+351 21 432 95 00



JABA RECORDATI │  90 ANOS DE HISTÓRIA DE SUCESSO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

A Jaba Recordati, subsidiária do grupo Recordati, evoca em 2016 os seus 90 anos, um marco importante da história de uma das empresas farmacêuticas com maior longevidade do sector e a uma década de assinalar 100 anos.

Nelson Pires, Diretor-Geral da Jaba Recordati, afirma que “o sucesso da nossa empresa alinhado com o posicionamento internacional do grupo Recordati, assenta em três pressupostos, internamente apelidados de ‘3 P’s’ (pessoas, produtos e processos). Acrescenta ainda que a “estratégia da multinacional sempre foi “glocal”, mas assente em variáveis da cultura e enquadramento local permitindo o crescimento do empreendedorismo de cada país onde a companhia opera. Realça na impressão digital da empresa a inovação na qual o grupo Recordati investe mais de 8% do seu turnover anual (mais de 80 milhões de euros em I&D de produto)”.

Para assinalar os 90 anos, a Jaba Recordati apresenta-se ao mercado com um site totalmente renovado com o objetivo de oferecer uma “navegação” mais dinâmica e user friendly para o cliente e público em geral, permitindo proceder a uma pesquisa pelas diferentes patologias e áreas terapêuticas a que a companhia se dedica.

 

História de uma marca com ADN português e inovação global

Em 1926, foi fundado o Laboratório de Farmacologia Reggiano em Milão por Giovanni Recordati. Em 1927, foi fundada a Farmácia Universal, em Lisboa pelo farmacêutico José António Baptista d'Almeida (J.A.B.A.). Apenas um ano de diferença separa a história das duas empresas que em comum têm a sua génese na área farmacológica. Em 2006, o Grupo português Jaba é adquirido pelo grupo italiano Recordati, que representou a consolidação das suas áreas de negócio e dos centros de I&D. A Jaba Recordati é, desde dezembro de 2006, a subsidiária em Portugal do grupo Recordati fundado em 1926. A marca Jaba evoluiu para Jaba Recordati com o processo de aquisição pela Recordati. Com esta mudança, a empresa, além de comercializar produtos farmacêuticos sob licença, iniciou a comercialização de produtos inovadores.

A inovação representa um dos principais drivers de crescimento a médio e longo prazo que permitirá à empresa atingir o objetivo de crescimento superior a 7% anual nos próximos três anos. Findo este prazo estima-se que os produtos inovadores representem mais de 70% do turnover da Jaba Recordati. Prevê-se no futuro, para além do crescimento orgânico em I&D, a aquisição de novas empresas. O sucesso da empresa assenta não só na história da sua marca, mas também na resiliência demonstrada pelos resultados que demonstrou pelos objetivos financeiros atingidos pela Jaba Recordati no seio do grupo Recordati nos últimos seis anos, em contraciclo com a conjuntura económica nacional e inflexão do sector farmacêutico.

 

Sobre a Jaba Recordati

A subsidiária portuguesa da multinacional farmacêutica de origem italiana, Recordati, que fatura cerca de 1.047 milhões de euros por ano, foi responsável em 2015 por um volume de negócios de 39 milhões de euros, correspondente a 3,7% da faturação global do grupo Recordati. A Jaba Recordati emprega em Portugal 132 pessoas e ocupa o 15º lugar no ranking farmacêutico IMS Health, que conta com mais de 200 empresas a operar em Portugal (representa 1,8% do mercado nacional).

A Jaba Recordati atua em quatro áreas de negócio, produtos inovadores sujeitos a prescrição médica, genéricos, produtos de venda livre e "medicamentos órfãos" (medicamentos para doenças raras). As principais áreas terapêuticas são a cardiovascular, urologia, a dor, gastroenterologia, pediatria, OTC e genéricos. Implementa uma estratégia de diversificação de mercados e negócios para além daqueles onde está a operar nos PALOP, como Angola, Moçambique e Cabo Verde e onde está presente mais recentemente, como a Nigéria e Guiné-Bissau e tem em avaliação um novo destino em 2017.


Vídeo institucional

 

Para mais informações, contactar:

www.jaba-recordati.pt

 

IPSIS +351 211 359 531

Florbela Barão da Silva | florbela.silva@ipsis.pt 

Vanda Rosário | vanda.rosario@ipsis.pt