+351 21 432 95 00



Como baixar o colesterol

Como baixar o colesterol com Livazo® (pitavastatina)?

Quando a dieta e o exercício físico não são suficientes para obter níveis de colesterol normais, e associados a estes estão os fatores de risco, tais como a idade, a predisposição genética (por exemplo hipercoesterolémia familiar), alguns síndromes metabólicos, falta de atividade física, ou outros, baixar o colesterol com a prescrição médica de Livazo® é uma opção. 

A pitavastatina (Livazo®) associada ao consumo de alimentos que baixam o colesterol, ou seja, ao consumo de uma dieta equilibrada, ajuda a reduzir o colesterol "mau" ou colesterol ldl (C-LDL) e aumenta o colesterol "bom" ou colesterol hdl (C-HDL), isto é, melhora os níveis de colesterol.

Um desequilíbrio das gorduras, especialmente do "mau" colesterol, pode por vezes provocar um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral (AVC).

Livazo® contém uma substância ativa designada por pitavastatina, e é sujeito a prescrição médica. A pitavastatina pertence a um grupo de medicamentos para o colesterol chamados “estatinas”.  As “estatinas” têm como mecanismo de ação a sua utilização para correção dos níveis de gordura (lípidos) no sangue, ou seja, para baixar o colesterol - triglicerídeos ou triglicéridos. Este medicamento (Livazo®) para o colesterol é indicado para quem tem um desequilíbrio dos triglicéridos. Deve continuar a fazer a sua dieta com alimentos que baixam o colesterol, para diminuir o colesterol "mau" ( colesterol hdl), e continuar com as alterações menos saudáveis do seu estilo de vida, enquanto estiver a tomar Livazo®

Uma dieta rica em gorduras insaturadas e pobre em gorduras saturadas é altamente recomendada em todos os casos, independentemente dos valores de colesterol (triglicerídeos) registados. 

Como funciona Livazo® (pitavastatina)?

Livazo® funciona através da redução dos níveis de colesterol de duas formas:

  • bloqueia uma enzima no fígado, produzindo menos colesterol;
  • aumenta a absorção e degradação pelo fígado do colesterol que se encontra na corrente sanguínea.

A pitavastatina (Livazo®) demonstrou ainda aumentar as concentrações de colesterol-HDL ("bom" colesterol) e de ApoA1, assim como a redução dos triglicéridos. Não exerce efeitos relevantes sobre o metabolismo da glicose, não tendo qualquer efeito no controlo glicémico do Doente Diebético.

Devido às suas caraterísticas únicas da pitavastatina, Livazo® com um grupo ciclopropilo sintético inovador, tem um menor risco de interações medicamentosas com outros fármacos.

Livazo® apresenta-se com as doses de 1. 2 e 4 miligramas em embalagenss de 28 comprimidos.