www.easy4colon.pt é um projeto digital que pretende ajudar as pessoas na preparação intestinal para a colonoscopia


 

Com o aproximar da Semana Digestiva 2018, que este ano terá lugar de 20 a 23 de junho, os temas relacionados com as doenças do aparelho digestivo estão na ordem do dia. Parte destas patologias podem ser monitorizadas e acompanhadas através de diversos exames médicos nos quais a colonoscopia se insere. A colonoscopia é um procedimento endoscópico seguro que fornece informações que testes radiológicos comuns podem não ser capazes de fornecer.

A colonoscopia tem a vantagem de poder ser usada tanto para fins diagnósticos como para tratamento de algumas doenças que acometem o cólon e o reto. Porém os doentes que precisam de ser submetidos à colonoscopia costumam ter muitas dúvidas e preocupações sobre o procedimento, que muitas vezes os inibem de realizar estes exames de rastreio. Apenas a colonoscopia permite visualizar de forma eficaz todo o cólon e atuar preventivamente na avaliação de potenciais lesões malignas, no entanto, para garantir o sucesso do exame é necessário que o doente faça uma preparação eficaz e garanta uma limpeza total do colon – o que nem sempre é um processo fácil para o paciente.

De forma a simplificar o processo de preparação do respetivo exame e eliminar potenciais receios, acaba de ser desenvolvida a plataforma Easy4Colon que permite ao paciente simplificar toda a preparação para a sua colonoscopia, fornecendo alertas sobre as várias etapas de preparação, horários em que as deve executar simplificando o processo e garantindo que a preparação é devidamente bem executada a fim de facilitar o processo endoscópico e, assim obter-se diagnósticos precisos e fundamentais à vida do doente.

 

Easy4Colon | Plataforma de Preparação para Colonoscopia

 

Easy4colon - Passo a Passo para a Colonoscopia

O processo de preparação para a realização de uma colonoscopia nem sempre é fácil para o doente, exigindo da parte do mesmo uma série de cuidados médicos e de preparação, que devem ser devidamente efetuados, permitindo a otimização de resultados.

Através da plataforma easy4colon, basta apenas que a entidade, o médico ou o paciente se registe no site e a partir desse momento a plataforma irá proceder à gestão e envio de informação inerente à preparação para o respetivo exame. Na plataforma vai poder encontrar informações sobre o exame em si, procedimento de realização, quais as razões para realizar o exame, a intervenção do doente, a preparação para o exame e a importância da preparação. É ainda possível obter informação sobre o tema obstipação, como se caracteriza, como se diagnostica e o tipo de terapêutica que pode ser aplicada.

Ao longo de semanas e dias que antecedem a colonoscopia, o paciente irá receber alertas no seu email ou telemóvel sobre os cuidados a ter para a preparação do seu exame, sendo mais fácil cumprir os pressupostos necessários sem descurar nenhuma etapa.

Easy4colon, é uma plataforma digital de suporte à realização de um exame que é percecionado como difícil e, que provoca sentimentos de medo entre aqueles que têm de o realizar. O principal objetivo com o desenvolvimento da plataforma Easy4Colon é eliminar as principais dúvidas para a preparação da Colonoscopia, garantindo um paciente informado e devidamente preparado para a realização do respetivo exame.

 

www.easy4colon.pt | Para pacientes bem preparados

 


 

In Postgraduate Medicine Online | 18-05-2018