+351 21 432 95 00



Pitavastatina

O que é a pitavastatina (Livazo®)?

Pitavastatina é a substância de ativa de Livazo®. Esta pertence a um grupo de medicamentos para o colesterol chamados “estatinas”.

As “estatinas” têm como mecanismo de ação a sua utilização para correção dos níveis de gordura (lípidos) no sangue, ou seja, para baixar o colesterol - triglicerídeos ou triglicéridos.

Os médicos prescrevem Livazo® quando a dieta e o exercício físico não são suficientes para obter níveis de colesterol normais.

Um desequilíbrio das gorduras, especialmente do "mau" colesterol, pode por vezes provocar um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral (AVC).

A pitavastatina (Livazo®) associada ao consumo de alimentos que baixam o colesterol, ou seja, ao consumo de uma dieta equilibrada, ajuda a reduzir o colesterol "mau" ou colesterol ldl (C-LDL) e aumenta o colesterol "bom" ou colesterol hdl (C-HDL), isto é, melhora os níveis de colesterol total.

Este medicamento para o colesterol é indicado para quem tem um desequilíbrio dos triglicéridos. Se o desequilíbrio de gorduras, a mudança de dieta e alterações do estilo de vida não foram suficientes para o corrigir, o médico poderá prescrever Livazo®. Deve continuar a fazer a sua dieta para diminuir o colesterol e as alterações do seu estilo de vida, enquanto estiver a tomar Livazo®.

Como baixar o colesterol com pitavastatina (Livazo®)?

A pitavastatina (Livazo®) funciona através da redução dos níveis de colesterol de duas formas:

  • bloqueia uma enzima no fígado, produzindo menos colesterol;
  • aumenta a absorção e degradação pelo fígado do colesterol que se encontra na corrente sanguínea.

 

A pitavastatina (Livazo®) demonstrou ainda aumentar as concentrações de colesterol-HDL ("bom" colesterol) e de ApoA1, assim como a redução dos triglicéridos. Não exerce efeitos relevantes sobre o metabolismo da glicose, não tendo qualquer efeito no controlo glicémico do Doente Diebético.

Devido às suas caraterísticas únicas da pitavastatina, Livazo® com um grupo ciclopropilo sintético inovador, tem um menor risco de interações medicamentosas com outros fármacos.

Livazo® apresenta-se com as doses de 1, 2 e 4 miligramas em embalagens de 28 comprimidos, e é sujeito a prescrição médica.