+351 21 432 95 00



Dores nas articulações

Dores nas articulações - sintomatologia

A dor nas articulações, também denominada dor articular, é uma sensação de desconforto, dor ou incómodo em uma ou mais articulações do corpo. As dores nas articulações podem ocorrer com ou sem movimento muscular, e com gravidade limitativa do movimento. A dor nas articulações costumam ser descritas por desconforto, inflamação, sensação de quente ou rigidez.

As articulações são estruturas complexas incluindo, além das extremidades ósseas, cartilagem, membrana sinovial, ligamentos, tendões e bursas e é graças a elas que nos conseguimos mover. As articulações movimentam-se constantemente, pelo que vários problemas poderão advir nessas regiões. Nessas situações, a causa da dor muscular é algo óbvia; no entanto, ela pode estar acompanhada de muitas outras condições, tais como doenças infeciosas, doenças auto-imunes e parasitose, entre outros problemas.

Artrite reumatóide é uma doença auto-imune que causa rigidez, dor e inflamação nas articulações. A osteoartrite envolve o crescimento dos osteófitos (chamados de “bico de papagaio” quando aprecem na coluna) e a degeneração da cartilagem de uma articulação. É a causa mais comum de dor articular em adultos com mais de 45 anos. Exercícios físicos localizados poderão amenizar as dores nas articulações.

As articulações do corpo humano fazem parte de um sistema denominado sistema articular. Elas são as grandes responsáveis por conectar os ossos do esqueleto a outros ossos ou a cartilagens, permitindo a realização dos movimentos que fazemos no dia-a-dia.


Artrite e artrose

As dores nas articulações estão geralmente ligadas à artrite e à artrose. A artrite é uma condição especialmente relacionada ao excesso de peso, a repetição de movimentos, a lesões e à idade avançada. Os sintomas da artrite são vermelhidão local, inchaço e dores constantes que levam à dificuldade de realizar movimentos. A artrite pode ser reumatóide, gotosa, osteoartrite, psoriática, séptica, entre outras. 

Já a artrose, ou osteoartrite, é uma condição crônica que afeta as cartilagens do corpo e os ossos. É uma doença mais comum de acometer as mãos, os joelhos, os pés, os ombros, os punhos e os cotovelos. A artrose é um tipo de artrite degenerativa que geralmente afeta pessoas obesas, com idade avançada e que realizem trabalhos repetitivos. É uma condição mais frequente entre mulheres do que entre homens.

A inflamação das bolsas com líquido sinovial pode também levar ao desenvolvimento de dores nas articulações. Outras situações que podem ocasionar dores nas articulações são tendinite, osteomielite, rubéola, febre reumática, catapora, gripe, sarampo, parvovirose, infecções, hepatites e doenças autoimunes, por exemplo.

Como aliviar dores nas articulações

Para evitar dores nas articulações e para auxiliar o tratamento desta condição, uma das principais medidas é evitar o excesso de peso. Portanto, é fundamental ter atenção à alimentão e aos hábitos de vida, por forma a evitar o acúmulo de gordura e de evitar o sobrepeso nas articulações. Além disso, é importante estar atento aos sintomas, especialmente depois dos 45 anos de idade, e principalmente as mulheres.

Aplicar calor, gelo e aplicar adesivos para dores musculares (TransAct® Lat) para aliviar a dor, pode melhorar muito a qualidade de vida de quem sofre de alguma atrite ou artrose, portanto não deixe de consultar um médico ou farmacêutico.

Evitar movimentos repetitivos e ficar muito tempo sentado são também medidas importantes para que quer tratar as dores nas articulações e até mesmo evitar o surgimento das mesmas. O hábito de fumar é muito ruim nestas condições, pois o fumo diminui a massa óssea, o que enfraquece as articulações. Outra medida importante é evitar usar salto alto, assim como dar descanso aos pés com certa frequência e realizar massagens tanto nos pés com em outras articulações do corpo.

Por fim, é muito importante que todas as pessoas adquiram o hábito de fazer alongamentos. Alongamentos básicos são fundamentais para a saúde das articulações e para manter o corpo flexível e forte.

No entanto, a dor e o inchaço podem ser substancialmente reduzidos com o auxílio de analgésicos de venda livre, como é o caso de TransAct® Lat, medicamento não sujeito a receita médica constituído por uma película aderente de poliéster impregnada com 40 mg de flurbiprofeno e por uma película de revestimento que é retirada imediatamente antes da aplicação do penso impregnado sobre a área afetada.

 

TransAct® Lat - emplastro para dores musculares

Os pensos TransAct® Lat são um antiinflamatório para dores musculares, e estão indicados no tratamento sintomático das situações de inflamação musculoesquelética localizada de origem pós-traumática ou reumática, resultando em dores musculares ou das articulações, que podem ser de natureza aguda ou crónica.

TransAct® Lat é um penso impregnado para as dores musculares, dores nas pernas, dores nas articulações, dores lombares, dores no pescoço, dores musculares nas pernas, dores musculares nas costas ou lesões musculares.

Liberta de uma forma sustentada níveis de flurbiprofeno diretamente para a área afetada com uma absorção sistémica mínima. Se não se sentir melhor ou se piorar após 5 dias, tem de consultar um médico. TransAct® Lat está indicado no tratamento de:

•    Dores nas articulações;

•    Dores musculares.