+351 21 432 95 00



Dores musculares

Dores musculares - sintomatologia

A dor muscular, mialgia, ou também comumente referida como dor nos músculos, reporta-se a qualquer dor nos músculos, sentida com uma maior ou menor intensidade de dor, é uma queixa comum, e frequentemente está relacionada com o abuso ou lesão do músculo, resultado de um exercício ou trabalho com o paciente não está habituado a realizar.

Nessas situações, a causa da dor muscular é algo óbvia; no entanto, ela pode estar acompanhada de muitas outras condições, tais como doenças infeciosas, doenças auto-imunes e parasitose, entre outros problemas.

As dores musculares (mialgias) podem estar acompanhadas por outros sintomas como dor articular (artralgia), febre ou mal-estar generalizado. 

As lesões musculares podem ser o resultado de exercícios e do abuso de esforço físico. Demora cerca de 48 horas para um músculo se curar de um pequeno abuso. Sempre que um músculo doer após um exercício é sinal de que houve algum tipo de dano muscular.

As causas mais comuns são o tensão ou stress, o abuso (esforço frequente de um músculo), a lesão ou trauma (incluindo entorse e distensão).

A dor muscular também pode estar associada a vários outros distúrbios, como os seguintes:

  • Auto-imunes: polimiosite, dermatomiosite;
  • Infecções/Infestações do músculo: abcesso estafilocócico do músculo (piomiosite), triquinelose;
  • Infecções generalizadas: influenza (gripe), sarampo, febre reumática, entre outras; 
  • O uso de drogas (anfotericina B, carbinoxolone, cloroquina, clofibrato, corticosteróides, hidroxicloroquina), etc.

Como aliviar dores musculares?

Para a ocorrência de dores musculares, são importantes tanto o exercício físico quanto o repouso. As dores musculares resultantes de esforço excessivo e trauma normalmente respondem bem a compressas frias e quentes, massagens e diminuição temporária das atividades ou repouso. Calor, banhos mornos, massagem e exercícios suaves de alongamento após um período de repouso devem ser realizados com a maior frequência possível.

A dor e o inchaço podem ser substancialmente reduzidos com o auxílio de analgésicos de venda livre, ou remédios para dores musculares, como é o caso de TransAct® Lat.

Este antiinflamatório para dores musculares é um medicamento não sujeito a receita médica constituído por uma película aderente de poliéster impregnada com 40 mg de flurbiprofeno e por uma película de revestimento que é retirada imediatamente antes da aplicação do penso impregnado sobre a área afetada.

O tratamento para dores musculares com este emplastro para dores musculares ou dores nas articulações é bastante eficaz. Também pode ser usado para dores nas pernas, dores lombares, dores no pescoço, dores musculares nas pernas
dores musculares nas costas, ou lesões musculares.

 

TransAct® Lat

TransAct® Lat é um medicamento para aliviar dores musculares, e está indicado no tratamento sintomático das situações de inflamação musculoesquelética localizada de origem pós-traumática ou reumática, ou lesões musculares. Estas dores musculares ou das articulações, podem ser de natureza aguda ou crónica.

TransAct® Lat é um penso impregnado que liberta de uma forma sustentada níveis de flurbiprofeno diretamente para a área afetada com uma absorção sistémica mínima. Se não se sentir melhor ou se piorar após 5 dias, tem de consultar um médico. TransAct® Lat está indicado no tratamento de:

  • Dores das articulações;
  • Dores musculares.