+351 21 432 95 00



Foi em 2013 que se deu a primeira incursão da Jaba Recordati no território do running com o apoio da marca Transact à Corrida da Linha de Cascais. Nesse ano, «a companhia decidiu estrategicamente investir em modalidades desportivas amadoras, com potencial e com um número crescente de participantes. O running é claramente uma destas modalidades», salienta Rui Rijo Ferreira, director de Marketing da Jaba Recordati.

O responsável revela que sabem que muitas vezes esta modalidade é praticada por indivíduos que não têm, por desconhecimento, os cuidados nos aquecimentos e alongamentos necessários para uma prática intensa. A consequência são as lesões musculares que, muitas vezes, originam paragens forçadas. «Transact, com a sua acção anti-inflamatória, é, nestes casos, uma importante ajuda. Muitas das vezes evita mesmo a paragem forçada, ajudando a uma rápida recuperação», assegura Rui Rijo Ferreira. Por isso mesmo, um dos "slogans" da marca na época era "Parar não é uma opção".

A estratégia que a Jaba Recordati iniciou com a presença no running tem o claro objectivo de aliar a marca Transact a um estilo de vida saudável e activo, e a um público com apetência para a prática de desporto e para-a alimentação equilibrada.

A abordagem da empresa tem passado pela associação da marca Transact às corridas patrocinadas, ao invés de uma abordagem institucional. O director de Marketing explica que apesar de a Jaba Recordati ser uma companhia farmacêutica que comemorou no ano passado 90 anos de existência - e que. portanto, tem unia longa história, uma imagem sólida e reconhecida junto dos profissionais de saúde e outros "stakeholders" -, junto do público em geral, são sobretudo as suas marcas, como o Transact, que são reconhecidas. «No momento da decisão de escolha, são elas que são determinantes para o consumidor ou para o prescritor, não a Jaba Recordati. Daí a importância de ter uma presença da marca e não institucional nestes eventos», salienta.

 

Cada caso é um caso

As realidades são muito diversas de país para país, pelo que não existe uma verdadeira estratégia concertada global no que respeita ao apoio de modalidades. No caso da subsidiária portuguesa, esta é igualmente responsável pela gestão dos mercados dos PALOP, mas por agora não prevê intervir de igual forma nestes mercados no que respeita ao running. «Mais uma vez a realidade de África é distinta, sublinha Rui Rijo Ferreira.

 

Transact®Lat apoia o running e um estilo de vida saudável e activo

 

Crescimento de notoriedade

Em 2016 a Jaba Recordati, com a sua marca Transact, apoiou a Corrida da Linha de Cascais, a Corrida Marginal Douro e um Trail no Litoral Alentejano.

O balanço destas iniciativas é, do ponto de vista da marca, "extremamente positivo".

«Tivemos uma equipa Jaba Recordati a participar, em alguns casos com os respectivos familiares e literalmente com a "camisola de Transact vestida". Tivemos uma equipa de incentivo aos atletas no último quilómetro, que deu a força necessária para a recta final com palavras de incentivo, bem como o nome "Transact" em alguns pontos-chave do percurso», descreve Rui Rijo Ferreira.

Na Corrida do Douro participaram cerca de 3000 atletas, ao passo que na corrida da Linha de Cascais os desportistas foram 3500, ou seja, um total de 6500 impactos.

O director de Marketing não tem dúvidas de que a marca beneficia com a notoriedade que cria ao aliar-se a provas como estas e com um elevado reconhecimento geral.

Já no Trail no Litoral Alentejano a marca teve a possibilidade de encontrar um perfil de atleta um pouco diferente, pelas exigências da prova em si. «Muitas vezes estes são atletas que se iniciam nas corridas como as descritas atrás e que acabam por evoluir para desafios mais exigentes em termos físicos.» A experiência foi de tal forma positiva, que a Jaba Recordati pretende manter o apoio para este ano. Também nos planos da empresa para este ano está a manutenção dos apoios às Corridas da Linha de Cascais e Marginal Douro. «Esperamos que supere .o êxito do ano passado, quer em número de participantes, quer em termos de notoriedade da marca.»

À semelhança do que aconteceu no passado, as acções de activação passarão por pontos de apoio/incentivo aos atletas, por forma a motivar, para que não desistam do objectivo inicial - participar na prova até à meta. A Jaba Recordati tem projectadas outras formas de activação da marca, mas sempre com as restrições legais relacionadas com o facto de TransAct®Lat ser um medicamento.

Por agora o foco da Jaba Recordati, no que ao running diz respeito, é a marca Transact, com o objectivo de alargar o apoio a diferentes modalidades desportivas de forma progressiva. Mas outras marcas do portefólio da empresa - como Guronsan - também começam a associar-se a um estilo de vida saudável, onde o running é uma parte integrante.

 


 

In Marketeer - 01-03-2017

 


 

TRANSACT®LAT (flurbiprofeno) - Medicamento não sujeito a receita médica, indicado no tratamento sintomático das situações de inflamação musculoesquelética localizada. Deve ser interrompido aos primeiros sinais de rash, lesões mucosas ou outras manifestações de hipersensibilidade. Ler cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consultar o seu médico ou farmacêutico. Jaba Recordati, S.A. Lagoas Park, 5C - 3.°, 2740-245 Porto Salvo, Tel. 214 329 500, Fax: 219 151 930, www.jaba-recordati.pt, NIF 500492867. Ref. 0112017