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Com uma presença crescente em modalidades desportivas exigentes, também a marca TransAct®Lat tem mostrado estar em boa forma, ou não tivesse terminado o ano passado com uma quota de mercado superior a 60% no seu segmento.

Mais comunicativa e com uma aposta forte no território do desporto, em especial os desportos de mar. Nos últimos anos, tem sido esta a estratégia da marca de pensos transdérmicos anti-inflamatórios TransAct®Lat para manter e consolidar a liderança no seu segmento de mercado. A marca, do portefólio da Jaba Recordati, está apostada em reforçar a sua notoriedade e posicionamento junto do seu core target, as pessoas que levam urna vida diária activa e exigente do ponto de vista físico (em particular os desportistas), e tem vindo a traçar um plano de comunicação condizente com este objectivo.

Um dos eixos centrais desta estratégia é a parceria firmada entre a Jaba Recordati e a Federação Portuguesa de Vela (FP Vela). Estabelecido em 2015, o acordo visa a promoção da modalidade através da associação da marca TransAct®Lat a todas as acções e eventos organizados pela federação. Ainda antes desta parceria com a FP Vela, a TransAct®Lat já iniciara a sua ligação à vela em 2013, com a assinatura de um protocolo de colaboração com o Clube Náutico de Almada (CNA), sob a forma de patrocínio do Campeonato Nacional de Classe Snipe. Uma medida que visou o apoio à actividade de formação de classes mais novas de velejadores.

Contudo, o plano de patrocínios e activações da TransAct®Lat no território do desporto vai muito além da vela, estendendo-se a outras modalidades, bem distintas entre si, do surf ao basquetebol, passando pelo running - onde está presente também desde 2013, na altura com o apoio à Corrida da Linha de Cascais - e trekking. Em 2017, a marca esteve presente em eventos como a Corrida Marginal Douro, Corrida da Linha de Cascais, Trail Costa Vicentina, Corrida Brilhante e Masters Cup de Futsal, entre outros, prevendo que estas iniciativas tenham impactado um total de 50 mil pessoas.

Este conjunto de acções no desporto «permite que TransAct®Lat seja percebida como uma marca moderna, dinâmica e muito efectiva, pois é utilizada pelos [desportistas] mais exigentes. O target da marca é o adulto activo e, como tal, a associação à prática desportiva é, sem dúvida, o caminho mais directo de identificação com esse target», afirma Rui Rijo Ferreira, director de Marketing da Jaba Recordati.

 

TransAct®Lat | Contra todos os obstáculos

 

Agarrado à liderança

Com estas acções de comunicação, a marca TransAct®Lat pretende ser percepcionada pelos desportistas (sobretudo) como o penso transdérmico anti-inflamatório ideal para todos os que tém uma actividade física regular e não querem ser obrigados a parar por pequenas lesões decorrentes dessa mesma actividade. De resto, o claim da marca - "Passa por cima da dor" - pretende transmitir a mensagem de que as pequenas lesões não devem ser um obstáculo para a prática da actividade física de que se gosta. «Eficácia, segurança, comodidade e rapidez de acção são as principais características da marca que se traduzem no alívio da dor provocada pelas diferentes lesões sem os efeitos adversos dos anti-inflamatórios orais. Um produto fácil de aplicar com efeito quase imediato», enumera Rui Rijo Ferreira.

E a verdade é que a estratégia parece acertada e tem dado frutos, com reflexo ao nível das vendas e da quota de mercado. A marca TransAct®Lat fechou o exercício de 2017 na liderança do mercado, no segmento de pensos transdérmicos, com uma quota de mercado de 61,8%, e registou um crescimento de 20% no mercado dos anti-inflamatórios de aplicação tópica.

«São resultados que nos deixam muito orgulhosos e que sugerem que a estratégia seguida é ganhadora e que, por isso, a devemos manter. O que esperamos para 2018 é continuar a crescer acima do mercado dos anti-inflamatórios tópicos e sempre mais que os nossos concorrentes directos», comenta o director de Marketing da Jaba Recordati.

O responsável sublinha ainda que a estratégia de comunicação foi fundamental para atingir os resultados da marca, «permitindo manter e consolidar a liderança de TransAct®Lat no segmento de patchs anti-inflamatórios». «O balanço é globalmente positivo e justifica a manutenção das linhas de comunicação. A estratégia para 2018 segue basicamente as mesmas guidelines, com as adaptações e optimizações sugeridas pelos desenvolvimentos em 2017», reitera, adiantando que a marca «está a avaliar» a possibilidade de vir a entrar em novas modalidades. Para já, não está previsto o alargamento da gama da marca, que prefere concentrar esforços na manutenção ou reforço da liderança de mercado.

Quanto ao desenvolvimento da categoria de pensos transdérmicos no mercado português, Rui Rijo Ferreira refere que, «neste momento, é um mercado estabilizado e TransAct®Lat mantém, há muitos anos, a liderança, com uma quota de mercado acima dos 60%. Isto apesar da entrada no segmento dos "patches" de uma outra marca concorrente que domina o segmento dos cremes e que tentou alargar o seu negócio com uma entrada muito agressiva neste segmento. TransAct®Lat permanece como a referência da classe e sem dúvida que as suas características únícas muito para isso contribuem», conclui o responsável.

 


 

Fonte: Marketeer | 01-02-2018