09 JANEIRO 2020

BTL - A Marca da Liderança reconhece Líderes desde 2012

Mostra-me a tua equipa e eu dir-te-ei que tipo de líder és.

Este é o lema que está por detrás da metodologia BTL®, que, desde 2012, avalia líderes (e não empresas) tendo em conta, exclusivamente, o feedback fornecido pelas suas equipas. Não é uma avaliação 360°, e essa é uma opção que fundamenta o seu lema, ou seja, não é relevante nesta avaliação a opinião dos pares do líder por serem colegas de trabalho, ao mesmo nível hierárquico, com interesses similares, muitas vezes concorrenciais, o que fere de parcialidade o resultado obtido. Também a opinião do superior hierárquico da liderança avaliada não é tida em consideração, pois a relação entre ambos é de subordinação, o que fere também a essência desta avaliação pois o sentido da subordinação é contrário ao da liderança, ou seja, aqui o líder em avaliação obedece e não ordena ou determina.

Este ano, uma vez mais, e depois do tão desejado reconhecimento académico (Nova IMS), a marca da liderança BTL® apresentou os resultados no estudo anual num jantar, no Casino Estoril, no dia 12 de dezembro. Pela primeira vez, juntando figuras públicas, referências de liderança, que foram também avaliadas, entre junho e 30 de novembro de 2019, através do site BTL, foi possível identificar os grandes vencedores de cada área da liderança e conhecer as suas competências e características de personalidade melhor e menos bem avaliadas.

Neste dossier especial, parte integrante da revista «Líder», apresentamos o Ranking Nacional BTL®, ou seja, todos os líderes inscritos e avaliados pelas suas equipas, que obtiveram, pelo menos, 70 pontos em 100. Apresentamos também os líderes que ficaram classificados nas cinco primeiras posições do ranking e também prémios especiais para algumas funções, empresas, características de personalidade, competências e dimensão de equipa liderada.

Este estudo é feito anualmente, e é também aplicado dentro das organizações onde é possível alguma customização de competências, características e ponderadores. A atribuição do logo marca curricular e o reconhecimento público, quando a entidade escolhe essas variantes, também é uma opção que as organizações podem pôr em prática, sendo que, para estes dois últimos efeitos, a aplicação do modelo base de avaliação é condição essencial.

Ranking Nacional Geral BTL® 2019 - Apresentado por ordem alfabética

 

Ranking Nacional Geral BTL® 2019

 


 

Ler artigo na íntegra em: Best Team Leaders 2019