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A gala de apresentação dos vencedores da 1.ª edição do estudo de clima organizacional e desenvolvimento do Capital humano, "Índice da Excelência", desenvolvido pela Neves de Almeida | HR Consulting, em parceria com a Human Resources Portugal, a Executive Digest e o INDEG-ISCTE, contou com a presença das 39 empresas distinguidas.

 

Ricardo Florêncio com Nelson Pires, director-geral da Jaba Recordati e Fernando Neves de Almeida, CEO da Boyden Portugal

Ricardo Florêncio (à direita) com Nelson Pires, director-geral da Jaba Recordati (à esquerda) e Fernando Neves de Almeida, CEO da Boyden Portugal (ao centro).

A cerimónia, apresentada por Eduarda Carvalho, pivô e coordenadora dos programas Marca Registada e Buzz Factor, da ETV, teve início com as intervenções de Ricardo Florêncio, chief executive officer (CEO) da Multipublicações, grupo editorial detentor da Human Resources Portugal e da Executive Digest, e de Paulo Bento, presidente do INDEG-ISCTE, que salientou que «o mais importante é a possibilidade de conhecer o melhor possível as nossas empresas e o sector de actividade onde actuam, e não ganhar».

 

No mesmo sentido, Pedro Rocha e Silva, managing partner da Neves de Almeida | HR Consulting, fez notar que «este estudo surge como corolário da consolidação da Neves de Almeida como player global na Gestão do Talento e visa não só premiar e reconhecer a excelência das empresas, mas principalmente proporcionar informação de gestão relevante a todas as organizações que participam no estudo, permitindo a identificação de áreas fortes e de melhoria na gestão do seu activo humano e os seus principais factores de retenção. Permite às organizações terem noção do nível de satisfação dos seus colaboradores face a diferentes áreas de actuação, medir o nível de compromisso dos colaboradores com a organização e identificar o seu "Factor X " -  aquele(s) factor(es) que faz(em) com que as pessoas pensem continuar na organização», completa. «Diferindo bastante de organização para organização, existe um factor que é relativamente transversal e que se prende com o gosto pelo trabalho que se desenvolve.»

O "Índice da Excelência" integrou as respostas a questionário de 46 465 colaboradores, oriundos de 178 empresas. As conclusões obtidas possibilitaram determinar quais as empresas que se destacam como entidades de excelência em Portugal e definir um quadro global do contexto da gestão de capital humano nas organizações no mercado.

Entre as principais conclusões do estudo, partilhadas na cerimónia por Pedro Rocha e Silva, incluem-se: por norma, quanto maior é a dimensão da empresa, menos positiva é a avaliação que os colaboradores fazem dela nas dimensões contempladas no estudo: a gestão de Recursos Humanos apresenta os valores mais baixos de satisfação, particularmente no Sector Público (52,2%); os sectores que apresentam melhores resultados são Consultoria e Serviços Profissionais, Tecnologia, Media e Telecomunicações. Saúde e Farmacêuticas: melhorar as recompensas dos colaboradores é a iniciativa organizacional mais valorizada, para 70% dos colaboradores; o factor de retenção predominante para 61.7% dos colaboradores é o gosto pelo trabalho que desenvolve, seguindo-se o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional (com 31,6%) e a relação com os colegas (30,3%): factores de retenção como a valorização profissional, condições de trabalho, reputação da organização e liderança de topo são mais apontados em organizações de menor dimensão.

Seguiu-se a entrega de prémios, com os primeiros classificados a dizerem umas breves palavras.

 

Entrega de Prémios de Índice da Excelência | Notícias Março 2017 | Jaba Recordati

 

Testemunhos

LIBERTY SEGUROS

"O reconhecimento da Liberty Seguros corno uma empresa onde se gosta de trabalhar, onde o desempenho é reconhecido. onde as pessoas se respeitam. onde o espirito de entreajuda é natural, é algo que nos enche a todos de muito orgulho. mas também nos torna responsáveis por mantermos e continuarmos a fomentar o ambiente e a cultura Liberty. que. ao longo destes 13 anos. nos tem ajudado a atingir os nossos objectivos."

Paula Garrido | directora de RH

 

E.NEAR

"Tudo o que é feito na e.Near tem como base a procura pela excelência. Seja na gestão dos nossos clientes. naentrega de projectos ou na Gestão de Pessoas. Assim, este prémio é o reconhecimento do exigente exercício da procura pela excelência. Não temos dúvidas em afirmar que o facto de as pessoas terem autonomia e espaço para desenvolverem outros interesses, além do trabalho, é determinante na gestão de equipas altamente especializadas e a actuar nas mais sofisticadas economias mundiais."

Nuno Melo | CEO

 

LEROY MERLIN

"Este prémio é para nós um grande orgulho e satisfação. Reconhecemos grande fiabilidade ao resultado e. como tal. entendemos que significa que a nossa estratégia de Gestão das Pessoas, de colocar o Homem no centro das nossas operações. setraduz em práticas de gestão coerentes e em pessoas reconhecidas e satisfeitas. Esta prémio è uma etapa de um ciclo contínuo de melhoria. que encerra uma etapa e reinicia outra. de análise qualitativa dos resultados e de definição de planos para o futuro, que nos comprometemos a aplicar e a acompanhar."

Ana Herrero | directora de RH

 

E.GEN VENTURES

"Esta distinção vem reforçar o trabalho desenvolvido por todos os colaboradores da empresa e motiva-nos a continuar a querer melhorar as nossas políticas de Recursos Humanos, que se baseiam essencialmente numa cultura de confiança e responsabilidade de todos os colaboradores. sendo o nosso lema "We believe in people". A flexibilidade laborai e o envolvimento dos colaboradores têm claramente um impacto positivo no aumento da produtividade e. por sua vez. no sucesso de uma empresa."

Pedro Malheiro | CEO

 

Vencedores

Top 5


GRANDES EMPRESAS >1000

1º Lugar: Leroy Merlin

2º Lugar: Grupo Ageas

3º Lugar: Groundforce Portugal

4º Lugar: Brisa

5º Lugar: CGI

 

GRANDES EMPRESAS

1º Lugar: Liberty Seguros

2º Lugar: Grupo Ramos Ferreira

3º Lugar: Sport Lisboa e Benfica

4º Lugar: Manvia

5º Lugar: BOLD International

 

MÉDIAS EMPRESAS

1º Lugar: e.Near

2º Lugar: Edge Innovation

3º Lugar: Unicombi

4º Lugar: Bi4all

5º Lugar: Hitachi Consulting

 

PEQUENAS EMPRESAS

1º Lugar: e.Gen Ventures

2º Lugar: Bresimar Automação

3º Lugar: DELL

4º Lugar: InovaPrime

5º Lugar: AISP - Advanced Industry Support Partners

 

OUTROS PRÉMIOS

Vencedor População Jovem: Penha Longa Resort

Vencedor População Feminina: Penha Longa Resort

Vencedor Compromisso: Penha Longa Resort

 

 

 

Errata No especial sobre o Índice da Excelência publicado na edição de Fevereiro da Human Resources Portugal. por lapso, na informação relativa à empresa CGI. que ficou em 5° lugar na categoria 'Grandes Empresas >1000" refere-se que a percentagem de colaboradores com formação superior é 20%. quando o valor correcto é 80%. Pelo sucedido. apresentamos as nossas desculpas aà CGI e aos leitores.

In Human Resources Portugal 01-03-2017

Autor Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho