati ]       

 

in: Revista "Human - Recursos Humanos e Gestão", Publicações Cision, publicado a 01-04-2016.

 

O Prémio Excelência no Trabalho é um estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano, realizado pela Heidrick & Struggles em parceria com a Human Resources Portugal e o INDEG-IUL, através do qual se analisa o estado de arte das práticas de Recursos Humanos em Portugal e se premeiam as entidades que mais investem e apostam nesta área.

 
 

Excelência no Trabalho 2013

Jaba Recordati é "Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal".

Empresas de excelência: O PET - desenvolvido pela Consultora Heidrick & Struggles, em parceria com o INDEG-IUL ISCTE — Executive Education e a revista Human Resources Portugal (do grupo Multipublicações), apura as empresas que mais se destacaram no desenvolvimento do capital humano e no clima organizacional em Portugal.

Leia mais em Empresas de Excelência

 

A gestão de recursos humanos é uma função estratégica fundamental no grupo Jaba Recordati. 

​Leia mais na secção Recursos Humanos

 


 

01-04-2016