+351 21 432 95 00



Que especializações garantem mais oportunidades na área das ciências? E na área das humanidades?

Penso que todas as áreas técnicas como medicina, outros cursos na saúde, engenharia, matemáticas aplicadas, tecnologias de informação, entre outras, garantem oportunidades. Nas humanidades, cursos como Economia e Direito, Marketing, entre outros, garantem igualmente oportunidades. Pois permitem exercer, pela generalidade dos conteúdos ministrados, actividades tão latas e díspares que, com o perfil de personalidade certo, garantem sucesso. A título de exemplo: eu sou licenciado em Direito e nunca exerci funções como tal; sou gestor desde sempre!

O jovem deve ir atrás do sonho ou de uma ideia de emprego?

Os jovens devem ir atrás dos seus sonhos quando escolhem os seus cursos, minimizando os riscos da falta de empregabilidade. Ou seja, tiram o curso com que sonham avaliando a capacidade de atracção do mercado laboral, se for baixa, sabem que imediatamente após concluir o curso terão de tirar uma pós-graduação, um "master" ou algo que lhes aumente a capacidade de se tornarem "apetecíveis" para o mercado de trabalho.

Que competências sociais valoriza mais no candidato?

As competências "hard" (técnicas) são as que enriquecem e valorizam os currículos. As competências "soft" (ou sociais) são as que enriquecem as entrevistas. São determinantes na escolha e retenção dos colaboradores. As que mais valorizo são a resiliência (resistência ao stress); capacidade de adaptação à mudança, capacidade de tomar decisões e liderar projectos, capacidade de ser proactivo e pensar estrategicamente, capacidade de comunicar e motivar. Como vê sou bastante exigente.


Source : Negocios.pt/ 5 Julho 2016